SEGS Portal Nacional

Demais

Consciência Negra: debate e desafios jurídicos sobre o racismo

  • Quarta, 19 Novembro 2025 18:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Marcelino
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Freepik

O advogado Guilherme Amaral analisa avanços, limites da legislação e dificuldades no combate a esse problema

Por Felipe Marcelino

A reflexão proposta pelo Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), ultrapassa o campo histórico e se conecta diretamente aos desafios jurídicos contemporâneos do Brasil. Para o advogado, professor e coordenador do curso de Direito da UNG, Guilherme Amaral, a data dá sustentação a um debate essencial: o reconhecimento do racismo como uma realidade estrutural ainda presente.

Segundo o professor, a memória de Zumbi dos Palmares reforça não apenas a resistência negra, mas a necessidade de políticas afirmativas que devolvam dignidade às populações historicamente perseguidas. Ao contextualizar a importância da data, Guilherme lembra como Quilombo dos Palmares foi uma prova da força e organização da população negra, mesmo diante de perseguições e da escravidão mais longa das Américas.

Ele ainda destaca que, após a abolição, não houve qualquer apoio estatal para pessoas negras reconstruírem suas vidas. E esse impacto ecoa até hoje em desigualdades e vulnerabilidades.

Dados recentes do Ministério dos Direitos Humanos mostram mais de 3,4 mil denúncias de racismo e injúria racial entre janeiro e novembro de 2024. Para o professor, esse número reflete, principalmente, o crescimento da conscientização. “Os crimes sempre existiram. O que aumentou foram os canais de denúncia e a percepção social da importância de reconhecer e enfrentar o racismo”, afirma.

Para Amaral, o Brasil avançou no debate público, abandonando a falsa ideia de “democracia racial” que marcou parte do século XX. As desigualdades atingem, especialmente, mulheres negras no ambiente digital. De acordo com estudos, 60% das vítimas de crimes raciais em redes sociais pertencem a esse grupo.

Mesmo com avanços legislativos, como a Lei nº 14.532/2023, que equipara injúria racial ao crime de racismo, ainda há desafios na aplicação. Para o professor, é essencial não apenas punir, mas educar. E ele reforça o papel fundamental das instituições de ensino superior neste combate. “Existe a responsabilidade de ampliar espaços de debate, valorizar a cultura afro-brasileira e garantir ambientes livres de discriminação”.

Entre os caminhos para tornar o combate ao racismo mais efetivo, o advogado enfatiza o empoderamento da população negra, o fortalecimento das políticas de ação afirmativa e a valorização das contribuições culturais africanas no Brasil. Ele defende que a sociedade reconheça a importância dessas heranças, da língua à música, da culinária às práticas religiosas, e supere a visão eurocêntrica ainda presente no país.

O combate ao racismo, afirma o professor, passa por três etapas fundamentais: “denunciar, reconhecer e construir a igualdade de fato”. Para ele, somente a partir desse processo o Brasil poderá enfrentar seu passado, reparar suas dívidas e garantir dignidade plena à população negra.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 19, 2026 Demais

Resgatou um animal? Veja o que fazer nos primeiros dias…

Jan 19, 2026 Demais

O segredo da água micelar - confira 5 usos pouco…

Jan 19, 2026 Demais

Senado italiano aprova lei que tira o reconhecimento da…

Jan 19, 2026 Demais

Golpes via Pix já fizeram 24 milhões de vítimas no…

Jan 19, 2026 Demais

Advogados goianos conseguem rara homologação de…

Jan 19, 2026 Demais

Quanto custa manter o ar-condicionado ligado no verão?

Jan 19, 2026 Demais

Side Part Hair: tendência lateral que está dominando…

Jan 19, 2026 Demais

Quer saber se o treino está dando resultado? Veja onde…

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version