Dia Nacional da Sustentabilidade: conheça vinícolas com boas práticas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabriella Garland
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
A sommelière Stephani Mercado, da Cantu Grupo Wine, destaca práticas como viticultura de precisão, adubação orgânica e preservação do bioma Pampa na primeira vinícola do Grupo, além de referências internacionais como Casa Relvas, Ventisquero e Ramón Bilbao
No dia 25 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade, uma data que convida consumidores e empresas a refletirem sobre o impacto de suas escolhas para o futuro do planeta. Para marcar a ocasião, a sommelière Stephani Mercado, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, destaca iniciativas que mostram como o setor vitivinícola pode ser um aliado de práticas responsáveis. O maior exemplo vem de dentro de casa: a Entre Dois Mundos, projeto do Grupo Wine criado em parceria com a Miolo e distribuído com exclusividade pela Cantu Grupo Wine.
Sustentabilidade e inovação do sertão à Campanha Gaúcha
Com linhas que unem tradição, inovação e diversidade de terroirs, a Entre Dois Mundos traduz no nome a filosofia que orienta sua produção: a união entre culturas e práticas, do Brasil para o mundo.
De um lado, está a linha Maraví, composta por três espumantes festivos — Brut, Brut Rosé e Moscatel — produzidos na Vinícola Terranova, da Miolo, no Vale do São Francisco, na Bahia. Com energia vibrante e identidade tropical, os rótulos expressam a força do sertão e foram criados para celebrar: “Maraví é um espumante nascido no sertão com alma de festa”.
Na outra ponta, a linha Kaipú reúne quatro vinhos — branco (Chardonnay), rosé, Cabernet Sauvignon e Tannat — produzidos na Vinícola Almadén, em Santana do Livramento (RS), região da Campanha Gaúcha. Todos passam por barrica, um diferencial no mercado brasileiro de vinhos de excelente custo-benefício, entregando complexidade e sofisticação.
A sustentabilidade é um pilar desde a primeira safra. A vinícola adota viticultura de precisão, com mapeamento e estratificação dos solos, análises periódicas e uso de adubação orgânica derivada dos resíduos da vinificação. Também recorre a fosfatos naturais em novos vinhedos, cultiva leguminosas e plantas de cobertura para reciclagem de nutrientes e preserva a vegetação nativa entre as fileiras, reduzindo erosão e fixando nitrogênio naturalmente.
Mais de 30% da área é mantida como Área de Preservação Permanente (APP), onde já foram catalogadas mais de 30 espécies de animais nativos do Pampa. O cuidado se estende à conservação do patrimônio cultural — como a Paleo Toca do Tigre — e à proteção da água, com a construção de um poço artesiano para monitorar o Aquífero Guarani.
Outras vinícolas que inspiram boas práticas
Além da Entre Dois Mundos, outras referências internacionais do portfólio da Cantu Grupo Wine mostram como tradição e inovação podem andar lado a lado em favor da sustentabilidade.
- A Casa Relvas (Portugal), pioneira no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (classificação 3,8/4), alcançou a neutralidade carbônica em 2021. No campo, pratica gestão racional de água e solos, agricultura biológica e integradas, preserva a biodiversidade e utiliza ovelhas Merino no manejo natural. Na adega, investe em eficiência energética, reuso de águas residuais e redução de resíduos. No design, adota garrafas leves (420 g), caixas FSC, rolhas de cortiça carbono neutro e garrafas PET recicláveis; no social, prioriza fornecedores locais, apoia instituições e oferece bolsas de estudo a filhos de colaboradores.
- No Chile, a Ventisquero é — a primeira vinícola do país a conquistar a Certificação de Sustentabilidade, atuando em cinco pilares: redução do uso da água; economia circular (82% de recuperabilidade); preservação da biodiversidade com práticas regenerativas; redução de 53% da pegada de carbono desde 2009 com energias renováveis; e vínculo social forte com as comunidades do entorno.
- Já a espanhola Ramón Bilbao, da região de Rioja & Rueda — Integrante do Zamora Company, alinha-se aos ODS e investe em eficiência energética, proteção dos ecossistemas locais, embalagens mais leves e recicláveis e projetos sociais que valorizam a cultura regional, com meta de neutralidade de carbono até 2050.
“A Entre Dois Mundos mostra que é possível unir inovação, identidade brasileira e compromisso ambiental desde o nascimento de uma vinícola. Ao mesmo tempo, olhar para produtores como Casa Relvas, Ventisquero e Ramón Bilbao nos ajuda a entender que sustentabilidade é um caminho sem volta na vitivinicultura mundial. Esses exemplos reforçam que preservar o planeta, valorizar comunidades e entregar vinhos de qualidade andam lado a lado — e essa é a inspiração que queremos levar também ao mercado brasileiro”, destaca a sommelière Stephani Mercado, da Cantu Grupo Wine.
Sobre a Cantu Grupo Wine
A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 21 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 14 países diferentes, além de ser distribuidora exclusiva da vinícola Entre dois Mundos, a primeira produtora de vinhos do Grupo Wine. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>