SEGS Portal Nacional

Demais

Seu pet sofre com problemas nas articulações? Saiba como reconhecer os sinais e preservar sua mobilidade

  • Terça, 28 Outubro 2025 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Kevin Turcios/Unsplash

A boa saúde das articulações é determinante para o conforto e bem-estar dos cães e gatos. De maneira geral, os gatos, por menores que sejam, tendem a sofrer com doenças articulares em algum momento até o fim da vida. Do mesmo modo, os cães, especialmente os de raças maiores, têm grandes possibilidades de ter quadros comprometedores da mobilidade e flexibilidade.

“A perda da saúde articular e, consequentemente, da mobilidade e flexibilidade, está ligada a diferentes fatores. E alguns deles podem ser prevenidos”, alerta a médica-veterinária Patricia Guimarães, coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.

A falta de atividades físicas ou interativas no ambiente de convívio, dieta de baixa qualidade e obesidade estão entre os fatores que podem ser manejados para não amplificar as possibilidades do desenvolvimento de problemas nas articulações. Já em idade avançada, os problemas comportamentais e a predisposição genética e racial são fatores incontroláveis, mas também podem ser monitorados com visitas regulares ao médico-veterinário.

“É muito importante que o tutor seja fiel às consultas periódicas à clínica para garantir o bem-estar dos seus pets. Os dados mostram que 60% dos gatos a partir de 6 anos de idade apresentam perda de mobilidade e flexibilidade e esse percentual sobe para 90% quando estes animais atingem os 12 anos de idade", reforça Patricia. Além disso, por uma questão de instinto, os felinos ocultam sinais de dor e desconforto, o que dificulta o diagnóstico precoce e faz com que os problemas articulares só sejam percebidos quando já estão mais avançados.

Já entre os cães, os animais das raças Labrador, Golden Retriever, Pastor Alemão, Rotweiller, Bulldog (inglês e francês), Dachshund e São Bernardo têm maior probabilidade de desenvolver enfermidades articulares por questões como peso, obesidade, características morfológicas e genéticas.

Como consequência da perda de mobilidade, eles passam a ganhar peso, perder massa muscular e desenvolver diversos problemas osteoarticulares, digestivos, comportamentais e cognitivos. Esse conjunto de fatores influencia a brusca redução da expectativa de vida.

A saúde articular é um dos pilares do bem-estar dos cães e gatos e a Vetoquinol, uma das dez maiores indústrias farmacêuticas veterinárias do mundo, reconhecida por desenvolver soluções que promovem saúde e qualidade de vida aos animais, tem esse compromisso no centro de sua atuação. Pensando nisso, foi desenvolvido Flexadin® Advanced, um suplemento alimentar indicado para pets de todas as idades, raças e portes, disponível em duas versões: uma específica para cães e outra para gatos.

"Independentemente da espécie, Flexadin® Advanced contém em sua composição o colágeno de frango tipo II não desnaturado, ingrediente que auxilia na preservação da cartilagem e contribui para a redução da inflamação e da dor, proporcionando mais conforto, mobilidade e flexibilidade às articulações dos cães e dos gatos. Além disso, seus tabletes são mastigáveis e altamente palatáveis, podendo ser oferecidos como petisco, o que melhora a aceitação pelo pet e torna a administração muito mais prática para o tutor”, explica a médica-veterinária.

“Flexadin® Advanced é mais uma solução inovadora que reforça o compromisso da Vetoquinol em promover o bem-estar animal, contribuindo com articulações saudáveis, para uma vida mais ativa e com maior qualidade e liberdade de movimentos”, ressalta Patricia Guimarães.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Jan 15, 2026 Demais

Verão em casa: LG tem os aliados ideais para mais…

Jan 15, 2026 Demais

Raios no verão aumentam risco de incêndios

Jan 15, 2026 Demais

Espanha já abriga a terceira maior comunidade…

Jan 15, 2026 Demais

Muito além do forno: por que uma pizza leva meses para…

Jan 15, 2026 Demais

2026: como será a interdependência humano-máquina?

Jan 15, 2026 Demais

Férias não deveriam cansar mais do que a rotina

Jan 15, 2026 Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só…

Jan 15, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version