Logo
Imprimir esta página

Ampliação da licença-paternidade traz avanço social com desafios para as empresas

FOTO: Pixabay FOTO: Pixabay

Embora o projeto tenha um viés social positivo, a ampliação implica aumento de custos indiretos, necessidade de substituições temporárias e reorganização de equipes

A proposta que amplia a licença-paternidade dos atuais cinco dias para até 20 dias, de forma escalonada até 2029, representa um avanço no reconhecimento do papel do pai no cuidado com o recém-nascido. No entanto, também impõe novas responsabilidades e custos operacionais às empresas, que precisarão se preparar para adequar suas rotinas e políticas internas. O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, ainda depende da análise do Senado Federal e da sanção presidencial.

A advogada Glauce Fonçatti, sócia do Escritório Batistute Advogados e especialista em Direito do Trabalho, comenta o tema. “A ampliação da licença-paternidade traz uma mudança cultural importante, mas, também, representa um desafio concreto para as empresas. Será necessário revisar políticas de Recursos Humanos, prever a substituição de colaboradores afastados, reorganizar escalas e avaliar o impacto financeiro e operacional, especialmente nas pequenas e médias empresas, onde a ausência de um funcionário pode comprometer a rotina produtiva”, pontua Glauce.

Pelo projeto aprovado, aplicável aos trabalhadores regidos pela CLT, a ampliação será gradual — 10 dias a partir de 2027, 15 dias em 2028 e 20 dias em 2029, conforme o cumprimento das metas fiscais previstas na LDO. Glauce ressalta que, caso a proposta seja sancionada, as empresas precisarão antecipar o planejamento de pessoal e orçamentos, adequar contratos e políticas internas, além de revisar planos de cargos e salários para garantir tratamento igualitário e segurança jurídica.

“Embora o projeto tenha um viés social positivo, a ampliação implica aumento de custos indiretos, necessidade de substituições temporárias e reorganização de equipes. Por isso, é essencial que as áreas de gestão de pessoas e jurídica atuem de forma preventiva, criando estratégias para minimizar os impactos e evitar passivos trabalhistas”, explica.

Segundo a especialista, a mudança pode ser transformada em uma oportunidade de fortalecimento da cultura organizacional, desde que acompanhada de planejamento e responsabilidade. “Mais do que uma obrigação legal, o desafio das empresas será equilibrar a valorização da paternidade com a sustentabilidade do negócio. A adaptação gradual até 2029 permite tempo para ajustes, mas requer ação estratégica desde já”, conclui Glauce.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto