SEGS Portal Nacional

Demais

Projeto Reconecte beneficiará mais 855 famílias brasileiras

  • Quinta, 14 Abril 2022 15:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MDH
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Novas adesões à iniciativa do Governo Federal abrangem 10 municípios de São Paulo (SP), Piauí (PI), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS) e Paraíba (PB)

Projeto Reconecte beneficiará mais 855 famílias brasileiras

A secretária nacional da Família do MMFDH, Angela Gandra, formalizou a parceria com os gestores municipais durante solenidade virtual, nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias. Essa é a proposta do Projeto Reconecte, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que estará em mais 10 municípios a partir desta segunda-feira (11). Com as novas adesões, serão contempladas cerca de 855 famílias de Florínea (SP), Charqueada (SP), Padre Marcos (PI), Carambeí (PR), Porto União (SC), Campestre (MG), Igarapé (MG), Tupanciretã (RS), Mogeiro (PB) e Gurinhém (PB).

Durante a cerimônia virtual de assinatura dos acordos de cooperação técnica que irão iniciar a implementação da iniciativa, a titular da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), Angela Gandra, ressaltou que a tecnologia precisa ser utilizada para fortalecer os vínculos familiares e aproximar os membros da família, ao invés de afastá-los.

“O olho no olho continua fazendo a diferença na relação conjugal e também no relacionamento entre pais e filhos. Atualmente, vemos filhos que não soltam o celular, pais que não dão atenção às crianças, problemas de saúde e familiares devido à dependência tecnológica, aumento dos crimes cibernéticos. O Reconecte vem com o intuito de enfrentar esses problemas”, afirmou.

“Precisamos nos reconectar com a família, a sociedade e com nós mesmos. Que o mundo real possa ser trazido de volta. Que pequenas ações sejam feitas, como não pegar o celular na hora do jantar. São coisas assim, pequenas, que podem fazer a diferença. Nós temos que ter o controle da tecnologia e não deixar que ela nos controle”, completou a secretária.

O prefeito de Mogeiro (PB), Antonio Ferreira, citou a importância das famílias estarem atentas para proteger as crianças e adolescentes de crimes como a pedofilia em ambientes cibernéticos.

“Com a globalização e a conectividade, o mundo está no celular. Mas, por meio das ferramentas digitais, nós também podemos combater práticas criminosas e chegar às famílias. Precisamos pensar na melhor forma de fazer isso e como utilizar a conectividade em nosso favor. Por isso nós abraçamos o Projeto Reconecte e vamos levar essas ações às famílias”, disse.

Participaram do evento os prefeitos de Tupaciretã (RS), Gustavo Terra; de Carambeí (PR), Elisângela Pedroso; de Campestre (MG), Antonio Franco; de Porto União (SC), Eliseu Mibach; de Gurinhém (PB), Tarcísio de Paiva; e de Igarapé (MG), Arnaldo Chaves, e outras autoridades municipais.

Resultados

No evento, gestores da SNF/MMFDH anunciaram que os resultados gerais e efeitos práticos observados nas famílias que já participaram das oficinas do Projeto Reconecte serão apresentados no seminário “A Família e as Tecnologias Digitais”. O evento está previsto para acontecer no dia 13 de maio de 2022 em alusão ao Dia Internacional da Família.

Reconecte

O Projeto Reconecte visa a fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias, além do acesso ao conhecimento científico sobre a utilização de recursos tecnológicos de maneira adequada. Por meio da ação, são abordados aspectos sociais, educacionais e de saúde física e psíquica que promovam reeducação tecnológica e fortalecimento de relações sociais reais.

No total, 17 municípios e os estados de Santa Catarina e Paraná já aderiram ao Reconecte. Outros 27 municípios estão em tratativas. A previsão é que mais de 8,3 mil famílias sejam alcançadas até o fim de 2022.

Entre os objetivos específicos, constam esclarecer a respeito dos impactos do uso inadequado da tecnologia nas relações familiares; promover uma conscientização sobre a utilização dos recursos tecnológicos de maneira inteligente; iniciar um debate nos mais diversos segmentos sociais sobre o papel da tecnologia nas relações humanas; e despertar nas pessoas um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso de recursos tecnológicos de forma inteligente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Dez 16, 2025 Demais

Novas regras: entenda como será a saidinha de final de…

Dez 16, 2025 Demais

O que faz o hóspede voltar?

Dez 16, 2025 Demais

Férias elevam risco de acidentes com crianças e…

Dez 16, 2025 Demais

CatLife chega como o primeiro plano de saúde pet do…

Dez 16, 2025 Demais

A Magia do Natal Começa na limpeza da Casa

Dez 16, 2025 Demais

Experiências rápidas e aulas avulsas para quem quer…

Dez 16, 2025 Demais

A importância do projeto hidráulico bem executado nas…

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version