Logo
Imprimir esta página

Bureau Veritas Reduz Pegada De Carbono Utilizando 100% De Energia Limpa Em Laboratórios

Grupo implementou modelo de crédito a partir da produção antecipada de energia renovável, minimizando o impacto ambiental e garantindo o abastecimento das unidades por quase três anos

O Bureau Veritas, líder mundial em Testes, Inspeções e Certificação (TIC), desenvolveu modelo de crédito de energia limpa para abastecer seus laboratórios de inspeção de fibra de algodão e reduzir a pegada de carbono. A iniciativa gerou saldo energético de 3,244 GWh a partir do aluguel de turbina de uma hidrelétrica, suficiente para manter o funcionamento das unidades por um período de 30 meses, e deve ser aplicada em mais nove estados, onde o Grupo também tem laboratórios de teste e inspeção.

"Ser pioneiro em projetos como este é um grande marco e reforça nosso propósito como organização que busca contribuir para a transformação da sociedade. Trata-se de uma solução inovadora que se comprovou uma estratégia muito eficiente, tanto ambiental quanto financeiramente”, afirma Guilherme Cauduro, diretor de Agronegócios, Alimentos e Commodities do Bureau Veritas.

O crédito de energia foi gerado a partir de um projeto pioneiro, em 2020, que consistiu no aluguel de uma turbina em hidrelétrica do Mato Grosso por três meses. O volume gerado no período, de 3,244 GWh, foi repassado para a distribuidora de energia e passou a ser descontado do consumo mensal dos laboratórios.

Ao utilizar energia 100% limpa e renovável, o Bureau Veritas deu um enorme passo em direção às suas metas de Sustentabilidade. O Grupo estima uma redução de cerca de 253 ton CO2/ano e estuda novas parcerias para atender seus laboratórios em outros estados, uma vez que o acordo prevê o consumo do saldo energético apenas na região atendida pela distribuidora.

Além dos benefícios ambientais, a produção antecipada de energia tem custo menor e garante o congelamento da bandeira tarifária, resultando em uma economia de 20%. O saldo energético passou a ser utilizado em 2021 e, seguindo a média de consumo, os laboratórios continuarão a receber contas de energia “zeradas” até agosto de 2023.

O Bureau Veritas inspeciona 85% da produção de algodão no Mato Grosso, com quatro laboratórios High Intense Volumetric Analysis - HVI, localizados nos municípios de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Sorriso e Rondonópolis. Cada unidade recebe uma média diária de 200 kg de amostras de algodão e consome cerca de 432 MWh/ano. “Pretendemos expandir a infraestrutura existente do Grupo e o número de laboratórios para atender a demanda crescente do setor algodoeiro, com aumento previsto de 17% a 20% já na próxima safra", completa Cauduro.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 4,9 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto