SEGS Portal Nacional

Demais

Férias com os Pets: mesmo em viagens, responsáveis devem ficar atentos à desinfecção do ambiente e à rotina de medicamentos preventivos

  • Segunda, 01 Dezembro 2025 18:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Pancheri
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação

De acordo com a Chemitec Agro-Veterinária, é importante cuidar da desinfecção e manter o calendário de medicamentos preventivos, independentemente da localidade escolhida para passar as férias

O final do ano está próximo e muitos responsáveis aproveitam o período para viajar em companhia dos seus pets. Seja para locais quentes e úmidos ou frios e secos, os cuidados com a saúde dos animais não podem tirar férias. Segundo a Chemitec Agro-Veterinária, empresa especializada em medicamentos e soluções inovadoras para a saúde de pequenos e grandes animais, independente do local escolhido para os passeios, os responsáveis devem respeitar os calendários e seguir a rotina de cuidados de desinfecção e prevenção de doenças.

“No período de férias, a mudança da rotina e do ambiente é inevitável. Mesmo para aqueles que ficam em casa, é esperado que a circulação em locais diferentes aumente, com passeios mais frentes em parques ou viagens curtas. E, por este motivo, é fundamental manter os cuidados com os pets”, alerta Vivian Lima, veterinária e coordenadora de marketing da Chemitec. Segundo ela, dois pontos merecem sempre a atenção dos responsáveis: o primeiro é a higiene, com cuidados práticos de desinfecção, e o segundo é a manutenção das rotinas de medicamentos preventivos.

“Saúde não tira férias e, como neste período é comum visitarmos outros ambientes, alguns cuidados são essenciais. O principal para manter a saúde do pet e de toda a família é a desinfecção. A higiene é a base para evitarmos o contágio com vírus, bactérias e parasitas. Seja para quem estará em localidades quentes como para quem viajará para locais frios, a desinfecção deve fazer parte da rotina. Manter o ambiente limpo é o primeiro ponto para a segurança das férias. A falta de desinfecção favorece a transmissão de zoonoses, de doenças graves e difíceis de tratar”, enfatiza.

Uma dica prática para as férias é o uso de desinfetantes por meio de borrifador. Dependendo do produto escolhido, ele pode ser aplicado facilmente para limpeza dos brinquedos dos pets, utensílios, sapatos e superfícies diversas. “Esta é uma prática simples que ajuda muito a manter a higiene do ambiente e dos pets”, ressalta.

Dependendo da região escolhida para viagem, também pode haver o aumento da exposição a pulgas e carrapatos. “Estes parasitas existem durante todo o ano, mas, nos meses mais quentes, principalmente na primavera e verão, há uma proliferação de pulgas e carrapatos. A desinfecção ajuda na prevenção, mas, o responsável deve ficar atendo ao comportamento do pet”, alerta Vivian.

Segundo ela, os sintomas mais comuns são as coceiras, arranhaduras, falhas no pelo e irritação na pele. Muitas vezes, é possível visualizar os parasitas na pele e nos pelos dos animais, principalmente em áreas como cabeça, orelhas, barriga e próximo da região lombar. “No caso de identificação de algum parasita, o recomendável é levar ao veterinário. Ele poderá indicar algum medicamento antiparasitário”, acrescenta.

A prevenção contra as verminoses também não pode sair do radar dos responsáveis. “Os vermes estão por toda a parte e podem atacar diferentes órgãos do corpo do animal, incluindo olhos, intestino, pulmões, coração, rins, cérebro e fígado. Neste caso, além da higienização, o uso de vermífugos são essenciais para garantir a longevidade dos pets. E, mesmo se estiver em viagem, o responsável deve respeitar o calendário e seguir as recomendações do médico-veterinário para previnir qualquer contágio”, destaca.

A dosagem e a aplicação do vermifugo variam de acordo com a fase a vida do animal. No caso dos filhotes, o medicamento deve ser aplicado com duas, quatro, oito e 12 semanas de vida e aos quatro, cinco e seis meses. Já na fase adulta, o uso pode ser trimestral. Já as fêmeas prenhes devem ser vermifugadas antes das coberturas e 10 dias antes do parto. Vivian acrescenta, no entanto, que a dosagem e a frequência devem ser recomendados pelo veterinário que acompanha o pet, afinal, ele levará em conta o estilo de vida de cada animal.

“Todos estes cuidados são fundamentais não somente para a saúde dos pets, mas de toda a família. E garantir a saúde de todos é o ponto primordial para aproveitar as férias tranquilamente”, ressalta.

Sobre a Chemitec Agro-veterinária

Fundada em 1996, a Chemitec Agro-Veterinária é uma empresa especializada em medicamentos e soluções inovadoras voltadas para a saúde de pequenos e grandes animais. Com fábrica localizada na capital paulista, laboratórios parceiros e uma equipe técnica altamente qualificada, o portfólio da Chemitec inclui medicamentos, produtos para pets e insumos para bovinocultura, equinocultura, suinocultura e avicultura.

Em linha com o conceito de saúde única, a Chemitec preza pela eficácia e qualidade técnica dos seus produtos, sempre considerando a interconexão entre a saúde animal, humana e ambiental.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Jan 15, 2026 Demais

Verão em casa: LG tem os aliados ideais para mais…

Jan 15, 2026 Demais

Raios no verão aumentam risco de incêndios

Jan 15, 2026 Demais

Espanha já abriga a terceira maior comunidade…

Jan 15, 2026 Demais

Muito além do forno: por que uma pizza leva meses para…

Jan 15, 2026 Demais

2026: como será a interdependência humano-máquina?

Jan 15, 2026 Demais

Férias não deveriam cansar mais do que a rotina

Jan 15, 2026 Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só…

Jan 15, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version