Logo
Imprimir esta página

Ficção policial sobre quem a sociedade deve respeito

No estilo narração true crime, ficção LGBTQIA+ e PCD acolhe minorias em enredo sobre sexualidade, luto, traumas e luta por justiça

O ano é 2000 e os moradores da pacata Coralinândia, interior de Goiás, mal podiam acreditar na tragédia que havia acabado de acontecer. Quando Alexandre, menino gay e periférico de 15 anos é assassinado, seus colegas precisam lidar com o luto e os traumas da perda.

É por meio desta trama envolvente e recheada de causas, que o escritor e filósofo goiano Wigvan apresenta Sapatos Brancos. A obra coloca em pauta a marginalização da sociedade, lutas LGBTQIA+ e PCD, mas também chega às estantes para quebrar tabus. Com responsabilidade e leveza, o autor abre discussão sobre violência infantil, a desromantização da maternidade e sexualidade.

O nome do livro é uma analogia à diferença de classes. Filipe, bolsista de uma escola de alto padrão, é o único que usa sapatos marrons. Ele é um dos protagonistas da história, que gira em torno de uma sucessão de mortes atribuídas a uma seita religiosa fundada em 1940.

Enquanto as investigações acontecem, o desejo de justiça é o que move Filipe, Ricardo e um grupo de adolescentes amigos de Alexandre. Em meio a descobertas, desejos e conflitos da puberdade, os jovens confrontarão uma rede de segredos sobre a qual a cidade foi construída e que afeta, principalmente, suas famílias. O que eles não sabem é que o assassino está muito mais perto do que eles imaginam.

Me sentia amparado pela primeira vez,
mas também encarava aquele vazio que
Alexandre havia deixado, um rombo do
tamanho de todo o futuro que talvez não
chegasse para mim, como não havia chegado
para ele […]. (Sapatos Brancos, p. 31)

Lançado originalmente como um web folhetim, o livro é narrado por vários personagens de forma não linear, no estilo true crime. Conduzido principalmente por quatro mães, às próprias maneiras e lutas, elas interagem entre si com um único objetivo: proteger os filhos.

Um professor gay e drag queen, jovens trans e bissexuais, pessoas com deficiência física, visual e auditiva. Recheada de personagens reais, a narrativa, a partir da perspectiva da morte, discute o abandono, o amor, o impulso destrutivo e tudo o que os torna humanos. É assim, por meio de metáforas, que Wigvan, nascido na periferia, pretende combater a violência e deixar o mundo um pouco mais bonito.

FICHA TÉCNICA:
Título: Sapatos Brancos
Autor: Wigvan
ISBN/ASIN: 978-65-00-47024-6
Páginas: 385
Preço: R$ 39,90
Onde comprar: Compra direta com o autor

Sobre o autor: Wigvan é professor, formado em Filosofia (UFG). A relação com a literatura vem de infância, desde os três anos de idade, quando aprendeu a escrever. Mas desde 2007 é escritor independente que traça a própria “escrevivência”, com todas as linhas que marcam a própria alteridade: um homem gay, afeminado, de periferia e que teve na educação a vitória contra um contexto de violência e pobreza.

Em 2012 lançou o primeiro eBook Cheiro de Tinta, que vendeu mais de 3 mil cópias digitais. Wigvan também assina a criação de três revistas, a última delas passa da nona edição e se chama Fruta Bruta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto