SEGS Portal Nacional

Demais

Spitz Alemão volta a ter pele saudável e qualidade de vida em apenas quatro meses de tratamento com fotobiomodulação

  • Sexta, 31 Outubro 2025 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

vetoquinol-fotobiomodulacao-chanel-foto-divulgacao

Chanel é uma cadela castrada da raça Spitz Alemão que enfrentou problemas dermatológicos que comprometeram sua qualidade de vida. Com apenas 5 anos e 8 meses de idade e pesando 2,7 kg, ela foi diagnosticada com piodermite profunda, alopecia X e hipoadrenocorticismo. “Ela chegou à nossa clínica com lesões avançadas e muita sensibilidade ao toque”, relata a médica-veterinária Daniela Brecht, fundadora do Hospital Veterinário Amizade, em Jaraguá do Sul (SC).

Durante a consulta, foi identificado histórico de alopecia nos membros posteriores e na base da cauda, persistente por quase um ano. Antes de chegar à equipe da dra. Daniela, Chanel havia sido tratada com antibióticos, anti-inflamatórios e shampoos terapêuticos. Apesar do tratamento inicial, não houve melhora clínica e as lesões, na verdade, acabaram se agravando.

“Diante do histórico clínico, realizamos exame físico completo para prescrever tratamento assertivo e resolver o quadro”, explica a médica-veterinária. Durante a avaliação, foram identificadas crostas na região do dorso e nos membros posteriores. O exame citológico revelou a presença de bactérias do tipo bacilos, além de células de defesa e epiteliais descamativas.

O exame de cultura e antibiograma confirmou o crescimento da bactéria Enterobacter cloacae. A partir desse resultado, a equipe instituiu um protocolo criterioso e individualizado, com antibióticos e anti-inflamatórios adequados, durante 14 dias e 7 dias, respectivamente, além de uso tópico de óleo essencial de laranja doce e shampoo com óleo de coco.

Contudo, o diferencial no processo de recuperação da pele foi a inclusão da fotobiomodulação por meio do Phovia, tecnologia inovadora da Vetoquinol, que acelera a regeneração da pele e permite reduzir o tempo de uso de medicamentos sistêmicos, favorecendo uma recuperação mais rápida, segura e confortável para o pet. A terapia utiliza a emissão de uma luz de LED azul em conjunto com um gel com partículas cromóforas aplicado sobre a lesão. Essa interação gera a Energia Lumínica Fluorescente (ELF), que atua diretamente na pele, primeiro controlando a inflamação e reduzindo a multiplicação de bactérias. A partir disso, estimula a formação de novos vasos sanguíneos, melhora o aporte de oxigênio e nutrientes ao tecido e favorece a produção de colágeno, acelerando a cicatrização e a renovação das camadas superficiais e profundas da pele.

“A cada 7 dias, eram realizadas duas sessões consecutivas, totalmente indolores, com duração de apenas dois minutos cada. Após duas semanas, a resposta ao tratamento foi evidente, a pele já demonstrava sinais claros de recuperação, sem eritemas ou crostas", detalha dra. Daniela.

A diminuição gradual do uso de medicamentos sistêmicos foi possível já nas primeiras semanas. Na quarta semana, os pelos começaram a crescer novamente, devolvendo não só a integridade da pele, mas também o conforto à pequena Chanel e tranquilidade à tutora. Ao final de quatro meses, ela estava completamente recuperada, ativa, brincalhona e sem qualquer sinal da dermatite que tanto a incomodava.

Mais do que um tratamento, Phovia devolve qualidade de vida e bem-estar aos pets, reforçando como a avaliação correta do médico-veterinário associada a tecnologias inovadoras é capaz de transformar um prognóstico difícil em alívio, conforto e dias mais leves ao lado da família.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 19, 2026 Demais

Resgatou um animal? Veja o que fazer nos primeiros dias…

Jan 19, 2026 Demais

O segredo da água micelar - confira 5 usos pouco…

Jan 19, 2026 Demais

Senado italiano aprova lei que tira o reconhecimento da…

Jan 19, 2026 Demais

Golpes via Pix já fizeram 24 milhões de vítimas no…

Jan 19, 2026 Demais

Advogados goianos conseguem rara homologação de…

Jan 19, 2026 Demais

Quanto custa manter o ar-condicionado ligado no verão?

Jan 19, 2026 Demais

Side Part Hair: tendência lateral que está dominando…

Jan 19, 2026 Demais

Quer saber se o treino está dando resultado? Veja onde…

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version