SEGS Portal Nacional

Demais

Condomínios x segurança: portaria deve ser cada vez mais aprimorada

  • Terça, 12 Abril 2022 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Fagnani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Grupo Graiche fala sobre o uso da clausura e a implantação da Portaria 4.0

Casos de assaltos à moradores ou visitantes ao chegarem a condomínios têm sido registrados com frequência. Uma prática que vem sendo comum é a de criminosos disfarçados de entregadores de comida, que rondam as proximidades de prédio à espera das vítimas.

A frenética movimentação nas portarias – seja em função de entregas de todo o tipo, que cresceram ainda mais na pandemia, seja pelas visitas, agora mais flexíveis com o desaceleramento da Covid-19, exige maior preparo do serviço para garantir a segurança em meio a tanto entra e sai.

Um ponto que precisa de otimização em seu uso é o sistema de clausura, no qual há duas barreiras, geralmente constituído por dois portões. “A clausura é feita para o morador ou visitante esperar dentro dela, ela tem que ser aberta para a pessoa não ficar do lado de fora esperando a liberação para a entrada. A pessoa estando dentro da clausura, aí sim o porteiro inicia o procedimento para a liberação da entrada no condomínio”, explica Luciana Graiche, vice-presidente do Grupo Graiche, empresa que administra mais de 800 condomínios, com 110 mil unidades de apartamentos e 5.100 funcionários.

Assim que o visitante é autorizado a entrar ou um morador chega ao condomínio, tanto no caso da garagem quando na entrada de pedestres, os primeiros portões são abertos e fechados na sequência, enclausurando a pessoa ou o automóvel até que o segundo portão seja aberto. O mesmo procedimento acontece no momento da saída do condomínio.

Luciana lembra que muitas pessoas não sabem, mas uma das principais funções da clausura em condomínios é identificar cada indivíduo separadamente, seja morador ou visitante, diminuindo os riscos de assaltos e ações com reféns. Para que esse objetivo seja cumprido, ela ressalta a importância do treinamento do profissional, para que ele aja de maneira mais assertiva para garantir a segurança. “Se o uso da clausura fosse frequente, não aconteceriam tantos casos como os vários que são noticiados diariamente”, salienta.

Na questão das entregas, uma ação importante destacada por Luciana é que não se deve permitir que o entregador espere dentro da clausura. “Se a portaria tem passa-volumes, o entregador deve ficar do lado de fora. Se não possui, deverá entrar somente quando o morador já estiver na clausura e o portão interno do condomínio estiver fechado”, orienta.

Já na garagem, carros de visitantes devem entrar apenas com o motorista dentro do veículo e passageiros devem entrar pela portaria.

Portaria 4.0

A vice-presidente do Grupo Graiche avalia que, diante da realidade atual, com aumento de fluxo de visitantes e prestadores de serviços, além de maior volume de entregas de apps de delivery e compras on-line, o condomínio precisa atuar com procedimentos atualizados com as novas tendências de mobilidade, uso do espaço social e demandas do morador. “Chamamos essa nova forma de lidar com o acesso ao condomínio de Portaria 4.0, que envolve a reorganização da portaria, com treinamento humano, aliado à tecnologia”, explica.

A metodologia dessa nova portaria para o condomínio foca na integração – condomínio, portaria e morador; capacitação dos funcionários, com treinamento periódico e constante; tecnologia (sistema, app e site) e planejamento, que irá variar de acordo com a especificidade de cada condomínio.

“Com procedimentos bem estabelecidos e respeitados, cria-se uma cultura de atenção, de observação e de parametrização no condomínio”, pontua. “Mas, para ter efetividade, tanto a equipe operacional do condomínio quanto os moradores precisam conhecer e entender os procedimentos como parte do dia a dia e, aí, é fundamental a participação da administradora de condomínio, que ajudará a definir os procedimentos na portaria e cristalizar a cultura de respeito às normas com o mínimo de impacto aos costumes do condomínio”, completa.

Para inserir esses procedimentos, Luciana ressalta a importância de se buscar auxílio especializado e investir em treinamento e campanhas efetivas de conscientização. “Aliando isso tudo à tecnologia de uma portaria do futuro, condomínios de qualquer tamanho ou porte poderão contar com mais organização e, consequentemente, melhorar a segurança para seus moradores”, conclui.

GRUPO GRAICHE

O Grupo Graiche atua há 48 anos nos segmentos de administração condominial, administração de bens imóveis e na intermediação de locação e venda de imóveis. Hoje, a empresa administra mais de 800 condomínios, com 110 mil unidades de apartamentos e 5.100 funcionários.

Com métodos sempre inovadores, eficientes e transparentes na aplicação de recursos, é uma das mais bem-conceituadas empresas do ramo no Brasil, premiada Master Imobiliário. Em constante expansão, seu núcleo de funcionários reúne advogados, economistas, administradores de empresas, contadores, arquitetos e psicólogos. Muitos de seus clientes fazem parte da carteira do grupo há mais de trinta anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version