Logo
Imprimir esta página

Harpias são transferidas para zoológico paraguaio da Itaipu

(Crédito das fotos: William Brisida/Itaipu Binacional) (Crédito das fotos: William Brisida/Itaipu Binacional)

Aves estavam no Refúgio da margem brasileira da Binacional. Medida dá início a projeto de conservação integrada entre os dois países.

Duas harpias (Harpia harpyja) nascidas entre 2019 e 2020 no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), na margem brasileira da Itaipu Binacional, foram transferidas nesta terça (23) para o zoológico do Centro Ambiental Tekotopa, espaço de animais silvestres da margem paraguaia da Usina. A medida dá início a um projeto de conservação integrada da ave de rapina entre os dois países.

Embora as aves continuem na Itaipu, que é binacional, o processo de transferência adotou o trâmite necessário para a exportação de animais de um país a outro, saindo de Foz do Iguaçu e seguindo pela Ponte da Amizade até a cidade de Hernandárias, no Paraguai. “Providenciamos mais de dez autorizações, exigidas pela Receita Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ibama e diversos órgãos ambientais”, explicou a médica-veterinária da margem brasileira da Itaipu, Aline Konell. “Estávamos preocupados com uma possível demora, e com o calor, mas foi uma manhã fresca e sombreada, e tudo correu bem”, comemorou.

Desde o ano 2000, o RBV registrou o nascimento de mais de 50 harpias, fazendo com que a equipe brasileira acumulasse conhecimento sobre a espécie, que agora compartilha com os conservacionistas paraguaios. “A manutenção desses animais sob os nossos cuidados produziu conhecimento técnico sobre fisiologia, anatomia, reprodução e está nos possibilitando estudar a translocação e, quem sabe, as condições para a soltura futura da espécie na natureza”, explica Aline Konell.

A harpia está criticamente ameaçada na América do Sul e América Central, já extinta em alguns locais, principalmente pela perda de habitat e a caça. No Paraguai a espécie está praticamente extinta, segundo o médico-veterinário da margem paraguaia da Itaipu, Santiago Molina Iriondo, coordenador do Centro de Investigación de Animales Silvestres(CIASI). “Trata-se da maior águia que já habitou nossas terras, e agora temos a oportunidade, e a responsabilidade, de mostrá-la aos visitantes do zoológico. É uma grande alegria para as equipes brasileira e paraguaia”.

O macho “Cinquentinha” e a fêmea “Pangeia”, em breve serão expostos para visitação no zoológico paraguaio, em um recinto projetado para o bem-estar e o desenvolvimento das aves.

Sobre a Itaipu Binacional

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora.

A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto