Dicas para cair na folia com segurança
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Tauana Marin
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Advogado especialista em direito digital orienta como evitar os golpes praticados nas festas de Carnaval
As festas de Carnaval já estão a todo vapor nas grandes capitais do Brasil. A temporada dos bloquinhos de rua começou – e daqui a alguns dias, os desfiles das escolas de samba. Infelizmente, é também nesta época que furtos de celulares se intensificam, assim como alguns ‘velhos’ golpes, mas que são sempre atualizados – com sucesso - e que fazem com que muitos foliões percam dinheiro.
O advogado Francisco Gomes Júnior, especialista em direito digital, ressalta a atenção para os pagamentos, sejam eles feitos por meio de PIX ou cartões (de inserção e de aproximação). “Como todos sabemos, o PIX, que começou a funcionar em novembro de 2020, veio facilitar transferências e pagamentos por meio digital. O dinheiro é transferido instantaneamente de uma conta para outra. Criminosos enxergaram nessa rapidez de mudança de mãos do dinheiro, mais uma oportunidade de fraude. Neste caso, é fundamental confirmar se o QR Code indicado na compra de algo ou se a transferência está com o valor correto e indo para a pessoa certa. A atenção vale não só para o Carnaval”.
No caso dos pagamentos feitos com maquininha, nunca entregue o cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça você mesmo o processo. “Os cuidados são sempre os mesmos: ao digitar sua senha, não deixe que fique visível para quaisquer pessoas ao seu redor. No caso de cartões de aproximação, o criminoso aproxima a máquina de cartão de bolsos, mochilas e demais acessórios para debitar valores em cartões de crédito e/ou débito. A dica aqui é optar por levar dinheiro trocado e diminuir o limite de transação diária”, avalia Gomes Junior.
Outra dica simples, mas que vale ouro: a senha deve ser única para acesso ao banco. Para os celulares e os aplicativos, use o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital para acessar o celular e os aplicativos, mas se puder, deixe o aparelho em casa. Ative o bloqueio automático de tela. “São regras básicas, mas, diante da descontração do momento, podemos “cair” facilmente nessas fraudes”, finaliza o advogado.
Francisco Gomes Júnior - Advogado Especialista em Direito Digital. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Autor da obra “Justiça sem Limites”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>