SEGS Portal Nacional

Demais

Mitos e verdades sobre os truques de beleza que são trends na internet

  • Segunda, 26 Mai 2025 18:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Vitale
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Shutterstock

Esteticista Patrícia Elias esclarece o que funciona nas receitas caseiras que viralizam nas redes sociais

Na era digital, onde receitas caseiras e truques de beleza se espalham com a velocidade de um clique, surgem promessas tentadoras para uma pele perfeita, controle da oleosidade e alternativas naturais aos cosméticos convencionais. Mas será que tudo o que brilha nas tendências da internet é realmente bom para a pele?

A esteticista e dermaticista Patrícia Elias, que comanda um dos maiores canais de estética do YouTube com mais de 7,6 milhões de seguidores, se tornou referência ao unir o conhecimento técnico à democratização de práticas naturais com foco em resultados seguros. A especialista analisa cinco produtos populares nas redes sociais e esclarece o que é mito, verdade ou risco real para a saúde da pele.

Leite de magnésia: fixador de maquiagem ou armadilha para a pele?

Sim, o leite de magnésia tem conquistado espaço como primer caseiro graças à sua ação matificante, resultado da presença de magnésio, zinco e titânio em sua composição. Ele realmente ajuda a controlar a oleosidade e prolonga a durabilidade da maquiagem.

Mas o alerta da especialista é claro: o produto não foi desenvolvido para uso dermatológico e tem um pH incompatível com o da pele, o que pode causar alergias, dermatites e irritações, principalmente em peles sensíveis.

“Embora traga efeitos imediatos, o uso contínuo pode comprometer a saúde da pele. Prefira dermocosméticos específicos”, recomenda Patrícia.

Pó de pedra hume como desodorante natural: funciona?

A pedra hume em pó atua como antitranspirante natural, ao obstruir os poros e reduzir a transpiração. Mas atenção, ela não tem ação antibacteriana. Isso significa que não elimina o mau odor causado por bactérias.

Para quem busca uma opção mais completa, Patrícia sugere misturar o pó com óleos essenciais como lavanda (aroma agradável) ou melaleuca (ação antisséptica). Ainda assim, ela reforça: “É funcional na redução do suor, mas não substitui os desodorantes com ação contra fungos e bactérias.”

Borra de café como esfoliante: solução natural ou agressão à pele?

Popular e acessível, a borra de café pode, sim, ser usada como esfoliante natural. No entanto, aplicar o material diretamente no rosto, sem diluição, pode agredir a pele.

A recomendação é combinar a borra com mel, sabonete líquido ou gel de aloe vera. Esses ingredientes reduzem o atrito e ainda agregam benefícios, como hidratação, ação cicatrizante e calmante.

“Movimentos suaves e sem pressão excessiva garantem uma esfoliação eficaz e segura”, orienta a esteticista.

Rodelas de pepino reduzem bolsas nos olhos?

Clássico dos truques de beleza, o pepino realmente ajuda a desinchar os olhos, mas apenas se estiver gelado. O frio promove vasoconstrição, que diminui o acúmulo de líquidos e melhora a circulação.

A aplicação ideal é de 15 a 20 minutos pela manhã, com finalização por uma leve massagem linfática.

“O método não trata olheiras pigmentares, vasculares ou estruturais. Nestes casos, é preciso intervenção profissional.”, ressalta.

Vinagre de maçã equilibra o pH da pele?

Apesar da fama, o uso de vinagre de maçã na pele é controverso. Por ser ácido, pode causar queimaduras, irritações e desequilíbrio da barreira cutânea, especialmente em peles sensíveis.

Como alternativa, Patrícia Elias recomenda a água de coco que, segundo a especialista, é um tônico natural rico em minerais e vitaminas, com efeito hidratante e refrescante.

“A água de coco é uma aliada real da pele e da saúde, inclusive sendo usada historicamente como substituto emergencial de soro hospitalar”, lembra.

“Nem tudo o que viraliza é seguro. Produtos naturais podem ser aliados, mas é essencial entender seus limites e formas corretas de aplicação. O ideal é sempre buscar orientação especializada para evitar danos invisíveis à pele que só se manifestam com o tempo. Beleza com consciência deve ser o filtro da internet”, conclui Patrícia.

Patrícia Elias é bacharel em Estética e Cosmetologia e pós-graduada em Dermaticista pela Faculdade IBECO. Especialista em tratamento de melasma, hipercromias, flacidez cutânea e saúde da pele em geral, Patrícia é sócia fundadora da Clínica de Estética Patrícia Elias e comanda o canal do YouTube brasileiro para este ramo com mais de 7.6 milhões de inscritos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version