SEGS Portal Nacional

Demais

Tratamento revolucionário de pele recupera saúde da gata Celeste, em Campina Grande (PB)

  • Sexta, 21 Novembro 2025 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Celeste - Crédito: Divulgação Vetoquinol 

A gata Celeste foi encaminhada à ED Pet Clínica Veterinária, de Campina Grande (PB), com um quadro de abertura total dos pontos cirúrgicos (deiscência de pontos), o que resultou na exposição dos órgãos abdominais (evisceração). “Antes de chegar a nós, ela passou por procedimento de castração e, 15 dias após, apresentou complicações na sutura realizada”, conta a médica-veterinária Dra. Cristiana Maria Gomes Ferreira Barbosa, proprietária da clínica.

No exame clínico, a região apresentou inflamação acentuada e áreas de necrose. Foram feitos exames de laboratório (hemograma e perfil bioquímico), que indicaram complicações pós-operatórias, com a evidência da ferida aberta. “Analisando o quadro clínico e os exames laboratoriais, suspeitamos que poderia ser peritonite, inflamação decorrente da infecção dos órgãos abdominais”, relata a veterinária.

Na sequência, Celeste passou por laparotomia exploratória com lavagem da cavidade abdominal e remoção de tecido comprometido, para facilitar a cicatrização. Ela também foi medicada para controle da inflamação, dor e infecção bacteriana.

Técnica moderna e revolucionária, o tratamento da ferida com a fotobiomodulação de Phovia - da Vetoquinol Saúde Animal - foi utilizado e apresentou resultados excelentes. Trata-se de uma terapia inovadora que utiliza a energia lumínica fluorescente (ELF) - uma luz de baixa intensidade - sobre a ferida, ajudando a estimular a cicatrização e a reduzir a dor e a infecção local.

No caso de Celeste, Phovia foi aplicado diretamente sobre a ferida cirúrgica em duas sessões consecutivas de dois minutos cada, realizadas uma vez por semana. Em apenas seis sessões, realizadas ao longo de três semanas, foi possível alcançar a cicatrização total da ferida.

“Phovia cumpriu seu papel de maneira extremamente eficaz. Após as duas primeiras sessões, conseguimos observar redução significativa do processo inflamatório, com clara aceleração de cicatrização e da remissão da lesão. A terapia também ajuda a reduzir o uso prolongado de antibióticos, favorecendo um tratamento mais seguro e com menor risco de efeitos indesejáveis. Com a alta clínica alcançada em pouco tempo, o bem-estar da paciente foi rapidamente restabelecido”, explica a Dra. Cristiana Barbosa.

A fotobiomodulação realizada com Phovia é uma poderosa aliada da aceleração da cicatrização de diversos tipos de afecções dermatológicas em cães e gatos. Rápida, não invasiva e indolor, a luz de Phovia penetra em todas as camadas da pele por meio da interação entre a luz de led azul e o gel com cromóforos que, juntos, produzem a Energia Lumínica Fluorescente (ELF), responsável por estimular respostas biológicas que favorecem a regeneração e recuperação dos tecidos. Phovia é uma inovação da Vetoquinol, uma das maiores indústrias veterinárias do mundo, que une ciência e tecnologia para oferecer soluções que transformam a vida dos pets e de quem cuida deles.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Jan 15, 2026 Demais

Verão em casa: LG tem os aliados ideais para mais…

Jan 15, 2026 Demais

Raios no verão aumentam risco de incêndios

Jan 15, 2026 Demais

Espanha já abriga a terceira maior comunidade…

Jan 15, 2026 Demais

Muito além do forno: por que uma pizza leva meses para…

Jan 15, 2026 Demais

2026: como será a interdependência humano-máquina?

Jan 15, 2026 Demais

Férias não deveriam cansar mais do que a rotina

Jan 15, 2026 Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só…

Jan 15, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version