Reciclagem de óleo contribui com o meio ambiente, economia e futuras gerações
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ambiental Santos
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
A incansável procura por práticas sustentáveis do óleo usado é de responsabilidade não apenas da indústria, mas de bares, restaurantes, condomínios e outros grandes geradores deste resíduo, além é claro de usuários comuns. A recuperação e valorização do óleo usado começa direto da fonte de consumo e passa por diversos procedimentos até se tornar um produto que seja extremamente importante na indústria, como, por exemplo, do biodiesel.
Após passar pelos devidos tratamentos em uma empresa com as autorizações e licenças necessárias, o óleo vegetal passa a ser matéria-prima para a fabricação de produtos como o biodiesel, asfalto, tintas, vernizes, lubrificantes e outros produtos industriais:
“Essa valorização energética passa pela transformação de óleo usado em outros produtos de maior valor agregado. Pode servir como uma excelente fonte de energia para instalações térmicas e caldeiras. A grande vantagem é que esse processo contribui para a redução de resíduos além de reduzir o uso de combustíveis de origem fóssil” explica Vitor Dalcin, diretor da Ambiental Santos.
Mundo atento com a força do óleo vegetal usado
O biocombustível fabricado a partir do óleo vegetal já é empregado em várias partes do mundo em fornos de fábricas de cimento, indústrias de papel, unidades de produção de materiais de construção e centrais térmicas de cogeração elétrica:
“Há exemplos da fabricação de combustível através do óleo usado com desempenho de quase 100% de aproveitamento de todo volume utilizado. Por reduzir o uso de óleo vegetal novo e retirar de circulação o óleo usado, o procedimento é altamente sustentável justamente por reduzir a dependência de recursos naturais”.
Do descarte no restaurante para fonte para indústrias
Vitor lembra que, para conseguir a autossuficiência é necessário ter o máximo de óleo usado retirado de circulação de forma correta, da coleta até a destinação final:
“É uma economia circular em que todos podemos ser agentes. A indústria está cada vez mais atenta a gestão eficiente de suas matrizes energéticas e cada gota de óleo usado retirada de um descarte irregular na natureza pode entrar nessa soma. Tudo, vale lembrar, começa na reciclagem correta na nossa própria casa” completa Vitor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>