Logo
Imprimir esta página

Hall de entrada: 5 ideias para inspirar o espaço

No projeto de seu próprio apartamento, o arquiteto Bruno Moraes elaborou um móvel, bem ao lado da porta principal, que é um espaço para sentar-se, calçar e tirar os sapatos (e com nicho para guardá-los), além de conter um gaveteiro e dois ganchos para pendurar casacos e bolsas | Projeto BMA Studio | Foto: Guilherme Pucci No projeto de seu próprio apartamento, o arquiteto Bruno Moraes elaborou um móvel, bem ao lado da porta principal, que é um espaço para sentar-se, calçar e tirar os sapatos (e com nicho para guardá-los), além de conter um gaveteiro e dois ganchos para pendurar casacos e bolsas | Projeto BMA Studio | Foto: Guilherme Pucci

Os halls que recebem e encantam a entrada das residências ganharam novos significados nos projetos residenciais assinados pelo arquiteto Bruno Moraes

Cartão de visitas de muitas residências, o hall de entrada é o primeiro contato de quem adentra um imóvel e que, apesar de ser um ambiente de transição, exerce um papel muito importante no receber, acolher e preparar o olhar dos visitantes para o restante da casa.

Para o arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, o hall pode assumir diferentes personalidades conforme o estilo de vida dos residentes. Não à toa, esse espaço tem sido cada vez mais valorizado nos últimos anos.

“Cada vez mais os clientes optam por um espaço que acolha não só as visitas, mas os próprios moradores em suas rotinas”, comenta. Em vista disso, ele elencou cinco ideias inspiradoras a partir de seus projetos:

Hall funcional

Para começar, o profissional tem apreço por incluir soluções inteligentes de marcenaria como bancos embutidos, armários discretos, cabideiros, ganchos e sapateiras, que tornam o dia a dia mais prático.

Pautado no bem-estar, o arquiteto Bruno Moraes concebeu chapelarias nos ambientes com o propósito de receber com praticidade e ordem | Projetos BMA Studio | Fotos: Guilherme Pucci

“É o primeiro ponto de apoio quando se chega ou se sai de casa. A marcenaria planejada ajuda a manter tudo organizado, especialmente para as famílias que precisam de espaço para mochilas, bolsas e calçados”, explica Bruno.

Hall com décor monocromático

Apoiado pelas tendências atuais, os halls monocromáticos chamam atenção pela elegância e impacto. Para o arquiteto, trabalhar uma única cor em diferentes intensidades, texturas e acabamentos resulta em ambientes mais acolhedores e cheios de personalidade.

Tons de verde oliva, terracota, azul petróleo e mostarda estão super em alta e vêm conquistando os moradores através do equilíbrio entre materiais e superfícies.

Entregando uma volumetria interessante para as entradas, o arquiteto Bruno Moraes une pintura e marcenaria para uma bela integração visual | Projetos BMA Studio | Fotos: Guilherme Pucci

“As cores têm o poder de despertar emoções e definir o clima da casa. Quando usamos tonalidades mais intensas, balanceamos com materiais naturais, iluminação indireta e texturas suaves”, complementa Bruno.

Hall com peças afetivas

Também há quem prefira transformar o hall em um ambiente que conte histórias, seja através de fotos de família, lembranças de viagem, obras artesanais ou objetos de valor sentimental que ajudam a compor uma entrada mais pessoal e significativa.

Logo na entrada, a decoração ousada e autêntica reflete os gostos e a personalidade da família, causando uma boa primeira impressão. As peças devidamente posicionadas pelo arquiteto Bruno Moraes são do acervo construído pelo casal quando morou fora do Brasil | Projeto BMA Studio | Fotos: Guilherme Pucci

“É bonito quando o morador se vê representado logo na entrada por meio peças afetivas que quebram a rigidez tradicional e adicionam identidade. Às vezes, um móvel antigo, uma escultura herdada ou um quadro especial são suficientes para estabelecer uma conexão emocional”, diz.

