Logo
Imprimir esta página

Foi Black Fraude? Pesquisa aponta opinião dos consumidores nesta última edição da Black Friday

Foi Black Fraude? Pesquisa aponta opinião dos consumidores nesta última edição da Black Friday

Pesquisa realizada pela TRIWI releva a opinião dos consumidores em relação aos descontos reais da Black Friday.

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros, é o momento de comprar produtos, e até serviços, com descontos expressivos. Para os varejistas não é diferente, é a oportunidade de vender mais e aproveitar o movimento estimulado pelo mercado.

O sábado de Black Friday registrou mais de R $1,2 bilhão em transações, 4,3% a menos do que 2021. A quantidade de itens por compra superou 2021, com média de 2,6 produtos por pedido, sendo 3,1% maior que em 2021. Embora a quantidade de produtos vendidos ficou apenas 1,4% menor do que em 2021, com 5,8 milhões de itens.

E para os consumidores, foi Black Friday ou Black Fraude?

Por muito tempo a Black Friday no Brasil ficou conhecida como “Black Fraude: tudo pela metade do dobro”. Já que muitas empresas maquiavam o preço dos produtos dias antes para então oferecer um desconto fictício e atrair a atenção dos consumidores desavisados.

Em pesquisa realizada pela TRIWI, Consultoria em Marketing, nos dias 27 e 28, com pouco mais de 16 mil consumidores, aponta que, mesmo apesar da conscientização dos varejistas em oferecer descontos reais, muitos consumidores ainda desconfiam das promoções.

Para apenas 67% dos entrevistados, as promoções foram reais. “Este dado mostra a importância do varejo em oferecer de fato descontos reais, atitudes de maquiar valores só prejudicam a relação dos clientes com as empresas” comenta Ricardo Martins, fundador da TRIWI.

A pesquisa revelou ainda que o interesse e expectativa dos consumidores era alta, 95% esperavam comprar algo na Black Friday, mas somente 82% de fato compraram.

“As empresas mudaram suas atitudes em relação aos descontos falsos, mas ainda encontramos situações de preços maquiados. Consumidores hoje estão cada vez mais conscientes e pesquisam bastante antes de comprar. Tentar enganar os clientes só prejudica a relação do cliente com a marca.” Complementa Ricardo Martins.

Sites comparadores de preço, como o Buscapé, Zoom, Escolha Segura entre outros viram os queridinhos dos consumidores. Nestes sites é possível acompanhar os valores com histórico de até 6 meses. Assim, é possível saber se o valor ofertado realmente está com desconto ou não.

Dicas da TRIWI para comprar com segurança em qualquer momento, independente da Black Friday

- Escolha com antecedência os produtos e monitore os preços, utilize sites comparadores de preços para apoiar.
- Pesquise diretamente nos sites que você já confia. Cuidado com sites desconhecidos ou ofertas incomuns.
- Verifique o valor do frete se está dentro da faixa de preço das suas compras anteriores.
- Confira os dados do e-commerce ou da loja antes de comprar.
- Se você está comprando on-line e a loja informa que tem loja física, confira no Google Maps se o endereço realmente existe.
- Consulte o CNPJ no Google e no site da Receita Federal.
- Se receber algum e-mail ou link via WhatsApp, certifique-se que trata-se da loja oficial e não uma loja falsa.
- Se estiver comprando de um site que você não conhece, faça buscas no Google, Reclame Aqui e nas redes sociais se há reclamações não resolvidas.
- Não use um computador público ou de um desconhecido para realizar compras, seus dados podem estar sendo monitorados por hackers
- Confira as formas de pagamento, sites confiáveis possuem parcerias com várias bandeiras de cartão e oferecem diversas opções de pagamento. Já os sites falsos disponibilizam poucas opções e geralmente só aceitam pagamentos à vista
- Confira se o valor do carrinho de compras é o mesmo do valor anunciado.
- Compare preços entre lojas conhecidas.
- Utilize cartão virtual. Se o seu banco disponibiliza esta opção, aproveite. É mais seguro e evita riscos de fraudes.
- Prazo de entrega abusivo. Prática comum em períodos de promoção é aumentar consideravelmente o prazo de entrega, pois assim em caso de falta de estoque eles conseguem regular com seus fornecedores.

Sobre a TRIWI

A TRIWI é uma agência especializada em negócios B2B. Entendemos que construir uma marca B2B forte é o que irá ajudar, de verdade, a melhorar a performance para novos negócios, gerar conversas reais com leads e diferenciar sua empresa em um mercado extremamente competitivo.

Fundada em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.

Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam trazer soluções que impactam positivamente os setores em que atuam e se conectam com o que de fato é de interesse de seus clientes e consumidores.

Sobre o fundador

Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI

Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.

Como profissional de marketing, Ricardo ganhou reconhecimento em diversos projetos, em destaque está Cannes (10 Leões), 3 Ouro (2 Promo & Activation e 1 Direct), 3 Prata (2 Cyber e 1 Direct), 4 Bronze (2 Cyber, 1 Direct e 1 Branded Content & Entertainment).

Além de seu reconhecimento internacional, o profissional atua como professor e palestrante por todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto