SEGS Portal Nacional

Demais

Quanto vale uma refeição saudável? Novo estudo mostra que arroz e feijão somam minutos de vida

  • Quarta, 12 Novembro 2025 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Giorgetti
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Josapar - Divulgação

Pesquisa da USP e UERJ reforça o papel dos alimentos tradicionais na longevidade e na sustentabilidade; a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, destaca a importância de preservar esse hábito no dia a dia do brasileiro

Um estudo inédito, conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) revelou que o consumo contínuo de arroz com feijão — combinação tradicional da mesa brasileira — acrescenta, em média, 2,11 minutos de vida saudável. Em contrapartida, alimentos ultraprocessados, como bolachas recheadas, podem reduzir até 39 minutos da expectativa de vida com qualidade.

O levantamento, publicado na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health, analisou o impacto de 33 alimentos populares no Brasil sob dois aspectos: efeitos sobre a saúde (medidos em “minutos de vida saudável”) e impacto ambiental, considerando emissões de gases de efeito estufa e consumo de água.

De acordo com os pesquisadores, o arroz com feijão está entre os alimentos que melhor equilibram nutrição, sustentabilidade e acessibilidade — pilares fundamentais para o futuro da alimentação. De modo geral, as descobertas mostram que escolhas simples, como manter o arroz e feijão na rotina, podem gerar benefícios reais e mensuráveis tanto para a saúde humana quanto para o planeta.

Tradição, equilíbrio e sustentabilidade

Para a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, o estudo reafirma a relevância de um dos hábitos mais antigos e democráticos da alimentação brasileira. “Esse é um dado científico que traduz o que as famílias brasileiras já sabem há gerações; o arroz e o feijão formam uma base alimentar completa, acessível e sustentável. É uma combinação que atravessa o tempo porque entrega sabor, energia e equilíbrio nutricional”, afirma Janaína Coelho da Silva Paiva, coordenadora de comunicação e marketing da Josapar.

Com mais de 100 anos de história, a companhia vem ampliando seu portfólio para atender diferentes estilos de vida e preferências alimentares, sem abrir mão da essência do alimento natural. Por meio das marcas Tio João e Meu Biju, a empresa oferece opções como arroz integral, parboilizado, multigrãos, orgânico e combinações semiprontas, que aliam praticidade e valor nutricional; além do feijão, em diferentes versões — um reflexo da evolução dos hábitos de consumo, mas também da permanência de um legado cultural e afetivo.

Alimentação consciente e acessível

Ainda sobre o estudo, a análise também chama atenção para o contraste entre alimentos ultraprocessados e os in natura. Enquanto os primeiros apresentam impactos negativos à saúde e ao meio ambiente, os alimentos de origem vegetal, como arroz, feijão e frutas, têm desempenho positivo em ambos os quesitos.

Para a Josapar, a valorização desses alimentos é parte essencial da construção de um sistema alimentar mais equilibrado e inclusivo. “Garantir o acesso contínuo a alimentos básicos e nutritivos é um dos grandes desafios do futuro. Valorizar o arroz e feijão é valorizar o alimento brasileiro em sua forma mais pura — aquele que alimenta, conecta e traz saúde de verdade”, completa Janaína.

Sobre a Josapar

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Jan 15, 2026 Demais

Verão em casa: LG tem os aliados ideais para mais…

Jan 15, 2026 Demais

Raios no verão aumentam risco de incêndios

Jan 15, 2026 Demais

Espanha já abriga a terceira maior comunidade…

Jan 15, 2026 Demais

Muito além do forno: por que uma pizza leva meses para…

Jan 15, 2026 Demais

2026: como será a interdependência humano-máquina?

Jan 15, 2026 Demais

Férias não deveriam cansar mais do que a rotina

Jan 15, 2026 Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só…

Jan 15, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version