SEGS Portal Nacional

Demais

O que torna o matchá tão especial e como consumir corretamente?

  • Quinta, 30 Outubro 2025 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Uirá Banheza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

(Foto: Banco de imagem -Freepik)

 Do ritual milenar japonês à bebida queridinha das redes sociais: entenda o charme e como aproveitar todos os benefícios do matchá

O matchá se tornou uma febre mundial nos últimos anos, conquistando espaço em cardápios e redes sociais. Entre os jovens da geração Z, a bebida ganhou destaque não apenas pelo sabor, mas também pela combinação de energia, apelo estético e associação ao bem-estar. Segundo dados do Google Trends, o interesse global pelo tema cresceu de forma consistente no último ano. A popularidade, no entanto, vai além da moda: reflete uma mudança de comportamento, com consumidores cada vez mais atentos a opções funcionais e saudáveis.

O matchá é uma forma pulverizada e concentrada de chá verde, obtida a partir das folhas jovens da Camellia sinensis. Seu diferencial em relação a outros chás (verde, preto, branco) está no cultivo à sombra: nos dias que antecedem a colheita, as plantas são protegidas da luz direta, o que estimula a produção de clorofila. O resultado é um pó de coloração verde intensa e sabor umami característico.

Embora técnicas de chá em pó tenham surgido na China, foi no Japão que o matchá se consolidou como expressão cultural, associado a cerimônias e rituais. Com o tempo, passou a fazer parte do cotidiano e, mais recentemente, tornou-se um símbolo global de bem-estar e saúde funcional, especialmente entre consumidores em busca de ingredientes considerados superalimentos.

“O matchá se tornou popular nos últimos anos por unir efeitos fisiológicos interessantes com forte apelo visual. A cor verde intensa ajuda a chamar atenção, sobretudo nas redes sociais, e o sabor levemente vegetal permite combinações criativas em lattes, smoothies, sobremesas e bebidas geladas” conta a nutricionista Carla Fiorillo, coordenadora de conteúdo do Professional HUB da Puravida.

A especialista explica que do ponto de vista nutricional, o matchá oferece uma alta concentração de antioxidantes (especialmente catequinas) e permite o consumo efetivo de toda a folha, já que se ingere o pó diretamente na bebida, ao contrário de infusões que “descartam” parte do material vegetal. Ele também costuma conter cafeína natural e L‑teanina, uma combinação frequentemente apontada como estimulante, mas mais suave e prolongada do que a cafeína isolada.

Outro ponto positivo é que para consumir matchá há inúmeras possibilidades: lattes com leite vegetal ou animal, smoothies acrescentando frutas, bebidas geladas com gelo, receitas de bolos, sorvetes, biscoitos, cremes e sobremesas em que o pó é incorporado à massa.

Apesar dos benefícios, recomenda-se moderação. A cafeína presente pode causar desconforto em pessoas sensíveis ou quando consumida próximo ao horário de dormir. "O ideal é consumir pela manhã ou no início da tarde e evitar doses muito elevadas. Alguns cuidados também são indicados para hipertensos, gestantes, pessoas com distúrbios do sono ou sensíveis à cafeína”, finaliza Carla.

Sobre a Puravida - A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais. Para mais informações, acesse www.puravida.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Jan 15, 2026 Demais

Verão em casa: LG tem os aliados ideais para mais…

Jan 15, 2026 Demais

Raios no verão aumentam risco de incêndios

Jan 15, 2026 Demais

Espanha já abriga a terceira maior comunidade…

Jan 15, 2026 Demais

Muito além do forno: por que uma pizza leva meses para…

Jan 15, 2026 Demais

2026: como será a interdependência humano-máquina?

Jan 15, 2026 Demais

Férias não deveriam cansar mais do que a rotina

Jan 15, 2026 Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só…

Jan 15, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version