SEGS Portal Nacional

Demais

Dia do Metalúrgico: Diferentes gerações falam de suas trajetórias na ETT

  • Terça, 19 Abril 2022 11:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Lindner
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Da primeira mulher formada em 1975 à mais jovem estudante matriculada em 2022, a Escola Técnica Tupy é referência na formação de técnicos em Metalurgia

Marta Molinari e Heloise Prado não se conhecem, mas têm muito em comum: as duas fazem parte da história do curso técnico em Metalurgia da Escola Técnica Tupy. Marta foi uma das primeiras mulheres do Brasil a se formar na área, em 1975, e inspirou o filho a seguir o mesmo caminho.

Heloise é a mais jovem – e a única mulher – matriculada na turma de 2022, seguindo o exemplo do pai de coração, o MOP (sigla de Meu Outro Pai), como ela costuma chamar o padrasto, que também foi aluno da ETT.

No Dia do Metalúrgico, comemorado em 21 de abril, as histórias das duas famílias se cruzam e simbolizam outras tantas vividas nos 63 anos de criação do curso técnico em Metalurgia da escola joinvilense.

Protagonismo feminino

A caçula da turma, Heloise, tem 15 anos e todos os dias vem de Araquari, cidade onde mora, para frequentar as aulas em Joinville. Ferro fundido, tratamento térmico e outros assuntos de Metalurgia já faziam parte do dia a dia da adolescente. Foi dentro de casa, com o pai de coração Gustavo Scarpim, que ela escolheu a carreira. E ainda que estranhe estar em uma sala de aula só com rapazes, está feliz e cheia de planos para o futuro.

Marta Molinari também enfrentou desafios. A primeira vez que tentou se matricular no curso de Metalurgia, no início dos anos 1970, ouviu que essa era uma profissão para homens. Inconformada, fez o teste de seleção para a turma especial da ETT, exclusiva aos estudantes que já tinham concluído o ensino médio, e passou.

A estudante não foi sozinha. Com ela, outras cinco mulheres foram aprovadas. Depois do curso técnico, a carreira deslanchou. Com passagem por grandes indústrias da região, Marta prosseguiu os estudos, mudou os rumos da carreira e empreendeu. Prestou consultoria e foi orientadora de estudantes de Metalurgia da ETT. “O importante é escolher uma profissão na qual se sinta realizado, continuar se aprimorando e se dedicando. O sucesso é consequência.”

De estagiário à empresário

Assim como Heloise, Marcelo Molinari também foi inspirado dentro de casa. O filho de Marta se formou no técnico em Metalurgia da ETT em 1989. Já o neto, a terceira geração a estudar no local, optou pelo técnico em Mecânica.

De estagiário a dono do próprio negócio, Marcelo comemora a trajetória. Hoje, é sócio da Fundipeças Indústria Metalúrgica. “O curso técnico foi decisivo para a minha carreira e, nas boas lembranças, trago o ensino de qualidade, o ambiente profissional, a formação sólida e as grandes amizades que fiz.”

Abrindo caminhos

Gustavo Scarpim concluiu o curso Técnico em Materiais na ETT em 2006 e, imediatamente, começou a faculdade de Engenharia de Fundição na UniSociesc. Segundo ele, foi a formação técnica que abriu as portas para o mundo da Metalurgia. “Quase diariamente eu descobria tecnologias e processos produtivos da área e isso fez com que eu vislumbrasse um futuro promissor no estudo e aplicação dos metais”, conta.

De funcionário de grandes indústrias do país a dono do próprio negócio, Gustavo presta consultoria na área metalmecânica, em diferentes segmentos industriais: fundições de alumínio, aço e ferro, indústria automobilística, mineração, óleo e gás, indústria química, odontológica, médico-hospitalar e aeroespacial.

“Com conhecimento em ferros fundidos, aços e tratamentos térmicos pude contribuir para o crescimento da indústria catarinense e brasileira”, diz o engenheiro metalurgista, a quem os estudos abriram uma gama de possibilidades nas áreas de aplicação, engenharia e comercial.

Para a carreira de Heloise, ele deseja o mesmo sucesso e dá todo o apoio necessário. No primeiro dia de aula da jovem na Escola Técnica Tupy, em fevereiro deste ano, Gustavo estava lá. E estará na formatura também.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version