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Nielsen apresenta pesquisa “Comunidade LGBTQIA+: o que está em foco?” que revela tendências, desafios e oportunidades para o público

- Levantamento feito pela líder global em análise de mídia aponta necessidade maior de inclusão de consumidores em campanhas publicitárias. Com sólida presença no streaming, NetFlix e Youtube, são as plataformas prediletas do público;


- Instagram e Twitter lideram na preferência e na presença da comunidade. Compras online são realizadas por 76% dos usuários;
- Compromisso com a responsabilidade social como fator determinante para 29% dos consumidores. Estudo será apresentado em primeira mão durante o webinar para o mercado em 29 de junho.

A Nielsen (NYSE: NLSN), líder global em medição, dados e análises de audiência, apresenta a pesquisa “Comunidade LGBTQIA+: o que está em foco?”. Em sua segunda edição, o estudo tem como objetivo estimular a inclusão e promover a diversidade ao abordar questões sociais e revelar hábitos de consumo de mídia deste grupo e da população em geral. Por meio de insights exclusivos, retrata o comportamento da comunidade LGBTQIA+ em diversas frentes, o que permite orientar as estratégias de mercado das empresas e influenciadores no sentido de fomentar um cenário de mídia mais inclusivo e representativo.

“Nós acreditamos que todas as pessoas importam e, para construir um ambiente de mídia mais diverso, é nosso papel representar este público. Não apenas no cenário de consumo de mídia, mas também fomentar a inclusão para que seja visto e considerado em todas as esferas da sociedade. No caso específico da publicidade, é comum vermos muitas campanhas apoiando a causa LGBTQIA+ em junho. Porém, é necessário ir além do mês do orgulho e pensar (e agir sobre) esta causa durante todo o ano, promovendo políticas públicas e corporativas para que seja uma inclusão real dentro dos mecanismos da sociedade”, contextualiza Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen Brasil.

Realizado entre os dias 3 de fevereiro e 10 de abril deste ano, com uso de questionário online para 602 pessoas de todo o país, sendo 50% dos entrevistados membros da comunidade LGBTQIA+, o levantamento analisou setores como mídia digital, varejo, e-commerce, streaming e serviços. Além disso, a pesquisa retratou os comportamentos de consumo, presença no ambiente online, opinião sobre influenciadores e representatividade em propagandas, fazendo um comparativo entre a comunidade LGBTQIA+ e a população em geral. O estudo será apresentado em primeira mão ao mercado em um webinar liderado pela Líder de Measurement da Nielsen em 29 de junho.

Confira abaixo alguns dos destaques da pesquisa relativos à comunidade LGBTQIA+:

Necessidade de inclusão na mídia e conteúdo das marcas

Quando perguntados sobre como a inclusão pode ser ampliada em conteúdos e propagandas de marcas, segundo 52% dos entrevistados, é preciso evitar estereótipos nas publicidades e programas, enquanto 47% acreditam no envolvimento da comunidade LGBTQIA+ neste quesito. Também 47% dos participantes da pesquisa defendem que a inclusão deste grupo populacional deve estar enraizada em todas as áreas de uma empresa, não apenas na publicidade e programação.

Liderança no consumo de streaming e de notícias

Grande disseminador de tendências, o público LGBTQIA+ é um dos que mais consomem conteúdo da TV paga e aberta, dentre os itens mais acessados estão maratonas de séries por streaming. A Netflix é a plataforma favorita de 90% dos entrevistados, sendo que 86% deles afirmaram assistir séries. No Youtube, para 79% dos consultados a principal atividade é a música. Quando o assunto é notícia, a preferência de 72% é a TV, seja paga ou aberta.

Grande presença nas redes sociais

Este público fica mais tempo conectado no Instagram e no Twitter do que a média semanal da população. Os dados revelam que membros da comunidade LGBTQIA+ dedicam, em média, 2,22 horas ao Instagram, mais que os dados gerais (1,73). O estudo aponta que os usuários do Instagram são prioritariamente jovens (18-44 anos) e as mulheres (LGBTQIA+ e população geral) utilizam mais que os homens, principalmente para acompanhar: família e amigos (64%), memes e vídeos engraçados (58%) e influenciadores (58%). Em relação ao Twitter, a comunidade passa em média 0,88 horas nesta rede social, enquanto a população em geral dedica apenas 0,59 horas.

Maior potencial de consumo de produtos e conteúdos online

Ainda segundo o estudo, a maior parte dos consumidores LGBTQIA+ (76%) é a que mais realiza compras online e recorre ao uso de smartphone para efetivar suas novas aquisições. Este índice cai para 70% na população em geral. Quando consideradas compras em lojas físicas, as preferências do público em geral são de produtos de limpeza (63%), bebidas não alcoólicas (55%) e medicamentos (53%).

Compromisso com a responsabilidade social como fator determinante para acompanhamento de influenciadores

Quando questionados quanto tempo dedicam semanalmente com influenciadores, o público em geral investe cerca de uma hora a mais em relação a público LGBTQIA+, com a média de 4.5 horas e 3.5 horas, respectivamente. No entanto, a preocupação com a responsabilidade social é fator determinante para comunidade LGBTQIA+. Para 29% dos entrevistados, o compromisso com o tema é essencial para acompanhar um influenciador. Entre a população em geral, este número fica em 25%.

SERVIÇO

Webinar “Comunidade LGBTQIA+: o que está em foco?”
Data: 29/06/2022 (quarta-feira)
Horário: 10h às 11h
Inscreva-se por esse link

SOBRE A NIELSEN

A Nielsen retrata a mídia e o conteúdo do mundo como líder global em medição, dados e análises de audiência. Por meio da nossa compreensão das pessoas e seus comportamentos em todos os canais e plataformas, capacitamos nossos clientes com inteligência independente e acionável para que possam se conectar e se envolver com suas audiências - agora e no futuro.

Uma empresa S&P 500, a Nielsen (NYSE: NLSN) opera ao redor do mundo em mais de 55 países. Saiba mais e conecte-se conosco nas redes sociais.


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