Logo
Imprimir esta página

Cinomose: fisioterapia é tratamento indicado para dificuldades locomotoras

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Com alta taxa de mortalidade, doença pode deixar sequelas neurológicas

A cinomose, doença canina que pode deixar sequelas irreparáveis em cães, é causada pelo vírus CDV, transmitido pelo ar e/ou por contato de secreções de outros animais contaminados. A melhor maneira de prevenir a doença é por meio da vacinação recorrente (uma vez ao ano) e cuidados constantes com a higiene do cão e o local onde ele vive. Apesar de estar muito relacionada ao frio, pela característica do vírus de se manter em ambientes com menos calor, a doença não tem dia ou hora marcada para aparecer e a atenção à aparição de qualquer sintoma é fundamental.

De acordo com a Dra. Jennifer Hummel, médica veterinária e fundadora da Mundo à Parte, maior rede de franquias de fisioterapia pet do mundo, existe uma alta taxa de mortalidade ocasionada pela doença, mas que é possível contorná-la com o diagnóstico precoce. “Muitas vezes, o sistema nervoso do cão é atingido e acarreta em problemas como paralisia, convulsões e até mesmo o coma. Porém, é possível tratar os problemas locomotores com fisioterapia e tratamentos adequados".

Quem passou pelo drama da paralisia foi a Loira, uma SRD diagnosticada precocemente em dezembro de 2021. Sua tutora, a estudante de medicina veterinária, Ana Julia Laplaca, conta que mesmo descobrindo a doença cedo, houve muitas dificuldades ao longo do tratamento. “O quadro neurológico piorou e, em janeiro de 2022, ela perdeu a movimentação das patas traseiras e depois ela acabou perdendo a força dos membros posteriores, devido à atrofia muscular, causada pela pouca movimentação”.

Preocupada com a situação de Loira e dedicada para melhorar a condição da cachorrinha, Ana Julia foi à unidade Jacareí da Mundo à Parte, onde encontrou a veterinária Dra. Edilene Cristina M. Silva, que cuidou do tratamento do pet. “Nós utilizamos uma combinação de técnicas que envolveu desde magnetoterapia à acupuntura, além de sessões de cineseoterapia", diz a especialista.

A melhora no quadro de Loira não demorou a aparecer. "Logo nas primeiras sessões, percebemos que ela tinha voltado a ter, pelo menos, um pouco de sensibilidade nas patas. Com seis sessões ela conseguia se manter em pé, mesmo que sem andar, o que consideramos um avanço muito grande”, conta Dra. Edilene.

Conforme as sessões aconteciam, aumentava também a esperança e a recuperação de Loira. Ana Júlia conta que, com nove sessões, a cachorrinha começou a dar seus primeiros passos e, mesmo desajeitados, já representavam um progresso muito significativo. “Depois disso, ela só melhorou. Hoje, ela tem sequelas mínimas, que não a impedem de correr, brincar de ter uma vida animal”, conta a tutora aliviada e feliz com o desfecho da história.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto