SEGS Portal Nacional

Demais

Reclamações sobre serviços de telecom registram queda de mais de 26% em fevereiro

  • Quarta, 13 Abril 2022 09:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Conexis
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

No mês de fevereiro foram registradas 148.273 queixas na Anatel, 52.762 a menos que em fevereiro de 2021.

O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 26,2% em fevereiro, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês de fevereiro foram registradas 148.273 queixas de usuários de serviços de telecom, 52.762 reclamações a menos que as registradas em fevereiro de 2022.

As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado. Em todo o ano de 2021, elas caíram quase 25%.

A queda nas reclamações reflete ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos para melhorar a relação com o consumidor.

“É claro que a prestação de qualquer tipo de serviço está sujeita a problemas, mas desde o começo do ano passado as quedas nas reclamações mostram os avanços e o respeito do setor na relação com os consumidores. Dados da plataforma Consumidor.gov mostraram que, em 2021, as empresas de telecomunicações apresentaram o maior índice de resolução de problemas, solucionando 89,3% das reclamações registradas no site”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Ferrari destacou ainda que a queda das reclamações tem ligação com a adoção de medidas de autorregulação do setor, como a criação da Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Outras medidas adotadas dentro da autorregulação de telecom tratam da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.

Essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da Anatel apontaram uma redução de 26% no número de reclamações relacionadas à cobrança – assunto mais reclamado -, uma queda de 17.999 queixas em fevereiro de 2022, na comparação com fevereiro de 2021.

As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 queixas. Os dados refletem os altos investimentos feitos pelo setor, que têm ultrapassado os R$ 30 bilhões por ano.

Serviços

Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços. A maior queda nas reclamações foi sobre a TV por assinatura, 33,4%, passando de 15.324 em fevereiro de 2021 para 10.212 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 27,2% e dos usuários de telefonia móvel 18,9%.

Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version