Logo
Imprimir esta página

Um ano após tempestade histórica, fenômeno raro pode se repetir em diversos países

Aurora boreal vista em maio de 2024, no Michigan (EUA) - Fabiane Gonçalves Aurora boreal vista em maio de 2024, no Michigan (EUA) - Fabiane Gonçalves

Especialista brasileiro aponta possibilidade de a aurora boreal ficar novamente visível em diversas regiões, devido a intensa atividade solar

Há um ano, o mundo presenciou um dos maiores espetáculos naturais das últimas décadas. Em maio de 2024, uma intensa tempestade solar, considerada a mais forte em 20 anos, coloriu céus dos hemisférios sul e norte, com auroras sendo avistadas em países como Argentina, Chile, Espanha, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos. Agora, em maio de 2025, o cenário volta a chamar atenção.

O brasileiro e especialista no fenômeno, Marco Brotto - conhecido como o Caçador de Aurora Boreal - faz um novo alerta: "Estamos diante de um momento importante. Uma mancha solar significativa apareceu no lado leste do Sol e a rotação deve colocá-la em breve na direção da Terra. Ela é bastante ativa e já causou uma explosão solar de classe X-2, uma das mais intensas dos últimos tempos".

A explicação técnica de Brotto tem base em suas observações diárias do sol e mais de 170 expedições pelo Ártico, caçando auroras. Segundo ele, além da mancha ativa, há também um buraco coronal à frente dela, o que potencializa os efeitos na Terra. “Somente esse buraco coronal já deve gerar tempestades solares. E agora, com essa mancha vindo atrás, há uma possibilidade real de um novo evento significativo ocorrer”.

Os próximos dias são decisivos. Segundo Brotto, a mancha solar estará mais diretamente voltada para a Terra daqui a cerca de uma. Se houver uma nova explosão solar significativa nesse intervalo, existe a possibilidade de auroras voltarem a ser vistas em diversas regiões do planeta, inclusive fora do Ártico.

“No ano passado foi visto até por quem jamais imaginou presenciar uma aurora boreal a olho nu. O que aconteceu em 2024 foi histórico e 2025 pode nos surpreender de novo”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto