SEGS Portal Nacional

Demais

Busca pela cidadania portuguesa cresce 350% e impulsiona negócios do setor

  • Quarta, 20 Agosto 2025 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cris Landi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Porto Cidadania Portuguesa (Foto Divulgação 01)

Mais de 1,4 milhão de pessoas solicitaram a cidadania portuguesa entre 2019 e 2025. O Brasil lidera esse ranking. Uma das referências na assessoria jurídica aos descendentes, a Porto Cidadania bate recorde de faturamento e estima crescer 300%.

Um futuro mais promissor para filhos e netos está motivando muitos brasileiros a buscarem pela dupla cidadania. Nesse contexto, a procura pelo reconhecimento da cidadania portuguesa disparou. O Ministério da Justiça de Portugal relata que, entre 2019 e 2025, mais de 1,4 milhão de pessoas solicitaram a cidadania portuguesa, o que representa um crescimento de mais de 350%. O Brasil lidera esse ranking. Dados do IRN – Instituto dos Registros e do Notoriado indicam que, em um ano (entre fevereiro de 2023 e 2024), 12.844 pedidos de brasileiros foram encaminhados pela sua plataforma online. O montante representa 45% do total de solicitações. Essa demanda também está impulsionando o crescimento das assessorias especializadas.

Com uma equipe altamente técnica e uma estrutura diferenciada, a Porto Cidadania Portuguesa é uma das que mais vem se destacando na assessoria jurídica aos descendentes. A empresa fechou 2024 com o faturamento de R$ 4,2 milhões, um crescimento de 400% em comparação ao ano anterior. Em maio, pela primeira vez, fechou um mês com R$ 1 milhão em vendas. O resultado contribuiu para superar todo o montante faturado em 2024, ainda no primeiro semestre. “Esse desempenho é resultado da combinação de uma equipe qualificada, com uma gestão eficiente e cultura organizacional sólida, tecnologia nos processos internos e foco no cliente”, comemora Laura Seidl, supervisora comercial da Porto.

Jurídico próprio em Portugal

Além da sede no Brasil, em Caxias do Sul, na serra gaúcha, a Porto Cidadania Portuguesa mantém um escritório, com uma estrutura jurídica própria, em Lisboa, o que contribui para resultados mais céleres e assertivos. “A expertise do time é essencial para evitar erros no processo, o que, além de atrasos no reconhecimento da cidadania, pode até mesmo resultar no indeferimento do pedido”, alerta Laura. Dentre outros serviços administrativos e trâmites burocráticos, a assessoria engloba a pesquisa documental e até mesmo genealógica, em alguns casos.

A Porto integra e segue os passos do Gruppo Nostrali, um case de sucesso, com mais de 30 mil clientes atendidos na obtenção da cidadania italiana. “Hoje, as nossas equipes trabalham de forma integrada, compartilhando ideias e experiências. Essa interação, certamente, fará com que, no futuro, o nosso crescimento seja ainda maior”, projeta a supervisora.

Quem tem direito à cidadania portuguesa?

– Filhos e netos de cidadão portugueses têm direito à dupla cidadania.
– Para solicitar o reconhecimento da cidadania portuguesa, é necessário apresentar documentos como o assento (certidão) de nascimento ou o documento de cidadania dos pais ou avós.
– O prazo médio para atribuição de nacionalidade para filhos é de dois anos. Já para os netos, esse prazo é de três a quatro anos.
– O Ministério da Justiça de Portugal informa que, entre 2010 e 2023, quase 500 mil brasileiros obtiveram a cidadania portuguesa.

Benefícios do passaporte português

– O passaporte português é o quinto mais poderoso do mundo, segundo a Henley Passport Index, ranking global que avalia a liberdade de viagem dos passaportes de diferentes países;
– Ele dá acesso a 190 países, sendo possível entrar em 121 deles sem visto;
– Com o passaporte português, é possível morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia, com a equiparação de direitos e deveres de um cidadão europeu.
– A dupla cidadania também permite acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) português.
– O acesso às melhores universidades e oportunidades de estudo e desenvolvimento, em qualquer nação da UE, é outro benefício significativo.
– O reconhecimento da cidadania reforça a conexão com as raízes familiares, num resgate das origens.

Serviço:
Porto Cidadania Portuguesa


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 19, 2026 Demais

Resgatou um animal? Veja o que fazer nos primeiros dias…

Jan 19, 2026 Demais

O segredo da água micelar - confira 5 usos pouco…

Jan 19, 2026 Demais

Senado italiano aprova lei que tira o reconhecimento da…

Jan 19, 2026 Demais

Golpes via Pix já fizeram 24 milhões de vítimas no…

Jan 19, 2026 Demais

Advogados goianos conseguem rara homologação de…

Jan 19, 2026 Demais

Quanto custa manter o ar-condicionado ligado no verão?

Jan 19, 2026 Demais

Side Part Hair: tendência lateral que está dominando…

Jan 19, 2026 Demais

Quer saber se o treino está dando resultado? Veja onde…

Jan 16, 2026 Demais

Olympikus e Strava convocam brasileiros a correrem 5…

Jan 16, 2026 Demais

Chefe dos Descontinuados: Boticário cria personagem…

Jan 16, 2026 Demais

Shape não se constrói só na academia: começa no sono

Jan 16, 2026 Demais

Casos recentes de contaminação reacendem debate sobre…

Jan 16, 2026 Demais

Médicos-veterinários alertam sobre cuidados nas férias…

Jan 16, 2026 Demais

Cidadania Italiana: Por que 2026 pode ser um ano…

Jan 16, 2026 Demais

Cabelo sem frizz no calor? Shark Beauty mostra como…

Jan 16, 2026 Demais

Golpes contra pessoas idosas aumentam nas férias e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version