Mercado secundário: Mais flexibilidade na utilização do espectro radioeléctrico
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ludmila Vianez
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
O mercado de espectro radioelétrico secundário é um mecanismo que permite aos licenciados comercializar diretamente os direitos de utilização das suas frequências. Nesse esquema, as operadoras de telecomunicações móveis podem contar com mais flexibilidade e eficiência na utilização deste recurso.
O espectro radioelétrico, formado pelas frequências que permitem a emissão de ondas portadoras de informação, constitui a entrada essencial das redes de telecomunicações sem fio. É um recurso natural limitado, considerado um bem de domínio público administrado soberanamente pelos estados-nação. Para o desenvolvimento de serviços de telecomunicações celulares, os Estados realizam concessões para o uso ou exploração de certas porções do espectro radioelétrico às empresas encarregadas de construir e operar as redes celulares e utilizá-las para a prestação de serviços públicos.
Dada a chegada de novas tecnologias, como 4G e 5G, a indústria de telecomunicações sem fio precisa ter uma maior quantidade de espectro de rádio em diferentes frequências. Isso permite às operadoras combinar as vantagens de cobertura geográfica oferecidas pelas bandas baixas, com capacidade para transportar grandes quantidades de dados oferecidos pelas bandas altas ou milimétricas.
Em um mundo que caminha para a conectividade total e ubíqua, é preciso rever os modelos de negócios e regulação existentes, para ter serviços avançados e eficientes. Uma alternativa a isso, no que diz respeito à administração do espectro radioelétrico, é o mecanismo popularmente conhecido como “mercado secundário”.
O mercado secundário é um mecanismo que oferece aos concessionários ou licenciados de frequências de espectro radioeléctrico a possibilidade de comercializar os direitos de utilização do espectro com outros particulares, sem necessidade de devolver os seus direitos ou licenças ao Estado. Nesse esquema, as agências reguladoras podem manter o poder de revisar, monitorar e/ou autorizar tais transações, além de verificar se as regras e políticas de concorrência, planos técnicos, regulamentação de serviços, e demais normas e legislações sobre o assunto são respeitadas.
Existem diferentes esquemas de mercado secundário, que podem ser totais ou parciais. Um desses modelos implica, primeiro, na transferência total da licença, enquanto um segundo arquétipo é baseado na locação com transferência de direitos de obrigações e uso, mas sem transferência de propriedade. Outro esquema utilizado é a permutação ou troca de frequências.
Na América Latina, existem diversas abordagens em diversos países que permitem ou contemplam o mercado de espectro radioelétrico secundário como elemento para proporcionar um acesso mais flexível e dinâmico do setor privado a esse recurso. Isso facilita a implantação e maturidade de novas tecnologias.
Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.
Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>