Logo
Imprimir esta página

Inovação e Democracia na Animação com Blender

Cena de Flow Cena de Flow

Há tempos venho acompanhando as transformações na indústria da animação, não só pela minha ocupação como animador, diretor de animação e diretor criativo da Noches Productions, mas também como entusiasta de novas técnicas de produção, e a adoção, cada vez mais frequente, de ferramentas de código aberto, dentro da indústria, representa, para mim, um marco importante na democratização da produção audiovisual tornando-a consideravelmente mais acessível.

O Blender tem ganhado espaço de maneira exponencial nos últimos tempos, sendo sinônimo e referência em software de código aberto. Ele não é apenas uma alternativa gratuita a softwares proprietários; ele é, de fato, uma ferramenta muito robusta e versátil, e que está constantemente em evolução. Possui uma gama completa de recursos que vão da modelagem e animação à edição de vídeo, pós produção e texturização. Ferramentas praticamente únicas, como o Grease Pencil, que possibilitam a criação de animações 2D num ambiente 3D, são verdadeiros “game changers” – simplificando processos e ampliando as possibilidades criativas. Não me canso de afirmar: o Blender é excelente, pois combina o poder da tecnologia moderna, com a liberdade de um software colaborativo e em constante evolução.

Um dos casos que mais me chamou atenção nos últimos tempos, foi a movimentação do estúdio Khara, auto-nomeado como sendo um estúdio híbrido (foi fundado pelo diretor Hideki Anno, autor e diretor do mega-sucesso, Evangelion) – que, com coragem, abandonou o 3ds Max da badalada Autodesk e migrou para o Blender.

O Studio Khara optou por fazer uma migração completa para o software livre, integrando, inclusive, a versão do Pencil+ 4 para o Blender (plugin desenvolvido pela PSOFT para renderização) à sua rotina. Dentre os motivos dados pelo estúdio para essa mudança, estão a facilidade no desenvolvimento de ferramentas personalizadas, a mão de obra especializada e o baixo custo, foram os que mais pesaram. Importante ressaltar que esse é um indicativo endêmico de como softwares livres estão impactando positivamente em produções mais exigentes, como as da indústria japonesa, que equilibra avanço, economia e tradição.

E não é só o Studio Khara que está apostando no Blender, outras produções japonesas, como a do anime Black Clover, do estúdio Pierrot se tornaram referência na utilização do Blender com o Grease Pencil para Layouts com perspectivas ousadas e narrativas visuais verdadeiramente inovadoras.

Como se não bastasse dois expoentes da animação mundial passarem a adotar o Blender, agora temos o filme FLOW, que foi produzido inteiramente dentro do Blender ganhando o Oscar de Melhor Filme de Animação. Eu vejo nesse acontecimento, uma inspiração não só para grandes produtoras como as japonesas, mas, principalmente, para a cena independente brasileira que carece de recursos em comparação a produções estrangeiras.

E quanto ao impacto dessas ferramentas na produção independente brasileira de animação? Creio firmemente que o acesso a tecnologias de ponta, sem custos proibitivos, pode revolucionar o cenário nacional. O Brasil é um celeiro de talentos e ideias inovadoras, mas muitos projetos ficam limitados pela dificuldade de arcar com licenças caras e infraestrutura tecnológica exigidas para produções animadas, e que acompanha os grandes estúdios internacionais. Com o Blender, jovens artistas, pequenos estúdios e produtores independentes ganham não só uma ferramenta, mas uma chance real de competir em um mercado global.

O Blender possui uma alta compatibilidade com um hardware de entrada, contando também com muitas otimizações, o tornando uma aplicação leve e responsiva. Além disso, a comunidade nacional do Blender possui muitos talentos e entusiastas ativos em fóruns e redes sociais, e uma alta variedade de tutoriais na internet, o que ajuda no acesso e adoção dessa ferramenta para os interessados. Essa acessibilidade impulsiona a criatividade e pode, sim, abrir caminho para o surgimento de novos projetos e obras, que transformem a cultura e a identidade não só de nossas animações, mas também das produções Live Action, pois o software também possui ferramentas nativas que o tornam competidor com grandes concorrentes de mercado. Hoje ele de fato está mudando a forma de criar e produzir conteúdo.

Ferramentas de software livre como o Blender representam uma revolução silenciosa profunda. Elas possibilitam que a produção independente brasileira ganhe voz, espaço e, acima de tudo, visibilidade. Muitos projetos inovadores que antes seriam difíceis de serem produzidos, devido ao alto custo e alta demanda de infraestrutura técnica, têm chances de ganhar vida graças à acessibilidade do Blender. E é fundamental que, como profissionais, produtores e entusiastas da animação, incentivemos a exploração dessas tecnologias através de novas histórias, pois o futuro da nossa cultura visual depende da ousadia e da inovação de cada um.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto