SEGS Portal Nacional

Demais

Porto Itapoá recebe certificação pelas boas práticas no armazenamento do algodão nacional

  • Sexta, 21 Novembro 2025 18:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

PORTO - FOTO CONTÊINERES - Crédito: Divulgação

Reconhecimento atesta que o Terminal cumpre rigorosos critérios de infraestrutura, segurança, responsabilidade social e ambiental, além de boas práticas no processo de estufagem e movimentação de fardos de algodão

O Porto Itapoá conquistou a certificação ABR-Log, concedida pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). O reconhecimento insere o terminal entre os primeiros portos brasileiros a integrar oficialmente a cadeia de rastreabilidade e boas práticas do algodão nacional.

A certificação atesta que o Porto Itapoá cumpre rigorosos critérios de infraestrutura, segurança, responsabilidade social e ambiental, além de boas práticas no processo de estufagem e movimentação de fardos de algodão.

“A ABR-Log é hoje uma das principais referências em rastreabilidade e qualidade no setor do algodão. Fazer parte dessa cadeia é uma conquista importante, pois reforça o compromisso do Porto Itapoá com a sustentabilidade, a segurança das operações e o bem-estar dos nossos colaboradores”, afirma Felipe Fioravanti Kaufmann, Diretor Comercial e de Experiência do Cliente do Porto Itapoá.

Desenvolvida pela Abrapa, a ABR-Log (Algodão Brasileiro Responsável - Logística) amplia para o setor logístico os princípios da certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), já consolidada entre os produtores rurais. O programa tem como objetivo garantir que todo o percurso do algodão, desde a fazenda até o embarque, siga padrões de ética, transparência e sustentabilidade.

O sistema da ABR-Log é integrado ao processo de rastreabilidade do algodão brasileiro. Cada fardo é identificado por um QR Code, que permite acessar informações sobre sua origem, data de colheita, fazenda produtora e unidade de beneficiamento. Com a adesão dos terminais portuários, a rastreabilidade passa a incluir também as etapas de logística e exportação.

Apesar de o Porto de Santos ainda ser o líder na exportação de algodão, o Porto Itapoá, no último ano, chegou ao segundo lugar no Brasil. Até setembro deste ano, o terminal já havia movimentado quase 3 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), um número seis vezes maior que o registrado no mesmo período de 2024.

O principal destino das cargas de algodão que passaram por Itapoá é o Extremo Oriente, especialmente China, Indonésia e Vietnã, seguido pelo Oriente Médio e pelo subcontinente indiano, com destaque para Paquistão, Turquia e Bangladesh.

“Com essa certificação, o Porto Itapoá se consolida como um ambiente seguro, socialmente responsável e comprometido com a qualidade de toda a cadeia logística. Isso reforça nossa posição como um terminal que alia eficiência e sustentabilidade, objetivando criar corredores definitivos para cargas como o Algodão via Itapoá”, complementa Kaufmann.

O reconhecimento reforça o papel do Porto Itapoá como um dos terminais mais modernos e sustentáveis do país, ampliando sua integração com o agronegócio e com os padrões internacionais de responsabilidade socioambiental.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Jan 15, 2026 Demais

Verão em casa: LG tem os aliados ideais para mais…

Jan 15, 2026 Demais

Raios no verão aumentam risco de incêndios

Jan 15, 2026 Demais

Espanha já abriga a terceira maior comunidade…

Jan 15, 2026 Demais

Muito além do forno: por que uma pizza leva meses para…

Jan 15, 2026 Demais

2026: como será a interdependência humano-máquina?

Jan 15, 2026 Demais

Férias não deveriam cansar mais do que a rotina

Jan 15, 2026 Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só…

Jan 15, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version