Logo
Imprimir esta página

Especialista explica riscos com choques elétricos durante o inverno

Foto: Freepik Foto: Freepik

Entender as principais formas de cuidados com a eletricidade é uma forma de evitar acidentes

Com a chegada das fortes chuvas em vários lugares do Brasil, o risco de choques elétricos aumenta significativamente. Não só os raios, mas a água também contribui para os perigos na eletricidade. Inclusive, nas últimas semanas, as descargas elétricas têm crescido.

O engenheiro elétrico e professor do curso de Engenharia Elétrica da UNINASSAU Recife, campus Graças, David Wilber, indica os principais cuidados para evitar os choques em período de chuvas. "Ligações clandestinas podem ser as grandes vilãs nesses casos de impulsos elétricos vistos recentemente, já que materiais de qualidade não são utilizadas. Fios desencapados e expostos, quando em contato com algo molhado, propagam eletricidade", afirma.

O aterramento permite que as correntes elétricas fluam por meio do sistema à terra. Dessa forma, quando ocorrer uma descarga, a eletricidade encaminha para o chão, evitando o impulso elétrico. Por isso, o especialista alerta para não tocar em aparelhos de metal sem aterramento adequado.

"As chuvas tornam os materiais e equipamentos mais condutivos ao espalhar tensão elétrica devido as suas propriedades. Ou seja, algo que não oferece perigo normalmente pode passar a oferecer ao entrar em contato com a água. Evite passar por alagamentos, pois há a facilidade de sofrer um choque elétrico", destaca.

Por fim, o professor também indica o uso de capas protetoras em eletrodomésticos, como fogão, geladeiras e máquina de lavar. Essa é uma maneira de evitar choques. "Locais com alguma fonte de eletricidade são um risco. Se ver alguém que sofreu uma descarga elétrica, acione os bombeiros, pois eles podem solicitar o desligamento para a companhia de energia", conclui David Wilber.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto