SEGS Portal Nacional

Demais

Memórias podem atravessar gerações através dos genes? Ciência corrobora estudo de neurocientista brasileiro sobre a teoria

  • Quarta, 26 Junho 2024 18:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MF Press Global
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto Ilustrativa (FreePik)

Os genes herdados dos antepassados podem estar relacionados a traumas, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Esta semana, um artigo publicado no jornal britânico “The Guardian”, intitulado “The big idea: can you inherit memories from your ancestors?” reacendeu a discussão sobre um fenômeno que ainda precisa de maiores explicações no meio científico, a transmissão de memórias para descendentes.

Dois estudos principais, citados no artigo do jornal, reforçam esta ideia, um realizado com ratos que foram condicionados a temer o cheiro de cereja doce que tiveram netos que, mesmo sem contato com o cheiro, tiveram a mesma reação quando colocados diante dele. O outro foi realizado com sobreviventes do holocausto e seus filhos, mostrando que os descendentes apresentavam alterações em um gene relacionado à resposta ao estresse.

Memórias podem ser transmitidas para os descendentes? Alterações genéticas podem ser influenciadas por experiências de vida? É possível alterar esses traumas adquiridos? Estas são as perguntas que a ciência se dedica atualmente a responder.

A relação genética não invalida terapias

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em neurociências, membro da Society For Neuroscience nos Estados Unidos e autor de um estudo publicado anteriormente, em 2021, que já tratava do tema, o “PSYCHOCONSTRUCTION: AN INNOVATION IN THE THERAPEUTIC FIELD”, descobrir relações genéticas com traumas não invalida terapias psicanalíticas, mas oferece mais informações para o tratamento.

“Há um temor de que descobrir melhor como heranças genéticas influenciam na existência de traumas possa afetar a credibilidade de terapias psicanalíticas, mas na verdade está sendo acrescentada uma nova perspectiva e uma nova gama de informações que podem ajudar a entender mais sobre a origem do transtorno, direcionar e personalizar melhor essas terapias”, explica Dr. Fabiano.

É possível integrar a terapia aos dados genéticos para ter melhores resultados, sempre considerando a influência da herança genética do paciente, a chamada terapia de psicoconstrução.

“A terapia de psicoconstrução baseia-se na memória primitiva que está intimamente ligada à genética; é uma “radiografia da alma” do paciente, com seus traços de personalidade e perfil psicológico. Na prática, o paciente é submetido à psicoconstrução, numa reforma interior que gera autonomia para encontrar soluções para problemas futuros”, afirma no estudo.

A psicoconstrução: Uma herança genética

Com o desenvolvimento da genética será possível identificar cada vez com mais precisão esse tipo de impacto dos ancestrais, mas atualmente já se sabe que marcadores genéticos podem impactar a personalidade, traumas e perfil psicológico do indivíduo.

"O ser humano pode sim carregar em suas células problemas desenvolvidos por seus ancestrais, e sabe-se que os maiores benefícios que levam à cura provêm de informações sobre marcadores genéticos [...] A mudança na verdade é de dentro para fora. Ir até a causa para mudar os efeitos”, afirma Dr. Fabiano no estudo.

“As histonas, presentes nos espermatozóides, e os hormônios que a mãe transmite ao embrião através do cordão umbilical carregam memórias genéticas. Essas memórias se unem aos instintos primitivos para formatar a nossa personalidade e subjetividade. Assim, nós carregamos traços de nossos ancestrais que moldam quem somos”, ressalta.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 250 artigos científicos e 23 livros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version