SEGS Portal Nacional

Demais

Mitos e verdades sobre a portaria eletrônica nos condomínios

  • Quinta, 06 Novembro 2025 18:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karine Seimoha
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação Freepik

 A expansão do uso desta tecnologia nos condomínios residenciais levanta debates sobre segurança, custos e comodidade para os moradores

De acordo com a pesquisa Panorama 2024/205, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o setor de portarias monitoradas registrou faturamento médio de R$ 14 bilhões, resultado de um crescimento de 16,1% em relação ao ano anterior. A instalação de portarias eletrônicas nos condomínios vêm causando dúvidas nos moradores quanto às particularidades da adesão dessas tecnologias, sobretudo em questões relacionadas aos custos e à segurança. No entanto, com a adoção de medidas simples e eficazes, é possível ampliar o entendimento dos condôminos sobre o tema e ajudar nessa transição.

Para Gilberto Dias, CEO da Vision Portaria Monitorada, empresa pioneira e referência no setor, o recurso é capaz de gerar uma economia significativa, proporcionando um controle de acesso mais rigoroso por meio de biometria, tags e aplicativos. “Aliamos tecnologia e segurança para a gestão dos condomínios, oferecendo um controle de acesso eficiente e inovador no monitoramento contínuo por meio de centrais especializadas, altamente treinada e equipada com sistemas de contingência para garantir o funcionamento ininterrupto. Além disso, o modelo garante tranquilidade e praticidade para os moradores, com projetos adaptáveis às necessidades de cada condomínio, assegurando uma transição gradual e segura para todos os moradores”, afirma.

O especialista listou seis mitos e verdades sobre as portarias eletrônicas nos condomínios residenciais. Veja:

São menos seguras que as presenciais: MITO

Nesse tipo de portaria, a segurança é igual, porém de uma maneira diferente. “A ausência de um porteiro físico evita que o profissional possa ser rendido ou distraído, é substituída por critérios rígidos de segurança e monitoramento em uma central que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, com facilidade de acionar os órgãos competentes em caso de movimentações suspeitas”, afirma Dias.

Aumenta o controle de acesso: VERDADE

Todas as entradas e saídas são monitoradas e automaticamente registradas pela central de segurança, possibilitando um histórico detalhado e rastreável sobre a movimentação de pessoas no local. “Esse recurso eleva a transparência na gestão da segurança e oferece dados importantes em casos de incidentes”, avalia.

É oneroso e de difícil instalação e adaptação: MITO

Embora os custos iniciais para a adoção do sistema sejam mais elevados no início da operação, em virtude da necessidade instalação de sensores, câmeras, interfones e biometria, a transição é realizada por uma empresa especializada, que acompanha o processo do início ao fim. “No começo, a adaptação pode apresentar alguns desafios, que são superados com treinamentos e suporte contínuo. Dessa maneira, o valor das taxas de condomínio tendem a reduzir”, explica o executivo.

Aumenta a valorização das unidades: VERDADE

A modernização do sistema de segurança é um diferencial que agrega valor às unidades do condomínio, atraindo novos moradores em busca de tecnologia e segurança inteligente. “A adoção desse tipo de sistema pode afetar diretamente o valor do imóvel de maneira positiva”, conta.

Não lida com entregas e correspondências: MITO

Embora não exista um profissional alocado para receber entregas e encomendas, a forma de receber itens e correspondências varia de acordo com a convenção de cada condomínio. “Os condôminos podem decidir se os entregadores podem interfonar diretamente para o morador, que decide se desce para receber o pedido, por exemplo. Mas também pode ser implementado um sistema de armários inteligentes”, recomenda.

Torna a manutenção do sistema previsível: VERDADE

Quando há a adoção do sistema de segurança eletrônico, os custos de manutenção tendem a serem mais previsíveis e, portanto, considerados no orçamento do condomínio. “Dessa maneira, evita-se a probabilidade de surgirem gastos inesperados que podem impactar diretamente nos fundos de reserva do condomínio”, finaliza Dias.

Sobre a Vision Portaria Monitorada

Fundada em 2009, a Vision Portaria Monitorada foi a primeira empresa do Brasil a atuar exclusivamente com o modelo de portaria remota, tornando-se referência nacional em inovação e segurança para condomínios. Natural de Campinas (SP), a empresa conta com desenvolvimento de plataforma própria, aplicativo exclusivo e soluções de inteligência artificial aplicadas ao atendimento. Até 2030, com R$ 20 milhões em investimentos estratégicos e apoio institucional do Grupo Singular, a Vision Portaria Monitorada projeta se tornar a maior empresa do setor em São Paulo, consolidando sua posição de liderança com eficiência, proximidade e excelência no relacionamento com clientes e moradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 19, 2026 Demais

Resgatou um animal? Veja o que fazer nos primeiros dias…

Jan 19, 2026 Demais

O segredo da água micelar - confira 5 usos pouco…

Jan 19, 2026 Demais

Senado italiano aprova lei que tira o reconhecimento da…

Jan 19, 2026 Demais

Golpes via Pix já fizeram 24 milhões de vítimas no…

Jan 19, 2026 Demais

Advogados goianos conseguem rara homologação de…

Jan 19, 2026 Demais

Quanto custa manter o ar-condicionado ligado no verão?

Jan 19, 2026 Demais

Side Part Hair: tendência lateral que está dominando…

Jan 19, 2026 Demais

Quer saber se o treino está dando resultado? Veja onde…

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version