Meninas escritoras retratam universo feminino em livros
Histórias criadas por escritoras mirins no negócio social Estante Mágica refletem o cotidiano e questões sociais vivenciadas por mulheres e meninas
Mulheres são, desde sempre, fontes inspiração para a poesia, a música, a literatura e as artes em geral. Pois elas também são estímulo para meninas escritoras participantes do projeto Estante Mágica, negócio social que já transformou em livro a história de mais de 1,5 milhão de crianças em oito países. As histórias criadas pelas escritoras mirins reproduzem o dia a dia em família, na escola, retratam observações sob a ótica infantil e refletem sobre questões sociais, como o racismo.
Este, por sinal, foi o tema escolhido por Maria Eduarda Ramos dos Santos, de 8 anos, no livro “O Racismo”, de 2020. Nele, a jovem com então 7 anos, do Rio de Janeiro, reproduz uma experiência de racismo vivenciada na própria família. A exemplo de Maria Eduarda, outras jovens escritoras valem-se de personagens femininas marcantes. As obras são lançadas em escolas em todo o País e contam com ilustrações das próprias autoras.
O protagonismo e a escrita são práticas que fazem parte da vida de todos, desde a primeira infância. No entanto, os desafios para desenvolver essas habilidades são muitos, sobretudo, em países com carência de recursos e possibilidades limitadas. Nesse sentido, a influência feminina na vida das crianças - e consequentemente nas histórias dos participantes do projeto - é recorrente. “Mães, professoras, tias, irmãs, são muito presentes nas relações familiares e elas acabam retratadas nos livros infantis”, comenta Pedro Concy, CEO da Estante Mágica.
A ideia de viabilizar a produção de livros feitos por alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, veio a partir da constatação de que apenas incentivar a leitura não basta para boa parte dos alunos. Por isso, a empresa criou a dinâmica de transformar crianças em autores, com o objetivo de gerar ainda mais interesse pelo mundo literário, além de incentivar a criatividade e o protagonismo.
Além do projeto gratuito que transforma alunos em autores, a empresa conta com um site, blog e redes sociais que trazem ferramentas que auxiliam os docentes no dia a dia, por meio de diversas atividades: como lives, workshops e sugestões de conteúdo para trabalhar com as crianças.
Sobre a Estante Mágica
A Estante Mágica é um negócio social que acredita na educação para transformar o mundo. A empresa oferece novas formas de estimular a criatividade e a autonomia das crianças, tornando-as protagonistas de suas próprias histórias e games. Durante as parcerias com escolas públicas e privadas mais 1,5 milhão de alunos de oito países já escreveram e ilustraram seus próprios livros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>