Como escolher a melhor carne bovina no supermercado?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fernanda Martins Teixeira
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Especialistas dão dicas para fazer a melhor escolha e ainda economizar
A carne bovina é um dos principais alimentos que compõem a mesa dos brasileiros, sendo essa uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, mas quais são os fatores que indicam sua qualidade? Textura, rótulos e cheiros são pontos que devem ser considerados na hora de escolher os produtos nos supermercados e nos açougues e entender algumas questões sobre a produção e aparência pode ser fundamental na hora de ir às compras.
“Para chegar até a mesa com qualidade e segurança, a carne bovina precisa passar por uma série de cuidados. Entre eles, e o mais importante é a inspeção oficial, realizada pelos serviços de agricultura do governo federal, estado ou município, sendo eles o SIF (Serviço de Inspeção Federal), SIE (Serviço de Inspeção Estadual) e SIM (Serviço de Inspeção Municipal)” afirma a analista de assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg Senar, Paula Lobato.
Outro fator que pode ajudar na escolha é a aparência da carne. De acordo com Paula devem ser levados em consideração: cor, textura, aroma, maciez e segurança sanitária. Mas no final das contas, como identificar carne fresca no açougue ou supermercado?
Na hora da compra, o consumidor deve observar três pontos básicos:
- Cor: a carne fresca deve ter tom vermelho-vivo. Carnes muito escuras, acinzentadas ou esverdeadas podem indicar problemas de conservação.
- Odor: o cheiro precisa ser suave e característico, nunca forte ou desagradável.
- Textura: a carne deve estar firme ao toque e levemente úmida, mas nunca pegajosa.
Já quem compra produtos que já são vendidos embalados, a especialista recomenda atenção aos selos nas embalagens: “para comprar com segurança, o consumidor deve ir além da aparência: checar o selo de inspeção, conferir o rótulo, a validade e a rastreabilidade, essas são as maneiras mais eficazes de garantir qualidade e proteção à saúde” afirma.
- Para as embalagens já embaladas, deve-se observar então:
- Data de validade: garante que o consumo seja feito dentro do período seguro.
- Informações de origem e rastreabilidade: permitem identificar de qual frigorífico, lote e até mesmo de qual região o animal veio, oferecendo transparência e confiança.
- Condições de conservação indicadas no rótulo: mostram a forma correta de armazenar o produto até o preparo.
Atenção às carnes embaladas a vácuo!
Na carne bovina embalada a vácuo, é comum o consumidor notar uma coloração mais escura, às vezes puxando para o roxo. Mas porque isso acontece? Segundo Paula Lobato, “isso acontece porque, dentro desse tipo de embalagem, a carne fica em ambiente sem oxigênio e por isso, a proteína responsável pela cor da carne assume uma forma que dá essa tonalidade mais escura. O que o consumidor deve ficar atento é que ao abrir a embalagem, em no máximo 30 minutos, a cor vermelho vivo da carne deve retornar”. Além da coloração é importante observar o odor, que logo após a abertura da embalagem pode parecer forte, mas a tendencia é voltar ao cheiro característico de uma carne fresca.
O corte mais caro é sempre o melhor?
Júlio César Magalhães, Instrutor Senar Minas afirma: “para driblarmos o alto preço da carne bovina podemos utilizar as seguintes estratégias: pesquisa de mercado, variar o cardápio com vários tipos de carnes (peixe, frango, suíno) ou utilizar cortes como chambaril suíno ou bovino e costela.”
Mesmo com outras opções, a carne de boi faz parte da cultura alimentar do brasileiro, e para quem não abre mão da carne bovina, Júlio recomenda alguns cortes que possuem um bom custo-benefício, além de boa qualidade nutricional. São elas:
- Patinho: corte magro que poderá ser utilizado moído, em bifes em cubos etc.
- Costela: excelente para ser cozido ou assado, pode ser com o osso ou desossado.
- Miolo de acém: pode ser utilizado em cubos cozido, moído.
- Maçã de peito/peito: pode ser utilizado cozido e no norte de minas é muito utilizado para churrasco espeto corrido.
- Fraldinha: muito utilizado para churrasco, ou cozido e moído.
Já para substituir os cortes mais caros como o contrafilé, alcatra, picanha, são indicadas: fraldinha, acém, paleta, maminha.
Outra dica que pode ajudar na economia é congelar a carne. Júlio afirma: “o congelamento é uma excelente estratégia para conservação e economia, desde que realizado da forma correta. É importante usar embalagens adequadas para alimentos e rotular com a data de embalagem e utilizar em até 90 dias. E outra dica é congelar as quantidades que vão ser utilizadas por vez e lembrar sempre de descongelar na geladeira.”
Congresso nacional em Belo Horizonte discute a qualidade da carne bovina
O Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte.
Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional.
Entre os temas centrais estão:
- Qualidade e padrões de carne para produtores
- Carne do futuro e tecnologias de produção
- Tendências de consumo no Brasil e no exterior
- Expectativas sobre o mercado do boi
- Casos de sucesso na pecuária
- Apresentação de cortes especiais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>