SEGS Portal Nacional

Demais

Azul usa sistema que reduz consumo de combustível e emissão de CO₂ nas decolagens

  • Quarta, 20 Agosto 2025 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Novais
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em um ano e meio de uso da ferramenta, chamada de OptiClimb, a Companhia registrou economia em querosene de aviação e evitou emissão de 28 milhões toneladas em CO₂ na atmosfera

A Azul, maior companhia aérea em número de voos atendidos no Brasil, completa neste mês um ano e meio do uso do sistema operacional OptiClimb, tecnologia que reduz o consumo de combustível e emissões de CO₂ durante decolagens dos aviões. O sistema começou a ser usado na frota de Airbus A320 e foi implementado gradualmente nas outras aeronaves da Companhia.

Criado pela SITA, empresa global de tecnologia para aviação, o sistema OptiClimb é usado nas aeronaves Embraer, Airbus A320, A321 e A330 da Companhia. Antes da decolagem, os pilotos inserem dados do voo, como peso, rota e condições meteorológicas e o sistema calcula o perfil de subida mais eficiente, ajudando a reduzir o consumo de combustível nessa fase inicial do voo.

Em voos com aeronaves Embraer, a economia média é de 36 quilos de querosene de aviação (QAV) por decolagem. Já nos jatos Airbus A320, o ganho chega a 77 quilos por operação. Considerando toda a malha aérea da Azul, o uso do sistema tem representado uma significativa economia mensal em combustível, além de redução na emissão de CO₂ em cerca de 3 mil toneladas por mês.

A redução de gases vai ao encontro da proposta da Azul e traz ganhos ambientais. Em um ano e meio, foi evitada a emissão de 28 milhões de toneladas em CO₂. Este montante ocuparia um volume de aproximadamente 15,3 bilhões de metros cúbicos, o suficiente para encher mais de 6,1 mil piscinas olímpicas.

“Em uma indústria em que a eficiência operacional anda lado a lado com a sustentabilidade, ferramentas como o OptiClimb fazem a diferença. É uma tecnologia que nos ajuda a voar de forma mais consciente, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico”, afirma Daniel Tkacz Vice-Presidente de Operações da Azul.

Com o OptiClimb, a Azul reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade, ao investir em soluções que contribuem diretamente para a redução do impacto ambiental da aviação. A adoção do sistema reflete uma estratégia em buscar constantemente tecnologias que melhorem a operação, tornem os voos mais eficientes e ofereçam mais comodidade aos Clientes, ao mesmo tempo em que reduzem custos operacionais.

“A parceria com a Azul na implementação do OptiClimb é um exemplo concreto de como a tecnologia pode transformar a aviação de maneira sustentável e eficiente. Estamos orgulhosos de ver resultados tão expressivos. Essa conquista reforça o compromisso da SITA em apoiar o setor na busca por operações mais inteligentes, sustentáveis e fluidas", destaca Shawn Gregor, Presidente da SITA nas Américas.

Sobre a Azul

Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos. Com uma frota operacional de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 250 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller's Choice Awards. Para mais informações, acesse o site da Azul.

Sobre a SITA

A SITA é o motor tecnológico do setor de transporte aéreo, tornando as viagens mais seguras, fáceis e sustentáveis para todos. Desde o início da aviação comercial até as fronteiras digitais de hoje, a SITA está presente, conectando o setor e contribuindo para sua evolução a cada passo.

Com cerca de 2.500 clientes, as tecnologias da SITA oferecem suporte a mais de 1.000 aeroportos e mais de 19.600 aeronaves ao redor do mundo. A empresa também auxilia mais de 70 governos a equilibrar a segurança nas fronteiras com viagens sem interrupções. Nos bastidores, a SITA conecta 45% a 50% do intercâmbio de dados do setor, permitindo que uma rede global altamente complexa opere de maneira fluida e confiável, em todas as etapas do processo.

A SITA está se transformando rapidamente. De autoatendimento avançado e controle de operações a projeto de aeroportos e fronteiras digitais, está moldando a próxima geração de viagens por meio de aquisições importantes, como Materna IPS, ASISTIM e CCM. Também está se expandindo além da aviação com iniciativas como SmartSea, levando suas tecnologias confiáveis para cruzeiros, trens e mobilidade aérea urbana.

Essa transformação vai além de novos produtos. A empresa está investindo em habilidades, ferramentas e parcerias certas para ajudar o setor a avançar com mais eficiência e agilidade, reunindo sistemas inteligentes, dados contínuos e inovação sustentável. Porque, com o aumento das viagens globais, a fluidez é fundamental.

Como parte da ousada estratégia climática, a SITA está reduzindo as emissões em 4,2% ao ano e tem como meta atingir carbono zero até 2050. Os objetivos da empresa estão baseados na ciência e são validados pela SBTi. Além disso, o crescente portfólio da companhia está ajudando os clientes a reduzir suas próprias pegadas de carbono.

De propriedade do setor e impulsionada por suas necessidades, a SITA opera em mais de 200 países e territórios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 19, 2026 Demais

Resgatou um animal? Veja o que fazer nos primeiros dias…

Jan 19, 2026 Demais

O segredo da água micelar - confira 5 usos pouco…

Jan 19, 2026 Demais

Senado italiano aprova lei que tira o reconhecimento da…

Jan 19, 2026 Demais

Golpes via Pix já fizeram 24 milhões de vítimas no…

Jan 19, 2026 Demais

Advogados goianos conseguem rara homologação de…

Jan 19, 2026 Demais

Quanto custa manter o ar-condicionado ligado no verão?

Jan 19, 2026 Demais

Side Part Hair: tendência lateral que está dominando…

Jan 19, 2026 Demais

Quer saber se o treino está dando resultado? Veja onde…

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version