Cia de teatro BuZum! encena em São Pedro da Aldeia os espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo”
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Arte e Cultura Imprensa
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
O BuZum, que em setembro completou 12 anos de atividades, percorre o país promovendo apresentações gratuitas de teatro de bonecos para o público infanto-juvenil
Outubro de 2022 – A cia. BuZum! está na estrada há exatos 12 anos percorrendo o país, de norte a sul, de leste a oeste, levando a arte que compõe um universo rico de personagens que ganham vida própria em cada espetáculo por meio do teatro de bonecos.
Em São Pedro da Aldeia, o BuZum! apresenta os espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo”, gratuitamente, nos dias 17 e 18 de outubro, respectivamente, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto CCR, nas cidades atendidas pela CCR ViaLagos com os projetos sociais. A concessionária é responsável pela administração da Rodovia dos Lagos, principal ligação do Rio de Janeiro com a Costa do Sol, conhecida como Região dos Lagos.
Reinvenção
Antes da pandemia, o espetáculo acontecia dentro dos ônibus, por isso o nome BuZum!. No entanto, devido a vacinação infantil estar em andamento no país, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo, como ginásios, quadras e pátios das escolas.
Aprendizado fora e dentro da sala de aula
As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem suas próprias histórias com seus bonecos e cenários.
Sobre o espetáculo “O Grande Perigo”
O Grande Perigo narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe. Tata enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como uma andorinha que tenta comê-la, um caranguejo que a persegue, peixes elétricos, um polvo, um perigoso tubarão e uma enorme baleia. Tata foge de todos os perigos e ao final encontra sua mãe, mas percebe que ela está presa em um mar de lixos e plásticos. Com muita coragem, Tata consegue salvá-la e as duas nadam para longe daquele grande perigo.
Ficha Técnica “O Grande Perigo”
Concepção e texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Adriana Telg
Direção: Adriana Telg
Elenco: Carolina Portella, Dani Lima, Diezon Cabral (Dinho Weller), Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing) e Dino Soto
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e Renato Queiroz
Técnicos de som e luz: Régis da Silva, Cristiano Valério e Henrique Ramos. luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva e Raul Lacerda.
Motorista: Regis Silva e Luiz Carlos
Design gráfico: Sato do Brasil
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!
Sobre o espetáculo Perigo Invisível
O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Após alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.
Ficha Técnica “Perigo Invisível”
Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez
Texto: Cláudia Naum
Direção: Lívia Simardi
Elenco: Lívia Simardi e Rafael Francisco
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Rosa
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de Produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Aldo Andreetta
Técnicos de som e luz: Régis da Silva
Design gráfico: Sato do Brasil
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!
SERVIÇO
BuZum! 2022 em São Pedro da Aldeia
Faixa etária: 03 a 11 anos.
Duração dos espetáculos: 20 minutos.
Espetáculo Perigo Invisível
Data: 17 de outubro (segunda-feira)
Local: Escola Municipal Rubem Arruda Câmara
Endereço: Rua das Violetas, s/n, bairro Jardim Soledade, São Pedro da Aldeia – RJ.
Horários das apresentações:
MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h - 4 sessões
TARDE: 13h30 14h10 14h50 - 3 sessões
Espetáculo O Grande Perigo
Data: 18 de outubro (terça-feira)
Local: Escola Municipal Jardim Primavera
Endereço: Rua Corretor José Zapone, 56, Jardim Primavera, São Pedro da Aldeia – RJ.
Horários das apresentações:
MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h - 4 sessões
TARDE: 13h30 14h10 14h50 - 3 sessões
Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde – presente em seis regiões – oferecendo atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é a transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto.
Sobre o BuZum
Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completa 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia.
A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>