Cerimônia marca entrega do novo jardim do Museu da República
Projeto de restauro incluiu chafarizes, portões, nova sinalização e parquinho
Com a presença da diretora do Museu da República, Ana Cecilia Sant'Ana, do coordenador do escritório estadual do Ministério da Cultura, Eduardo Nascimento, da superintendente do Iphan, Patrícia Wanzeller, da presidente da Equinor Brasil, Verônica Coelho, e dos fundadores do Instituto Carioca Cidade Criativa, Ana Luiza Piza e Heitor Wegmann Jr. (foto anexa), foram entregues hoje (terça-5/11) as obras do projeto RevivaRio Museu da República, patrocinado pela empresa global de energia Equinor por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, numa parceria com o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC). A cerimônia contou com a apresentação da Camerata Laranjeiras e do coral formado por funcionários da Equinor. Os chafarizes foram religados às 16h da tarde, na presença de convidados e do público.
As intervenções devolveram ao jardim do Museu dois chafarizes históricos restaurados e religados - “Nascimento de Vênus” e “Chafariz dos Leões” - e dois portões de ferro – um na Rua do Catete e outro na Rua Silveira Martins - que voltarão a dar acesso ao local.
O jardim também ganhou sinalização trilíngue (português, inglês e espanhol) e um novo parquinho, com três brinquedos em madeira de reflorestamento e reforma do já existente. No local preferido das crianças foram instalados dois conjuntos de mesa com quatro banquinhos em madeira. As obras do projeto RevivaRio Museu da República, que contam com o total apoio do museu e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tiveram início em junho.
A restauração dos dois chafarizes e portões contou com uma equipe de 22 profissionais diretos, liderada pelo arquiteto Márcio de Castro. Nos chafarizes, envolveu etapas como limpeza geral, preenchimento de trincas e fissuras com argamassa específica e revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, incluindo a instalação de nova bomba.
Nos portões, além da remoção das pichações foram restaurados detalhes perdidos ao longo do tempo, trazendo de volta a beleza original do trabalho em ferro forjado. Entre outras etapas, o processo incluiu a revisão das ferragens e sistema de fixação e a reposição de elementos ornamentais faltantes. O processo de restauração dos muros também envolveu etapas cuidadosas para garantir que a estrutura original fosse preservada.
SOBRE O MUSEU DA REPÚBLICA
O jardim do Museu da República foi remodelado pelo paisagista francês Paul Villon em 1896, quando o Palácio – até então residência do Barão de Nova Friburgo –, passou a ser sede do Governo Federal e a se chamar Palácio do Catete. Em 1938, o local foi tombado pelo órgão responsável da época, hoje o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E em 1960, com a transferência da capital para Brasília, o Museu e suas dependências abriram definitivamente ao público. Hoje o jardim é o principal espaço público do bairro, um local de lazer e contemplação para frequentadores de todas as idades. Além de receber diariamente turistas nacionais e estrangeiros em visita ao Rio.
SOBRE A EQUINOR
A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. Presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando com produção de óleo, gás e energias renováveis no país, a empresa acredita na importância da valorização da educação, da cultura, do esporte e da preservação de patrimônios históricos, como o Museu da República, contribuindo para a geração de valor de forma duradoura para a sociedade.
SOBRE O INSTITUTO CARIOCA CIDADE CRIATIVA
Criado em 2019 por Ana Luiza Piza e Heitor Wegmann Jr., dois ex-funcionários da prefeitura apaixonados e comprometidos com o Rio, o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) nasceu para ser o elo entre a sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada, tornando viáveis projetos pela cidade.
Por meio do modelo de parcerias público privadas (PPPs), o ICCC já foi responsável por projetos como a revitalização do Parque Nacional Municipal Dois Irmãos com as esculturas monumentais do arquiteto Oscar Niemeyer, além da reforma da Praça General Osório, do Parque da Catacumba e do portão do Parque Guinle.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>