Logo
Imprimir esta página

Menos casamentos e mais solteiros: como isso impacta a economia

Crédito de imagem: Freepik Crédito de imagem: Freepik

No Dia Nacional dos Solteiros (15/8), especialista em Marketing e Comportamento do Consumidor analisa os desafios e as estratégias do mercado single

O Brasil vive uma transformação demográfica e social profunda, impulsionada, entre outros fatores, pelo crescimento expressivo da população de solteiros. Dados recentes divulgados pelo IBGE mostram que o número de divórcios chegou a 440,8 mil em 2023 - um aumento de 4,9% em relação a 2022. No mesmo período, os casamentos registraram queda de 3%.

Essa mudança se reflete na composição dos lares brasileiros. Com 81 milhões de solteiros contra 63 milhões de casados, é natural que o número de domicílios unipessoais esteja em crescimento. O Censo 2022 confirmou essa tendência histórica, revelando que 15,9% dos lares brasileiros são ocupados por uma única pessoa, um aumento de 3,7 pontos percentuais em uma década.

Segundo o especialista em Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado e Sociedade Digital, professor doutor Sérgio Czajkowski Júnior, a nova configuração dos lares – cada vez mais individuais – impacta diretamente a maneira como as marcas se conectam com seus clientes. Mais do que isso, representa oportunidades para diversos setores da economia, especialmente a construção civil, o turismo, a indústria e o varejo.

“Se temos uma quantidade crescente de pessoas vivendo sozinhas e, mesmo entre os casais, 20% afirmam que ter filhos não está nos planos, é preciso repensar toda uma gama de bens e serviços para esse público. Desde apartamentos compactos a alimentos e bebidas em porções individuais, passando por eletrodomésticos menores e mais práticos, como panelas elétricas, e embalagens descartáveis ecologicamente corretas, sempre com foco na comodidade e na sustentabilidade, as tendências são muitas”, explica o professor do UniCuritiba.

Além disso, continua Sérgio, há uma demanda crescente por serviços que facilitem a vida dos solteiros, como entregas rápidas ou com horários agendados, e pacotes turísticos pensados para quem viaja sozinho. “Compreender essa nova dinâmica social é fundamental para que as empresas não apenas aumentem suas vendas, mas também fortaleçam o relacionamento com consumidores autônomos e independentes.”

Na avaliação do professor do UniCuritiba, o mercado single precisa investir em personalização, em experiências de compra diferenciadas e em comunicação direta (mas não invasiva) para conquistar e fidelizar esse grupo em expansão. “A personalização das ofertas e a experiência de compra são elementos essenciais para o sucesso das estratégias mercadológicas direcionadas aos solteiros. Mais do que uma adaptação, enxergar os solteiros como um nicho de mercado com grande potencial é uma vantagem competitiva.”

Dedicado também ao estudo do mercado do luxo, Sérgio destaca: as organizações que vêm despontando junto aos solteiros são justamente aquelas que adotaram estratégicas autênticas de comunicação. “As pessoas, e mais ainda os solteiros, cansaram de imagens tratadas e fotos com filtros e efeitos nas redes sociais. Os solteiros desejam ter um contato com o real world”, afirma o professor.

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto