Logo
Imprimir esta página

Dia da Cabernet Sauvignon: conheça rótulos produzidos em cinco terroirs distintos

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Sommelière do Grupo Wine fala sobre a importância da uva e faz indicações de vinhos inusitados provenientes de diferentes países

No dia 26 de agosto se celebra o Dia da Cabernet Sauvignon, reconhecida no mundo dos vinhos como a rainha das uvas tintas. Uma variedade com excelente adaptação em diferentes climas e regiões, esta uva especial produz excelentes rótulos sozinha, como varietal, ou em blends com outras uvas, elaborando desde vinhos mais jovens e frutados até os mais intensos e complexos.

É resultado de um cruzamento natural entre as uvas tinta Cabernet Franc e branca Sauvignon Blanc, ocorrido em Bordeaux, na França. Atualmente, consiste na espécie de uva para vinhos mais cultivada no mundo.

“Um de seus diferenciais é sua casca espessa, mais grossa do que na maioria das uvas viníferas, que desempenha um papel importante, protege a uva de variações climáticas e faz com que ela tenha uma maturação tardia”, conta Marina Bufarah, sommelière do Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil. “No Brasil, a casta desponta como uva mais cultivada ao lado da Merlot. Todas as regiões contam com alguma área plantada da Cabernet Sauvignon, que apresenta características ligeiramente diversas conforme o clima local.”

Confira indicações da sommelière de vinhos produzidos com a casta que fogem dos tradicionais terroirs do Velho e Novo Mundo.

Rosé nacional

Sua versatilidade permite a elaboração de diferentes estilos de vinhos, desde os mais leves e frescos para o dia-a-dia, até os mais encorpados que pedem pratos mais complexos, passando pelos rosés que harmonizam perfeitamente com um piquenique descompromissado. Para experimentar uma versão leve e refrescante produzida com a uva, a indicação é o Kaipu Rosé 2023, que é elaborado na Campanha Gaúcha, com coloração e aromas delicados, além do excelente frescor.

Cabernet Sauvignon californiano

A “rainha das tintas” também brilha na Califórnia, EUA, onde é o tipo de uva tinta mais cultivado. O sol abundante da região permite que a casta fique completamente madura e acumule bastante açúcar, originando tintos encorpados e concentrados, com taninos potentes e muitas vezes envelhecidos em carvalho, para que o vinho fique mais complexo e macio. O Carnivor Cabernet Sauvignon é um exemplar que reúne com louvor as qualidades típicas dos vinhos da região.

Tinto chileno

Outra característica marcante válida de ser mencionada é que o vinho com Cabernet Sauvignon costuma envelhecer graciosamente por décadas. Durante esse tempo, os taninos ficarão mais macios e redondos, a fruta estará presente com delicadeza e a acidez preservará o frescor da bebida. Podem surgir também outros aromas mais delicados, como grafite, cedro e tabaco, tornando seus grandes exemplares ainda mais marcantes e exuberantes. Um rótulo pensado com estas características é o Founders Collection Valle del Maipo Cabernet Sauvignon, que possui grande potencial de guarda.

Tinto francês

Na França, seu país de origem, a uva produz grandes vinhos tintos, mas também pode agradar com exemplares mais fáceis e frescos, predicados do Le Petit Cochonnet I.G.P. Pays d’Oc Cabernet Sauvignon, elaborado no sul do país com uma proposta bem acessível e descontraída, que já se entrega no rótulo divertido. Com amadurecimento em tanques de aço inox para assegurar a preservação das características naturais da uva, o vinho possui um perfil frutado, fresco e equilibrado.

Tinto argentino barricado

Amplamente cultivada na Argentina, se destaca nas sub-regiões de Mendoza, como Agrelo, onde a mais de mil metros de altitude a Viña Las Perdices elabora o Las Perdices Reserva Cabernet Sauvignon, um exemplar que amadurece 12 meses em carvalho potencializando sua complexidade e elegância, com aromas encantadores de frutas pretas e vermelhas, notas de pimenta, baunilha, chocolate e café. No paladar é intenso, com taninos presentes e redondos, acidez média e final longo, confirmando os aromas em boca.

Como dica de harmonização geral para acompanhar os vinhos elaborados com a Cabernet Sauvignon, a sommelière sugere pratos de sabor e gordura mais intensos, como um risoto de calabresa finalizado com manteiga de ervas e queijo parmesão, um hambúrguer suculento ou um prato de sabor marcante, como Vaca Atolada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto