SEGS Portal Nacional

Demais

FEICON 2022 registra recordes e aquece negócios na construção civil

  • Sexta, 08 Abril 2022 08:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Segs.com.br
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com mais de 80 mil visitantes, maior evento do setor na América Latina destacou as transformações que estão remodelando o mercado e as tendências para os próximos anos

Varejistas, atacadistas e distribuidores de materiais de construção, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais da construção civil puderam conferir as transformações que estão modernizando toda a cadeia construtiva na FEICON, que conectou especialistas, empresas e soluções para promover uma jornada completa de negócios, relacionamento e atualização.

Realizada entre os dias 29 de março e 01 de abril, no pavilhão do São Paulo Expo, a 26 ª edição da feira abriu o calendário dos eventos de negócios do setor no Brasil, com grande adesão do público e interesse do mercado nas oportunidades apresentadas, que possibilitarão projetos cada vez mais eficientes, sustentáveis e econômicos.

NÚMEROS RECORDES NA EDIÇÃO 2022

O evento recebeu mais de 80 mil visitantes, que puderam acompanhar as novidades exibidas por mais de 700 marcas e participar de experiências que contemplavam diversos temas da cadeia da construção e revenda de materiais. A programação de mais de 45 horas de conteúdo, contou com palestras de 88 speakers, incluindo especialistas, pesquisadores, gestores e representantes de grandes players do setor. A FEICON também alcançou feito inédito com relação à geração de leads, ao ser o evento que resultou em maior número de contatos para seus expositores entre todos os realizados pela RX (empresa organizadora e promotora da feira) no mundo.

CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS E EXPERIÊNCIAS

A grade de palestras foi segmentada para atender aos diferentes interesses do público e traçar um panorama completo do atual cenário da construção civil, voltando-se principalmente à inovação, negócios e relacionamento, incluindo tendências como a indústria 4.0.

Realizado em parceria com a Inovatech Engenharia, o Núcleo de Conteúdo - Construção teve como foco novas tecnologias e sustentabilidade em palestras como: “Metaverso e digital twins na construção civil”, “Digitalização em novos negócios”, “ESG no canteiro de obras”, Soluções para projetos modulares”, o “BIM e o ‘I’ da questão”. A Inovatech também foi responsável pela ROTA DE SUSTENTABILIDADE, atração promovida em conjunto com a FEICON, que apresentou soluções e produtos que atendem critérios socioambientais avaliados pela Fundação Vanzolini. A jornada destacou 15 soluções comprovadamente sustentáveis, que vão desde janelas antirruídos garantindo conforto térmico às mantas e pisos feitos de borracha reciclada.

Com curadoria do SINCOMAVI e da Grau 10 Editora, o Núcleo de Conteúdo – Atacado, Varejo e Distribuição promoveu apresentações que tiveram estratégias de mercado e a importância das lojas físicas e virtuais como temáticas, além de soluções em logística para facilitar a rotina de quem trabalha no comércio, como: “ A confiança como elemento chave na transformação digital”, “Logística Reversa – o papel da indústria, comércio e seus clientes”, Employer Branding + Pandemia + Digitalização” e “Exposição criativa – importantes iniciativas para atrair o consumidor”, entre outras.

Já a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO) foi responsável, junto com a WE Business Experience, pelo Encontro VMC - o varejo em ação com apresentações como “O empoderamento digital do vendedor de loja”, “O que irá influenciar o brasileiro em 2022 e “Meet The CEO – líderes de empresas falam sobre as perspectivas e oportunidades do setor”, por exemplo. Além disso, durante este encontro, ocorreu o 4º Fórum de Mulheres no Matcon, que divulgou a pesquisa inédita “Mulheres da Construção Desafios e Oportunidades”, realizada entre os dias 7 e 18 de março, e destacou a ampliação da atuação feminina na área, onde 78% das entrevistadas relataram mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

A 16ª edição do Simpósio SINCOMAVI, com curadoria do próprio sindicato em parceria com a FEICON, trouxe temas importantes para a cadeia produtiva incluindo “A centricidade do consumidor”, “O futuro da loja física: o fortalecimento do ponto de venda e suas transformações”, entre outras. O evento teve lotação extra, superando em 47% a previsão inicial de público.

Ampliando a jornada de experiências, a tradicional CASA CERÂMICA foi uma das atrações que mais chamaram a atenção do público ao disponibilizar no pavilhão uma residência de 45 m², padrão dos conjuntos habitacionais, com alvenaria estrutural inteligente, sustentável e de baixo custo. O espaço contou com recursos de realidades aumentada e virtual para garantir uma experiência imersiva.

NEGÓCIOS

Os números de fechamento mostraram que o evento favoreceu os negócios. A FEICON foi o primeiro evento de apresentação do ANAMACO Bank - banco digital, idealizado pela parceria da Anamaco com a Fortune One Group, grupo de empresas que compõem fundos nacionais e internacionais, para estimular os associados e parceiros dos lojistas de materiais da construção e contabilizou R$ 100 milhões em operações de crédito nos quatro dias de feira

A JUNTOS SOMOS MAIS, startup de relacionamento do mercado da construção civil, disponibilizou R$ 3 milhões para negociar processos de desenvolvimento das lojas em ambiente virtual. Já expositores como IFC/COBRECOM e SEGURIMAX e outros, superaram as metas projetadas para a feira no segundo e terceiro dia do evento, respectivamente. A MAKITA, um dos estandes mais concorridos, promoveu experiências de equipamentos usados nos canteiros de obras, na agricultura e jardinagem e disponibilizou um espaço para capacitação profissional com certificação, realizando 32 sessões de treinamentos em espaço com capacidade para 26 pessoas por aula e registrou, no geral, 95% de ocupação. O resultado das ações foi a superação da meta projetada para o evento em mais de 90%.

DEPOIMENTOS

Expositores

Para Paulo Alessandro Delgado, gerente de marketing da IFC/COBRECOM, a 26ª edição da FEICON, mostrou que o público está mais interessado em inovações. "Nós da IFC/COBRECOM estamos bastante satisfeitos com os resultados. Ficamos impressionados com a grande presença de público nos quatro dias e notamos que os visitantes estão cada vez mais focados e qualificados. Outro ponto forte foi que recebemos a maciça visitação de nossos clientes e fizemos a prospecção de novas relações comerciais. Com isso, projetamos realizar bons negócios nos próximos meses."

Diretor comercial da SEGURIMAX, Regenildo Bessoni, ressaltou que o mês de março foi estratégico, o que resultou em aumento da receita. “Tivemos faturamento recorde na história da empresa, superando em22% o mês defevereiro deste ano”, revela o executivo. Números conquistados durante o terceiro dia da FEICON, que motivaram uma comemoração de todas as regionais nos canais digitais da companhia.

Coordenadora de marketing da MAKITA, Jussara Salles, conta que a estratégia da empresa foi aliar exposição com experimentação. “Para todo lançamento, fizemos um dispositivo para que o consumidor que viesse até a feira pudesse conhecê-lo na prática. E a gente também traz para o estande a nossa lojinha com a grife MAKITA, com blusa, bota, boné, entre outros artigos. De todas as edições da FEICON que fizemos, essa foi a que mais vendemos. Foram mais de 200 produtos diversificados que nós comercializamos. Além disso, registramos pré-pedidos de revendedores de todos os nossos lançamentos dos últimos seis meses”.

Público

Aproveitando para conhecer as novidades do mercado, desenvolver parcerias e adquirir produtos e ferramentas para a empresa, Werley Machado de Oliveira, sócio da Tecnova Empreendimentos, veio de Uberlândia (MG) para a feira. “Meu principal objetivo foi fechar negócios, conhecer novas tecnologias e processos, e, a feira atendeu todas as minhas expectativas. Fiz contatos e fechei alguns orçamentos junto com a minha equipe”.

Visitando pela primeira vez a FEICON, a universitária Júlia Alves, destacou também o ambiente de aprendizado que o evento proporciona. “Tem todo tipo de estande, dos menores aos maiores representantes do mercado. Tem muita diversidade de material e muita coisa nova para aprender e para ver. Fiquei muito surpresa quando cheguei aqui, porque vim com uma expectativa e ao entrar na feira, ela triplicou”.

Realizadores

De acordo com Geraldo Defalco, presidente da ANAMACO "não há outro adjetivo senão afirmar que a FEICON é, de fato, a maior feira de construção e arquitetura da América Latina. Pudemos ter a exata dimensão acerca desse cenário ao recebermos a visita de todos os presidentes de ACOMACS, associações regionais ligadas à ANAMACO, além da presença recorde de visitantes parceiros de vários pontos do país. O ANAMACO Bank tem sido um sucesso e nas próximas semanas iremos intensificar o trabalho de campo com força total em nível nacional, muito em decorrência da participação na feira".

Além do patrocínio da JUNTOS SOMOS MAIS e da parceria com a ANAMACO e SINCOMAVI, o evento também contou com o apoio institucional da Inovatech Engenharia, da Associação Brasileira de Materiais de Construção (ABRAMAT) e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

Gerente da FEICON, Lucia Mourad, destaca a presença de público de diferentes regiões do País, mostrando que a construção civil tem impactado positivamente todos os estados. “Desde que abrimos o credenciamento, percebemos que haveria uma grande participação porque o mercado está bastante aquecido e pela organização de caravanas. Nós temos um programa, o Missões Empresariais, que subsidia a vinda de lojistas e distribuidores de outras regiões e tivemos uma adesão muito representativa. Mesmo acompanhando os números de credenciados, que se mantiveram acima das nossas metas desde o início, ainda assim, essa edição superou nossas expectativas”.

Mayra Nardy, Diretora do Portfólio de Construção da RX, acrescenta que “o mercado inovou e muitas tecnologias foram desenvolvidas durante a pandemia, mas sem grandes divulgações. Um número interessante de empresas escolheu a FEICON para promover seus lançamentos, já com a expectativa de realizar negócios. Com certeza o mercado colherá os frutos de todas essas ações ao longo do ano”.

A organização divulgou resultado parcial da pesquisa que aponta aumento de 9 pontos percentuais no índice de satisfação dos expositores em relação à edição de 2019, com recorde de 92% dos participantes apontando a categoria extremamente satisfeitos na avaliação da feira. Além disso, o crescimento de 21% no índice lealdade dos expositores já é percebido pelo alto número de solicitações de renovações contratuais para o próximo evento, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril de 2023, também no São Paulo Expo.

Pelo site www.feicon.com.br o público acompanha as novidades do evento e do mercado, e poderá aproveitar toda a programação de conteúdo da feira de 2022, que foi gravada e estará disponível on demand e gratuitamente na plataforma FEICONNECT, nos próximos dias. Para acesso, basta se cadastrar no site.

Sobre a FEICON

Com 26 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br .

Sobre a RX

A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version