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Expansão do setor frigorífico no Brasil reforça demanda por embalagens resistentes às baixas temperaturas

Expansão do setor frigorífico no Brasil reforça demanda por embalagens resistentes às baixas temperaturas

Nova solução autoadesiva da Avery Dennison apresenta adesão superior para produtos congelados e refrigerados, aliando conformidade e desempenho técnico.

O Brasil segue como protagonista no agronegócio global, ocupando a liderança mundial na exportação de proteínas, como frango e carne bovina. De acordo com um recente levantamento da consultoria Mordor Intelligence, o segmento de logística da cadeia fria — impulsionado principalmente pelos setores de carne e frutos do mar — movimentou US$ 2,94 bilhões no país em 2024 e deve crescer, em média, 10% ao ano até 2029.

O avanço é justificado pelas exportações aos mercados dos Estados Unidos e China, assim como pelo comportamento do consumidor nacional, que segue optando por carnes para o consumo diário, mesmo diante da alta de preços. E em meio a esse cenário, cresce a demanda por soluções que promovam segurança e transparência: o consumidor quer ter clareza sobre o que está comprando, confiar na origem e qualidade do produto, e contar com informações acessíveis e legíveis na embalagem, especialmente nos pontos de venda, onde a decisão de compra acontece.

Segundo Renato Rafael, gerente de produto para rótulos e etiquetas da Avery Dennison na América Latina, as etiquetas autoadesivas exercem um papel estratégico na logística, identificação e diferenciação dos produtos. Ele explica que mais do que cumprir obrigações regulatórias, os rótulos precisam resistir a condições extremas de temperatura, manter a legibilidade e garantir a integridade da informação - atributos que reforçam a rastreabilidade, apoiam a segurança alimentar e fortalecem a confiança do consumidor na marca.

“Os consumidores estão mais atentos à rotulagem, buscando informações claras sobre procedência, validade, modo de conservação e composição dos alimentos. À medida que o mercado de proteínas exige agilidade, conformidade e desempenho técnico elevado em todos os pontos da cadeia, as etiquetas fazem parte dessa entrega. E nesse sentido, soluções autoadesivas robustas e de alta performance são essenciais para comunicar com clareza, garantir a segurança e preservar a imagem da marca em embalagens muitas vezes desafiadoras, como bandejas plásticas e filmes diversos”, afirma Renato.

Para acompanhar a demanda crescente do segmento por soluções que atendessem a esses requisitos, a companhia anunciou recentemente o lançamento do Fasson® LT2570, uma nova tecnologia de adesivo desenvolvida especialmente para aplicações em ambientes refrigerados e congelados. Com temperatura de serviço variável (entre os -50º C e 70 ºC), a nova solução se adapta bem às condições da cadeia do frio, assegurando que a etiqueta permaneça fixa e funcional até a última etapa da jornada do produto, quando é adquirido pelo consumidor.

Renato reforça que além da alta performance em desempenho técnico, a nova solução traduz a busca das indústrias por soluções alinhadas às novas diretrizes de sustentabilidade. “A rastreabilidade e identificação são fundamentais para o setor frigorífico, e precisamos garantir que isso seja feito com responsabilidade ambiental. Por isso, estamos sempre atentos a materiais com menor impacto, alta eficiência e compatibilidade com iniciativas como a economia circular”, acrescenta.

Nesse sentido, a novidade conta com atributos relevantes, como a certificação do Programa BioPreferred, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que valida o uso de conteúdo de base biológica renovável na composição de sua formulação adesiva, deixando a estrutura mais sustentável. Além disso, o produto possui aprovação FDA para contato indireto com alimentos, ampliando sua adequação ao mercado global.

Quando combinada a filmes versáteis como o rígido PP Branco Fosco NTC (com tratamento corona e compatível com diversas tecnologias de impressão) e ao liner de papel glassine 60g, reciclável pelo programa de economia circular da Avery Dennison, o AD Circular, a solução se apresenta como uma alternativa completa e eficiente para as mais variadas aplicações refrigeradas e congeladas.

“O que antes era apenas uma exigência operacional, hoje se tornou uma vitrine da marca. A etiqueta comunica, protege e reforça o compromisso da indústria com a qualidade. Nossos esforços buscaram combinar todas essas funções com inovação e sustentabilidade, ajudando nossos clientes a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e regulado”, conclui Renato. Para mais informações sobre o Fasson® LT2570 e suas aplicações, acesse o site da companhia.


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