Logo
Imprimir esta página

Tributação de heranças e doações: impactos no planejamento patrimonial e sucessório

Tributação de heranças e doações: impactos no planejamento patrimonial e sucessório - Canva Tributação de heranças e doações: impactos no planejamento patrimonial e sucessório - Canva

As mudanças propostas pela Emenda Constitucional nº 132/2023 na tributação de heranças e doações, especialmente a adoção da alíquota progressiva do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), aumentaram o interesse dos brasileiros em estratégias para proteger e preservar seus patrimônios por meio do planejamento sucessório.

A progressividade das alíquotas do ITCMD não é uma novidade no cenário tributário nacional. O tema já foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do Recurso Extraordinário nº 562.045, com repercussão geral, onde se reconheceu que a adoção de alíquotas progressivas está alinhada aos princípios da capacidade contributiva e da justiça social.

Não à toa, estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Acre e o Distrito Federal já adotavam esse modelo de tributação antes da Emenda Constitucional nº 132/2023. No entanto, muitos estados brasileiros ainda utilizavam uma alíquota fixa e, agora, precisarão se adequar à obrigatoriedade imposta. Esse é o caso de São Paulo, que já discute a mudança legislativa por meio do Projeto de Lei nº 7/2024, que prevê alíquotas variando entre 2% e 8%, conforme o valor do patrimônio.

No estado do Paraná, também houve uma movimentação nesse sentido com o Projeto de Lei nº 730/2024, que previa alíquotas escalonadas entre 2% e 8%. No entanto, o tema foi retirado do projeto, e, por enquanto, a regulamentação permanece indefinida.

Aumento da tributação e a busca por planejamento sucessório

É um fato que, em algum momento, a adoção das alíquotas progressivas do ITCMD será implementada em todos os estados brasileiros. Diante da expectativa de aumento da carga tributária sobre a transmissão de bens, muitas famílias têm buscado alternativas para realizar o planejamento patrimonial e sucessório, minimizando custos e reduzindo os impactos financeiros e burocráticos de um inventário.

Entre as estratégias mais adotadas, destacam-se:

Doações em vida

As doações em vida vêm crescendo significativamente. De acordo com levantamento do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná, após a reforma tributária, houve um aumento de 19% no número de escrituras públicas de doação em relação ao ano de 2022, totalizando mais de 15.750 atos registrados

Holdings familiares

Outra estratégia amplamente utilizada é a constituição de holdings familiares, que oferecem diversas vantagens, como:

1 - Proteção patrimonial: Os bens ficam resguardados contra eventuais ações judiciais e dívidas dos sócios.

2 - Gestão centralizada: Permite um controle mais eficiente de todo o patrimônio da família, incluindo questões tributárias.

3 - Facilidade na sucessão: Em vez de transferir os bens diretamente para os herdeiros, o patrimônio é integrado a uma empresa, da qual os herdeiros são acionistas.

Apesar dessas vantagens, antes de constituir uma holding familiar, é essencial avaliar sua viabilidade, especialmente considerando atualizações legislativas e projetos de lei em tramitação, que podem impactar a tributação da renda e a estruturação desses veículos patrimoniais.

Efeitos da nova tributação e o princípio da anterioridade tributária

Embora a implementação das alíquotas progressivas do ITCMD seja uma tendência inevitável, as leis estaduais que regulamentarem esse modelo só produzirão efeitos a partir do ano seguinte à sua edição, em cumprimento ao princípio da anterioridade tributária.

Diante desse cenário, o planejamento antecipado torna-se essencial para famílias e empresários que desejam estruturar sua sucessão patrimonial de forma eficiente, reduzindo impactos financeiros e garantindo maior segurança jurídica.

Rafaela de Oliveira Marçal - advogada da equipe de Direito Tributário no escritório Alceu, Machado Sperb & Bonat Cordeiro Advocacia


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto