SEGS Portal Nacional

Demais

Café preto e amargo? Nutricionista explica o que é o café bom de verdade

  • Quinta, 21 Agosto 2025 18:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erika Ricci
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Reproduçã: iStock

Especialista conta como o brasileiro tem redescoberto o sabor e aroma do grão nacional

Por muito tempo se acreditava que café bom era preto e amargo. Esse mito se popularizou porque torras mais escuras ajudavam a mascarar defeitos e estimulavam o uso de açúcar. Hoje o consumidor entende que a origem do grão impacta sabor, aroma, textura, e que as nuances naturais oferecem prazer sensorial aos apreciadores.

De acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), as vendas dos cafés gourmet apresentaram crescimento de 56,62 % no primeiro quadrimestre de 2025, enquanto os especiais aumentaram 29,13 % no mesmo período. Esses dados refletem a valorização crescente da qualidade e o interesse dos consumidores por produtos sensoriais diferenciados no mercado premium.

“A torra ideal realça notas naturais e preserva o frescor do grão. Os cafés premium costumam oferecer doçura equilibrada, acidez suave e corpo aveludado de cor mais âmbar. Quando bem preparado, não exige adoçante nem açúcar. É possível identificar doçura natural, notas frutadas ou achocolatadas e um final limpo, o que encanta até quem nunca tomou café sem açúcar”, explica Daniela Zaminiani, nutricionista da Sterna Café.

O café gourmet, segundo a ABIC, recebe uma pontuação entre setenta e oitenta pontos em avaliações sensoriais. Isso indica um produto com sabor diferenciado e qualidade superior ao café comum, oferecendo uma experiência mais agradável e equilibrada para o consumidor que valoriza um paladar mais apurado, mas ainda está começando a explorar cafés mais sofisticados.

Já o café especial exige uma pontuação acima de oitenta pontos e passa por critérios rigorosos de rastreabilidade e avaliação sensorial certificada, esses critérios são rigorosamente avaliados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Isso significa que, além do sabor excepcional, sua origem e processos são cuidadosamente controlados, garantindo um produto único, com características complexas e alta consistência na qualidade final, valorizando a história e o terroir de cada lote.

“A identificação começa pela origem e rótulo. É importante verificar a data de torra, selo ABIC quando presente e descrição sensorial. Tudo isso evita produtos com torra excessiva ou lapsos no processo artesanal. Para quem busca cafés verdadeiros, esses detalhes fazem diferença no aroma, no sabor e até na forma como o corpo percebe a bebida”, comenta a especialista.

A Sterna Café reúne grãos especiais de alta qualidade em ambiente imersivo e oferece métodos de extração variados como V60, Clever, Chemex, AeroPress e Prensa Francesa, que revelam toda a complexidade sensorial do café e proporcionam uma experiência única para a cada xícara, com aromas suculentos, acidez equilibrada e texturas marcantes.

Além disso, quem gosta de ter essa experiência em casa pode adquirir nas unidades Sterna Café os grãos selecionados de torra média perfil exclusivo da rede, feito com café especial de notas de caramelo e chocolate. Outra opção é a praticidade das cápsulas, que também estão disponíveis para os clientes. As duas versões podem ser compradas em todas as lojas físicas.

“O Brasil é o maior produtor de café do mundo e se torna muito especial para a Sterna Café acompanhar essa mudança no olhar do consumidor, que tem se interessado por conhecer cada vez mais esse universo. Nosso produto é um patrimônio nacional que pode ser vivido com intensidade, em uma experiência imersiva e sensorial que inspirou a nossa fundação”, finaliza Zaminiani.

Sterna Café - A Rede Sterna Café surgiu da união do amor pelo café de seu fundador, Deiverson Migliatti, a todo conhecimento adquirido em 4 voltas ao mundo para trazer sabores, culturas e diferentes técnicas que tornam um simples café em uma grande viagem. Hoje, a rede concentra mais de 80 unidades distribuídas em 9 estados brasileiros.

Com apenas 1 ano de operação, em 2016, a loja virou uma marca e consequentemente uma franquia, tornando-se a maior rede de cafeterias premium com cafés gourmets e especiais do Brasil, que utiliza 100% de grãos especiais e diversos métodos de extração. Outro diferencial da marca é o de oferecer mensalmente um café especial brasileiro e de algum lugar do mundo, ação conhecida como “Grão Visitante”. Todas as lojas são instagramáveis e a visita proporciona uma verdadeira imersão no fascinante mundo do café.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Jan 15, 2026 Demais

Verão em casa: LG tem os aliados ideais para mais…

Jan 15, 2026 Demais

Raios no verão aumentam risco de incêndios

Jan 15, 2026 Demais

Espanha já abriga a terceira maior comunidade…

Jan 15, 2026 Demais

Muito além do forno: por que uma pizza leva meses para…

Jan 15, 2026 Demais

2026: como será a interdependência humano-máquina?

Jan 15, 2026 Demais

Férias não deveriam cansar mais do que a rotina

Jan 15, 2026 Demais

Dia do Adulto: entenda a virada de chave prevista só…

Jan 15, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version