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Com recorde histórico, Porto de Santos conecta passado, presente e futuro do transporte nacional

 Divulgação: FuMTran Divulgação: FuMTran

Fundação Memória do Transporte (FuMTran) resgata trajetória do maior porto de cargas da América Latina, que apenas em 2024 movimentou 180 milhões de toneladas

De 124 mil toneladas em 1892 para quase 180 milhões em 2024, trajetória do porto reflete a evolução do transporte nacional

O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina e principal porta de entrada e saída do comércio exterior brasileiro, alcançou um marco histórico em setembro: mais de 17,5 milhões de toneladas movimentadas em um único mês, de acordo com dados da Autoridade Portuária de Santos (APS). O recorde consolida a posição estratégica do terminal paulista como motor logístico do país e reflete a evolução contínua de uma infraestrutura que, há mais de um século, impulsiona o desenvolvimento econômico do Brasil.

Inaugurado oficialmente em 1892, o Porto de Santos é considerado o berço da modernização logística do país. Foi a partir de suas docas que o Brasil viveu o auge do Ciclo do Café, impulsionou a industrialização paulista e abriu caminho para a integração entre modais que hoje sustentam a economia nacional. Ao longo dos séculos, o porto se transformou em sinônimo de progresso e conexão com o mundo.

Para Antonio Luiz Leite, presidente da Fundação Memória do Transporte (FuMTran), o recorde histórico de movimentação de cargas no Porto de Santos representa não apenas um marco operacional, mas também um símbolo da trajetória centenária de modernização e relevância econômica desse porto, que há mais de 130 anos é o principal elo entre o Brasil e o comércio internacional. “Desde sua inauguração, o Porto de Santos acompanhou a evolução do país, primeiro como escoadouro do café e, depois, como plataforma para a exportação de produtos industrializados, agrícolas e minerais. O novo recorde de cargas simboliza a continuidade de um ciclo de crescimento e adaptação: o Porto de Santos permanece como o coração logístico do país”, destaca Leite.

O acervo da FuMTran guarda registros valiosos sobre essa evolução: fotografias, documentos, publicações e depoimentos que mostram desde as antigas operações manuais do fim do século XIX até a era dos terminais automatizados e do comércio globalizado. “Preservar a memória é essencial para entendermos como o Brasil construiu sua infraestrutura logística e para inspirar novas soluções de transporte. Quando você sabe de onde vem, começa a descobrir para onde vai. Conhecer e estudar o passado nos ajuda a compreender o presente e possibilita planejar um futuro melhor para a infraestrutura portuária brasileira”, complementa o presidente.

Uma linha do tempo ajuda a dimensionar a evolução impressionante do Porto de Santos. De acordo com dados da APS e registros históricos compilados pela Revista Portos e Navios, em 1892, ano da inauguração organizada do porto, foram movimentadas cerca de 124 mil toneladas de carga. Naquele período, o transporte era majoritariamente manual e restrito a produtos como café, açúcar e algodão, que impulsionaram a economia paulista e o crescimento do comércio marítimo brasileiro.

Mais de 130 anos depois, o contraste é expressivo: segundo a APS, o porto encerrou 2024 com cerca de 179,8 milhões de toneladas movimentadas ao longo do ano, número que reafirma sua posição como o maior complexo portuário da América Latina. A comparação revela o salto tecnológico e logístico do setor, evidenciando histórico de Santos como ponto de convergência entre a memória do transporte e o desenvolvimento econômico do país.

Uma recente apuração da APS mostra que, no primeiro semestre de 2025, o Porto de Santos movimentou cerca de 29,61 milhões de toneladas de soja (grãos e farelo), o principal produto entre todos os tipos de carga, seguido por açúcar e celulose. “A predominância da soja evidencia o papel histórico e atual do porto como porta de escoamento do agronegócio brasileiro e liga diretamente sua operação moderna ao ciclo econômico que se iniciou há mais de um século”, diz Antonio Luiz Leite.

A imposição de tarifas adicionais por parte dos Estados Unidos ao Brasil, anunciadas em meados de 2025 também influenciou o fluxo de cargas no Porto de Santos. Segundo a APS, produtores aceleraram embarques após a elevação das alíquotas americanas que passaram a incidir sobre diversos produtos brasileiros como café, carne e açúcar, o que provocou uma espécie de “corrida de carga” para aproveitar janelas de exportação antes das novas taxas.

Antonio Luiz Leite ressalta que o futuro do Porto de Santos dependerá de sua capacidade de equilibrar eficiência e sustentabilidade. “Os desafios estruturais e ambientais exigem planejamento e investimento, mas as oportunidades tecnológicas e estratégicas podem consolidar o porto como símbolo de uma nova era da logística brasileira, mais moderna, interconectada e global. Revisitar sua história é também reconhecer o esforço de gerações que ajudaram a construir um dos maiores legados logísticos do país”, conclui Leite.

Sobre a FuMTran – Fundação Memória do Transporte

A FuMTran – Fundação Memória do Transporte – nasceu em março de 1996, instituída pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), com a missão de preservar e divulgar a memória, a história e a cultura do transporte brasileiro em todas as modalidades. Seus objetivos envolvem organizar, preservar e tornar acessíveis os registros históricos da atividade dos transportes. A entidade tem, ainda, a missão de contribuir para a manutenção do patrimônio histórico-cultural do Brasil por meio da conservação da memória e da cultura do transporte brasileiro em todos os modais – rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário –, seja de carga ou de passageiros, mais a infraestrutura e a logística, tornando-os acessíveis à população. Os projetos de memória, acervo e portal são perenes, um processo contínuo, um trabalho sem fim.


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