Logo
Imprimir esta página

Cada vez mais exigida, responsabilidade social entra na gestão das empresas

Ações nas áreas social e ambiental são bem-vistas pela sociedade, que exige contrapartida das organizações. Construtora realiza ações que mudaram a vida de colaboradores, familiares e comunidade goianiense

Nas últimas décadas, as empresas vêm passando por mudanças sociais exigidas cada vez mais pela sociedade, principalmente pelos consumidores. Eles deixaram de considerar apenas o preço e passaram a exigir comprometimento social das organizações até então preocupadas em acumular lucro. Foi uma revolução - ainda em andamento - que trouxe à pauta a questão da responsabilidade social.

Há 40 anos no mercado goiano, a Consciente Construtora e Incorporadora foi uma das pioneiras em enxergar seu papel social na comunidade e mudar a realidade em sua volta. A empresa chegou a criar um departamento para cuidar das ações e projetos socioambientais, hoje responsável por garantir certificados e prêmios de reconhecimento.

Entre as ações de responsabilidade desenvolvidas pela empresa está o projeto Novo Olhar. Até 2019, quase 120 pessoas, entre colaboradores e familiares, foram beneficiadas com consultas oftalmológicas e desconto de 50% no valor dos óculos de grau. O eletricista e mantenedor industrial José Gomes, que trabalha há quase 15 anos na Consciente, em um setor que exige precisão e muitos cuidados, é um dos beneficiados pelo projeto. “Esse projeto da Consciente é muito importante para mim. Sou muito grato por essa ajuda na aquisição dos óculos. Sem dúvidas essa atenção da empresa tem me ajudado muito no exercício do meu trabalho e também no meu dia a dia”, afirma José.

Além da visão, os cuidados com os dentes também têm seu espaço, pois a saúde bucal traz bem-estar e autoestima às pessoas, proporcionando sorrisos. Uma unidade móvel odontológica com dentistas estaciona nas obras da Consciente, todos os anos, para realizar atendimentos. Outra ação anual na empresa é a vacinação contra a gripe. É realizado tanto nos canteiros de obras quanto na área administrativa da construtora.

Ainda na área da saúde, a mais contemplada por ações na construtora ao longo desses anos, as funcionárias grávidas ou esposas dos colaboradores recebem orientações durante a gestação. No programa Mamãe Consciente, que teve início em 2017, 14 mulheres já foram acompanhadas. Elas recebem cartilhas informativas e um kit banho com banheira para o bebê. O pai não ficou de fora e também recebe cartilha com orientações feitas especialmente para ele.

Outro projeto que foi bem aceito pelos funcionários foi a Academia na Obra. Desde 2009, a construtora reserva um espaço nos empreendimentos em construção para abrigar uma academia, que fica disponível para os colaboradores após o expediente. Em 2016, a iniciativa foi premiada durante o 11º Prêmio Top Imobiliário pelo Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi Goiás).

O servente Igor Henrique Farias, de 33 anos, é um dos beneficiários da academia instalada no canteiro de obras do World Trade Center (WTC) Goiânia, no Marista. Ele disse que não conseguia treinar por causa da rotina puxada e o valor da mensalidade. “Agora, já posso sair do serviço e ir direto para a academia. Acredito que isso vai dar mais ânimo e disposição para encarar a rotina. Quero ir todos os dias, ainda mais sendo gratuito”, detalha.

“A ideia iniciou quando um dos colaboradores improvisou um peso com material da obra e percebemos que muitos não tinham condições de pagar ou tempo para frequentar esse espaço. Então, resolvemos fazer essa ação”, destaca o coordenador de responsabilidade socioambiental da Consciente, Felipe Inácio Alvarenga. Atualmente, a academia no WTC possui mais de 60 aparelhos e instrutores.

Saúde Mental

A palavra consciente não é só o nome da empresa. E a saúde mental sempre foi prioridade para a construtora, que realiza projetos nesse sentido. O Caçadores de Bons Exemplos utiliza as redes sociais para valorizar e reconhecer o colaborador que faz a diferença dentro da empresa. Já o Programa Empodera, criado em 2018 e voltado para as mulheres, é um espaço de troca de experiências, de fala e de escuta respeitosa, onde todas têm vez. Sessões de terapia também já foram oferecidas pela Consciente a seus colaboradores, durante o período de isolamento social provocado pela covid, dentro do Programa Look Inside, que promoveu uma atuação da empresa junto à rede de psicologia. Por meio do projeto, de investimento na saúde mental, foram atendidas mais de 30 pessoas.

O Social nas Obras é tocado por uma equipe multiprofissional, com assistência social, que acompanha o colaborador afastado do trabalho por doenças ou acidente de trabalho, além de ajudar com outras questões socioassistenciais como marcação de consultas gratuitas. “Além disso, realizamos encaminhamentos para defensorias públicas em suas demandas jurídicas e de direitos sociais. Assim, facilitamos o acesso deles às redes de apoio social”, explica Felipe Inácio Alvarenga.

Na educação, a construtora foi uma das pioneiras em Goiás a oferecer cursos de profissionalização, capacitação e alfabetização nas obras. Em parceria com o SESI desde 2009, o Projeto Ensino Consciente já ajudou mais de 200 colaboradores a concluírem os ensinos fundamental e médio até 2019. Extensão do Ensino Consciente estão cursos para as funções de pintor, armador, pedreiro e carpinteiro. Para a sociedade ao todo, oficinas também foram oferecidas, como manutenção de motos e costura para jovens em situação de vulnerabilidade.

“Essa ação teve um impacto positivo na comunidade e nos trabalhadores, mas a empresa viu a necessidade de investir na capacitação profissional desses colaboradores após concluírem essa etapa do ensino”, conta o coordenador de responsabilidade socioambiental.

Um dos participantes dos cursos de extensão é o ajudante de armador Ronez Borges de Sousa, de 48 anos, que faz parte do programa como aprendiz de armador. “Vejo como uma oportunidade para crescer na empresa e melhorar ainda mais o salário. Essa oportunidade de crescimento acaba motivando e fazendo com que eu busque ainda mais conhecimento nessa área”, diz.

Para a comunidade

A empresa também realiza ações voltadas para a sociedade em geral. Na cultura, o Circuito Arte Consciente faz um grande sucesso e reúne muita música, comida típica e feira artesanal para os moradores da capital. Em 2021, o projeto foi todo realizado na área do Casa Brasileira Consciente, o mais novo empreendimento da marca.

“Mais que uma empresa que constrói residenciais, queremos ser reconhecidos como uma empresa que constrói relações humanas. Oferecer esse suporte aos trabalhadores é uma forma de valorizar aqueles que estão sempre nos auxiliando a alcançar nossos objetivos”, finaliza Felipe Alvarenga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto