Unipar Cubatão comemora aniversário nesta semana
Com uma história de parceria em prol do desenvolvimento local, a fábrica da Unipar localizada no Polo Petroquímico de Cubatão comemora aniversário em 12 de abril
A Unipar -- líder na produção de cloro e soda, e uma das maiores na produção de PVC, na América do Sul -- comemora 58 anos de parceria com a cidade de Cubatão por meio da geração de centenas de empregos diretos e indiretos, a preservação do meio ambiente com os projetos de manutenção da fauna silvestre e da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 7 mil metros quadrados, e o desenvolvimento de diversas iniciativas sociais.
Para apoiar esses projetos e debater as necessidades da comunidade local, um Conselho Comunitário Consultivo (CCC) foi criado em 2004 e hoje conta com 34 membros voluntários -- moradores e profissionais que atuam no município - que constroem, em parceria com a Unipar, uma agenda de ações em benefício da população de Cubatão. Até o momento, o CCC da Unipar Cubatão já executou 13 projetos com mais de 15 mil pessoas impactadas. Dentre as ações organizadas pelo CCC estão treinamentos de segurança, concursos e projetos de educação ambiental, ações solidárias e rodas de conversa com a comunidade.
Além das atividades executadas pelo CCC, a Unipar realiza diversas outras ações sociais. Exemplo disso é a doação mensal de hipoclorito de sódio à Prefeitura de Cubatão para o tratamento das piscinas públicas dos centros esportivos municipais.
A proximidade com as comunidades locais está no DNA da Unipar. Prova disso é que, desde 1985, a unidade de Cubatão conta com o programa Fábrica Aberta, que já recebeu mais de 120 mil pessoas. “Durante a visitação, apresentamos com transparência o que fazemos e como fazemos, e demonstramos para os visitantes a integração entre indústria e meio ambiente”, conta Suzana Santos, head de Comunicação da Unipar.
Entre 2020 e 2021, a empresa investiu com recursos próprios e incentivados mais de R$ 1 milhão em projetos culturais, esportivos e de educação na cidade, patrocinando um total de 10 iniciativas no munícipio. Além disso, ações do CCC e de iniciativa própria impactaram somente em 2021 cerca de 5 mil pessoas com a doação de mais de 800 cestas básicas e 1.400 agasalhos.
Ações similares irão garantir, também em 2022, a continuidade dessa parceria da companhia com a cidade de Cubatão, como o patrocínio aos projetos Programa Cubatão Sinfonia, Coral Canto Mágico, Redescobrindo o Prazer de Viver, Mempodera e Bom de Bola, Bom na Escola.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC, insumos que formam a base de todas as indústrias. Referência do setor petroquímico, a companhia tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão). A produção de tais insumos é fundamental para diversos segmentos econômicos, como a indústria têxtil, de papel e celulose, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas, remédios, materiais hospitalares e a construção civil. Além disso, tem papel essencial no tratamento da água consumida por milhões de pessoas.
Com foco em sustentabilidade, equipe e cultura, excelência operacional, crescimento sustentável e competitividade, a Unipar é uma das petroquímicas que se destaca na produção de insumos primordiais para o tratamento de água, efluentes e saneamento, e conta com cerca de 1.400 colaboradores diretos em seus escritórios e plantas industriais localizadas em Cubatão (SP) e Santo André (SP), no Brasil, e Bahía Blanca, na Argentina. Além disso, está presente na Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais nos projetos de construção e operação de parques solares e eólicos, em parceria com as empresas de energia AES Brasil e Atlas Renewable Energy, contribuindo também com a geração de novos postos de trabalho nessas localidades.
Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de projetos e ações relacionados à sustentabilidade, que geram desenvolvimento humano no entorno de suas unidades e em outras localidades no Brasil e na Argentina.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>