Hall camuflado

Entre outras soluções contemporâneas, investir em um hall camuflado ou mimetizado é uma alternativa que prioriza a estética clean e contínua. Nessa proposta, a área se integra visualmente com paredes ou a marcenaria, concebendo efeitos de unidade e fluidez. “Ele pode ser obtido através de portas mimetizadas, painéis de madeira e acabamentos uniformes”, descreve o especialista.

Utilizar marcenaria para camuflar áreas em casa é uma estratégia para um visual limpo e ainda mais agradável. Neste duplex, o arquiteto Bruno Moraes desenvolveu uma porta que pode esconder a escada ou o móvel da entrada | Projeto BMA Studio | Fotos: Guilherme Pucci

Bruno recomenda o hall camuflado como solução para apartamentos compactos, já que a integração visual amplia a percepção de espaço, como também favorece projetos minimalistas, nos quais a sobriedade é objetivo principal.

Halls que se integram

Outra forma de valorizar está centrada nos halls que extrapolam seu papel convencional e passam a se conectar a outros ambientes. Exemplo disso é o ambiente que divide espaço com uma adega, uma poltrona de leitura, ou até um home office compacto, ampliando sua utilidade sem comprometer a finalidade.

Em alguns casos, os clientes pedem um cantinho diferente e é preciso aproveitar cada centímetro | Projetos BMA Studio | Fotos: Guilherme Pucci e Luis Gomes

“Quando o layout permite e o morador deseja, procuramos transformar o hall em uma extensão da casa. Ele pode ter uma função híbrida como apoio de trabalho, área para degustação de vinhos ou um canto de descanso. É uma forma de aproveitar ao máximo o layout e trazer vida a um ambiente que antes era apenas de passagem”, finaliza Bruno Moraes.

Sobre BMA Studio

O arquiteto Bruno Moraes atua há mais de 19 anos no mercado de arquitetura e interiores, com sólida experiência em projetos e execução de obras. Formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie, Bruno iniciou sua carreira em grandes escritórios, como o do renomado arquiteto Siegbert Zanettini.

Em 2017, fundou o escritório Bruno Moraes Arquitetura, com foco em projetos residenciais, reformas de apartamentos e espaços comerciais. O crescimento demandado por obras completas levou à criação de uma estrutura própria para execução e gerenciamento de obras, com equipe especializada e treinada. Essa expansão culminou, alguns anos depois, na transição da marca para BMA Studio, unificando os serviços de arquitetura e execução sob um novo posicionamento, mais alinhado aos diferenciais do escritório. O BMA Studio é a evolução da Bruno Moraes Arquitetura, mantendo a mesma essência, equipe e compromisso com a qualidade.

O escritório atua em projetos de casas, reformas, retrofits, espaços corporativos, áreas comuns de edifícios e stands de apartamentos decorados. Conta com um aplicativo próprio para a gestão das obras, otimizando processos e comunicação com os clientes.

Entre os principais clientes estão o Grupo Volkswagen, as multinacionais Arauco e Fabbri, os escritórios da Tecban (Banco 24h), as Sorveterias Rochinha e um projeto de revitalização urbana no bairro do Bixiga. Também participou da Mostra Casa Saudável HBC e tem obras executadas em diversas regiões do país.

A marca já teve seus projetos e vídeos publicados em importantes veículos de arquitetura. Bruno também assina colunas no Portal PiniWeb, apresenta o podcast de Arquitetura Corporativa para o Club&Casa Design, e foi apresentador do podcast do Viva Decora. De 2019 a 2024, participou do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.

Em 2023, estreou na CASACOR São Paulo com o ambiente ‘Cozinha Funcional’ e foi premiado pela VEJA São Paulo como Melhor Ambiente na categoria Cozinha Integrada ou Cozinha Gourmet. Em 2024, retornou à mostra com o espaço ‘Acalanto e Encontros’, reafirmando seu compromisso com a inovação, funcionalidade, bem-estar e brasilidade nos projetos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto