SEGS Portal Nacional

Demais

Temperos naturais x industrializados: qual a melhor escolha?

  • Quinta, 03 Julho 2025 18:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Francine Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Opção por ingredientes naturais vai além do sabor e impacta diretamente na saúde de quem consome

Com a rotina cada vez mais acelerada das pessoas, o uso de temperos industrializados pode parecer uma alternativa mais fácil e rápida na correria do dia a dia. No entanto, apesar da promessa de praticidade, essas opções apresentam diversos malefícios à saúde. Enquanto isso, os temperos naturais mostram-se como uma escolha mais segura, benéfica e assertiva para a vida, além da garantia de sabor e qualidade aos pratos.

As principais diferenças entre os dois tipos estão no modo de preparo e nos ingredientes. As versões naturais são constituídas por plantas, ervas, condimentos e especiarias in natura ou minimamente processadas – passando apenas por etapas simples, como limpeza, desidratação e moagem.

Além de proporcionar um sabor mais fresco, autêntico e rico, os temperos naturais podem ser considerados aliados de uma rotina mais saudável. Muitos ingredientes, como o açafrão-da-terra, alho e ervas aromáticas oferecem compostos bioativos e antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças. Alguns também possuem propriedades funcionais e contribuem com ações anti-inflamatória, digestiva e até termogênica, variando de acordo com o ingrediente utilizado.

Já as opções industrializadas são submetidas a um processamento mais intenso. Nelas, é comum a presença de aditivos químicos que são prejudiciais à saúde. A exemplo estão o glutamato monossódico, usado para realçar sabor, que pode causar reações em pessoas sensíveis, sendo associado a dores de cabeça e náuseas. O excesso de sódio contribui para a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, comprometimento da função renal, entre outros. Também é possível citar os corantes artificiais, que podem causar reações alérgicas, e os conservantes, que, em excesso, podem estar relacionados a efeitos tóxicos e riscos à saúde a longo prazo.

Além disso, o uso frequente de temperos industrializados pode levar à perda do paladar natural, estimulando o consumo excessivo de alimentos (devido ao realce artificial do sabor e dependência), aumentando os riscos de doenças crônicas, como hipertensão e problemas renais, e até ao acúmulo de substâncias tóxicas no organismo com o consumo contínuo.

“Por trás da conveniência dos temperos industrializados existem riscos diversos, o que pode ser facilmente evitado ao optar por temperos naturais. Eles não possuem aditivos e, além de valorizar o sabor rico e autêntico dos alimentos, garantem uma alimentação mais equilibrada, um maior aporte de compostos bioativos e antioxidantes”, explica a engenheira de alimentos Viviane Pescador Maragno, responsável técnica da Chelli.

Como fazer a substituição?

Para quem deseja começar a mudança, o ideal é adotar uma transição gradual. Nesse sentido, substituições simples já fazem diferença: usar alho, cebola, ervas frescas ou desidratadas como orégano, salsinha e cebolinha é um bom início. Também vale evitar o uso do sal como base de tempero, dando preferência a especiarias como páprica, cúrcuma e pimenta-do-reino. Outra dica é preparar caldos caseiros usando legumes e ervas no lugar de cubos industrializados. Ler os rótulos com atenção também é essencial e optar por produtos com ingredientes simples e sem misturas.

“A substituição de temperos industrializados por naturais não apenas melhora o sabor dos alimentos, mas também contribui para uma alimentação mais consciente e saudável, é um passo importante na reeducação alimentar da população. Investir no uso de temperos naturais também valoriza ingredientes regionais, fortalece a culinária cultural local e reduz o uso de produtos processados no dia a dia”, finaliza Viviane.

Sobre a Chelli

A Chelli nasceu com o propósito de levar um sabor inconfundível à vida das famílias. Com mais de 30 anos de história, a marca faz parte da De Nez Alimentos e oferece ao mercado uma ampla variedade de temperos, incluindo especiarias, ervas aromáticas, pimentas e outros condimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Dez 16, 2025 Demais

Novas regras: entenda como será a saidinha de final de…

Dez 16, 2025 Demais

O que faz o hóspede voltar?

Dez 16, 2025 Demais

Férias elevam risco de acidentes com crianças e…

Dez 16, 2025 Demais

CatLife chega como o primeiro plano de saúde pet do…

Dez 16, 2025 Demais

A Magia do Natal Começa na limpeza da Casa

Dez 16, 2025 Demais

Experiências rápidas e aulas avulsas para quem quer…

Dez 16, 2025 Demais

A importância do projeto hidráulico bem executado nas…

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version