Carnaval 2025: prevenção ao afogamento e dicas de segurança na piscina
HTH promove parceria com TubaGo para prevenção a acidentes neste verão
O Carnaval vem aí e a folia é aguardada por todo Brasil. Tradicionalmente, espaços com piscinas são escolhidos por familías e grupos com crianças por serem ambientes mais controlados e de fácil acesso para as festividades com múltiplas atividades para recreação. Os cuidados são indispensáveis na comemoração e a HTH, marca líder em produtos para piscinas, que há 92 anos é referência global no segmento, busca incentivar a segurança no uso das piscinas neste verão.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, o afogamento é uma das principais fatalidades que acometem crianças e adolescentes no Brasil, sendo um acidente totalmente evitável. Para oferecer conscientização, a HTH realizou uma parceria com o TubaGo, participante mirim do Shark Tank, para levar o assunto de forma lúdica e educativa aos cantos do Brasil e preparar crianças e familiares para evitar situações de risco. A iniciativa conta com um site e aplicativo com jogos e cursos e destaca a importância da educação aquática para todas as idades. Acesse e saiba mais: https://www.tubago.com.br/ajuda.
Além disso, diversos cuidados são necessários na hora de prevenir afogamentos e ter segurança no momento de lazer. “A segurança nas piscinas é um tema amplo e a prevenção ao afogamento é indispensável. Vai desde o cuidado quando não está em uso até a limpeza adequada e a observação atenta das brincadeiras”, comenta Fábio Forlenza, Professor Piscina da HTH.
Confira dica para segurança na piscina:
Proteção externa
Cerque piscinas e utilize portões ou gradeados com travas para evitar o acesso não supervisionado ao local. Ainda, recomenda-se a cobertura da superfície da piscina com lona; o material possui travas para garantir que seu uso sirva como uma capa tensionada, evitando que crianças e pequenos animais afundem na água em caso de acidente.
Limpeza das piscinas
Tópico imprenscíndivel na prevenção a afogamentos, o protocolo de limpeza da água deve ser realizado com atenção. Grande parte dos acidentes ocorre por conta do filtro da piscina, que ao estar ligado durante o uso, pode sugar tecidos ou mesmo o cabelo de crianças e adolescentes, prendendo-os no fundo da piscina.
“O filtro deve ser ligado no período alternado ao uso da piscina e faz parte do procedimento de limpeza da água. Sempre que houver banhistas, o filtro deve estar desligado para evitar acidentes”; recomenda Forlenza.
Trajes e coletes
No momento de escolher trajes de banho, opte por cores vibrantes nos tons de amarelo, laranja, verde e rosa. Isso porque cores escuras ou tonalidades de azul tendem a sumir no fundo da água e podem mascarar uma situação de emergência. Na cabeça, priorize o uso de toucas e cabelos presos, sempre.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de coletes, evitando boias nos braços, pois podem murchar e promover o afundamento da criança.
Supervisão e natação
Por fim, nenhuma criança deve ficar na piscina sem supervisão, ainda que saiba nadar. Evite pulos de plataformas e da beira da piscina, especialmente em áreas rasas, de profundidade desconhecida e de cabeça. Aulas de natação podem ser decisivas em situações de emergência e no portal TubaGo cursos online ensinam práticas de segurança básicas, importantes para a temporada de verão.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>