Logo
Imprimir esta página

Neologismos e estrangeirismos: especialista explica o uso de novas expressões na língua portuguesa

Neologismos e estrangeirismos: especialista explica o uso de novas expressões na língua portuguesa

Professora de Letras do CEUB afirma que a internet tem grande influência na evolução do vocabulário e na criação de novos termos

Novos termos e expressões surgem constantemente, especialmente influenciados pela tecnologia e pela internet. Para entender melhor o fenômeno das modificações no nosso vocabulário, Sandra Bessa, professora de Letras do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca os usos e motivações da liquidez da linguística na atualidade. Segundo ela, é fundamental entender que a língua muda e responde a diferentes demandas de comunicação.

Sandra explica que a tecnologia e a internet possuem grande influência na criação de novos termos na língua portuguesa, especialmente no uso de estrangeirismos que vão sendo aportuguesados pelos usuários, a exemplo de palavras como 'twittar', 'clicar', 'postar', 'scanear', 'googlar', 'logar', 'rackear' e 'deletar'. Originalmente em inglês, esses termos foram adaptados, refletindo a influência global e o uso de novas palavras para descrever ações antes não existentes.

Exemplo de palavra incorporada recentemente ao vocabulário é o substantivo "deboísmo", que remete à expressão "ficar de boa". Outra palavra é "sororidade", que se refere à empatia entre mulheres. Como espaços de interação e comunicação de massa onde todos se comunicam livremente, as redes sociais refletem escolhas linguísticas dos diferentes grupos sociais a que dão voz: “Esse ambiente democrático permite que novas palavras se espalhem e ganhem aceitação”.

Outro fator predominante para a evolução do vocabulário é a forma de comunicação feita pelas novas gerações, que não se preocupam tanto com as convenções, inclusive com a interação nas redes sociais. “Eles querem se comunicar da melhor forma entre si e não estão preocupados com as regras ou limitações impostas no momento da enunciação. Portanto, os jovens protagonizam esse processo de evolução da língua, trazendo inovação e frescor ao vocabulário.”

Para ensinar a dinâmica dos fenômenos linguísticos, a especialista em Letras recomenda que os professores de português abordem a introdução das novas palavras com muita naturalidade, pois a língua é dinâmica e atende às necessidades e demandas sociais de uso. “A aceitação e explicação desses termos em sala de aula ajudam os alunos a compreenderem a evolução linguística e a usarem a linguagem de maneira mais eficiente e atual, adequando-a aos diferentes contextos.”

Segundo a professora, ensinar uma língua em constante evolução é um desafio positivo, pois o professor de língua portuguesa precisa estar antenado com as atualizações da língua, percebendo a riqueza de sua variedade e dinamicidade. “Essa flexibilidade e abertura para o novo são essenciais para acompanhar as transformações culturais e sociais.

Reverberar a liberdade de se expressar da melhor forma possível é sinal de abertura ao mundo e sua capacidade de transformação”, acrescenta Sandra.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto