Logo
Imprimir esta página

Conheça 8 startups da capital paranaense que estão gerando soluções inovadoras Brasil afora

Inovações abrangem áreas de saúde, educação, recursos humanos e o setor imobiliário

Um mapeamento realizado pelo Sebrae-PR e divulgado no primeiro trimestre de 2022 aponta que o cenário de inovação está em alta no Paraná. De acordo com o Mapeamento das Startups Paranaenses deste ano, o Estado tem 522 startups a mais que no último levantamento, totalizando mais de 1,9 mil empresas inovadoras em atividade em 108 municípios. Entre os fatores que estão contribuindo para essa expansão, além das próprias características das organizações, está o incentivo do programa StartupPR Sebrae, hub de oportunidades aberto ao ecossistema que visa co-desenvolver startups de alta performance.

Conheça a seguir algumas iniciativas nascidas em Curitiba, capital paranaense, que estão gerando soluções inovadoras atendendo o mercado Brasil afora e, até mesmo, internacionalmente:

Setor imobiliário

- FireFly: startup curitibana focada no Mercado Imobiliário, que busca, de forma rápida e enxuta, gerar uma melhor experiência no processo de atendimento desse segmento. A Firefly desenvolveu uma solução que permite que o consumidor tenha acesso a informações sobre os imóveis nos quais têm interesse mesmo fora do horário de expediente da imobiliária.

A partir do desenvolvimento de chatbots, que simulam um atendimento real e mais “humanizado”, com disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana, a negociação se torna muito mais ágil. Com isso, busca otimizar o fluxo operacional e a rotina diária das imobiliárias, incorporadoras e correspondentes bancários.

- Visitown: a startup encontrou uma saída para não deixar as vendas e locações das imobiliárias despencarem no isolamento social provocado pela pandemia nos últimos dois anos. A startup desenvolveu um aplicativo para facilitar as visitas em imóveis, seja virtualmente ou presencialmente, a partir do cadastro de profissionais denominados visitowner.

Hoje é considerada a 1ª plataforma de visitas online para o mercado imobiliário. Além de possibilitar visitas por videochamada, proporciona facilidade para as imobiliárias que precisam de equipe disponível para acompanhamento de visitas in loco. Entre as vantagens proporcionadas para as imobiliárias estão: total controle dos dados durante toda a jornada de visitação; maior conversão de negócios com pós-visita ativo; controle das chaves em tempo real pelo app; total disponibilidade para visitas sob demanda com a rede de visitowners.

Saúde

- Cor.Sync: Imagine poder identificar um infarto em apenas oito minutos? Essa é a solução apresentada pela startup brasileira Cor.Sync. O diagnóstico rápido é feito com uma pequena amostra de sangue e um biossensor, e sem a necessidade de laboratório. Os resultados quantitativos de troponina ultrassensível são mostrados na tela do dispositivo e no prontuário eletrônico, indicando se há mesmo um infarto.

Destinado aos serviços de emergência, o produto está em fase final de desenvolvimento e validação clínica, para a qual já possui um projeto de pesquisa aprovado em dois hospitais de referência no Brasil. A previsão é que o lançamento ocorra ainda no segundo semestre de 2022. O mercado europeu tem mostrado grande interesse na solução, e a previsão é que as vendas na Europa tenham início até 2023.

- Exy Group: HealthTech que tem como objetivo reduzir os afastamentos de trabalhadores no chão de fábrica ou em operação logística, ao desenvolver e fabricar exoesqueletos industriais: equipamentos vestíveis, mecânicos, sem a necessidade de baterias e eletricidade, que reduzem o esforço do usuário em até 30% e redução do risco de lesão em até 60%.

A solução da Exy é um esqueleto externo que o trabalhador utiliza para dar mais conforto e melhorar a postura em atividades que exigem a curvatura da coluna, força dos ombros, cotovelos e das pernas.

Produção Sustentável / Saúde

- Favo: iniciou suas atividades visando desenvolver tecnologia para o incentivo da agricultura urbana, proporcionando praticidade e conforto para os clientes. As ferramentas desenvolvidas contribuem para a tomada de decisões com base em dados, priorizando a eficiência dos produtores em todo o mundo. Os produtos e serviços otimizam o cultivo de qualquer planta de forma prática e consciente.

A partir de outubro de 2021, ampliou sua atuação para atender associações de cultivo de cannabis, a fim de que mais pessoas possam se beneficiar produto com fins medicinais. A plataforma Growin+ já proporcionou 50% de redução de custos de insumos, redução de 20% da mão de obra e prevê uma colheita 400% maior que a passada para as associações que atende.

Educação

EngedED: com a mudança de grande parte do ensino para a modalidade EAD, a startup oferece uma solução completa para instituições e empresas gerenciarem seus cursos em formato online, aumentarem as vendas, acompanharem crescimento e apoiarem as equipes internamente. Plataforma desenvolvida focada na experiência do aluno e presente em mais de 150 países.

Em atuação e crescimento do EAD na pandemia, os clientes da startup somaram mais de 350 mil pessoas inscritas em seus cursos a distância, um crescimento de 750% quando comparado ao mesmo período antes da Covid-19.

A plataforma reduz a burocracia interna e permite a escalabilidade da organização, além disso, ajuda as instituições a fazerem a cobrança, EAD, gestão e emissão do certificado, sendo focada na experiência do aluno. Com isso, as instituições têm em suas mãos todas as informações necessárias para melhorar o ensino e relacionamento com os egressos.

Recursos Humanos

iGrown: há quatro anos presente no mercado brasileiro, a startup focou no desenvolvimento de uma solução que desponta como alternativa para o processo de recrutamento e retenção de talentos nas empresas.

Isso é possível devido a utilização de tecnologia no processo de seleção e, como resultado, tem permitido reduzir até 97% a taxa de rotatividade nas empresas.

O sistema desenvolvido pela iGrown utiliza um algoritmo que atua como 'engenheiro de cargos’, contemplando mais de 60 variáveis, entre comportamento, cultura, hard e soft skills. Dessa forma, aumentam as chances das empresas formarem equipes que possam realmente entregar resultados alinhados à cultura e as expectativas da empresa.

E-commerce / Marketplace

Prioriza Web: startup curitibana focada na operação completa de vendas dentro do ecossistema dos marketplaces, ou seja, os maiores canais de varejo do Brasil. O foco principal são as indústrias e importadores, justamente pela complexidade de entendimento de como operar no mundo online.

A startup está ajudando na digitalização das indústrias com um método ímpar de atendimento em seis etapas para que as empresas se posicionem nos Marketplaces. Isso envolve uma consultoria de segmento; análise de portfólio de produtos; definição de modelo de negócio; catalogação de produtos; operação e sales report.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto