SEGS Portal Nacional

Demais

Quem viver verá! -  Combustíveis alternativos e futuro do transporte rumo ao zero emissões

  • Terça, 05 Abril 2022 11:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yago Novaes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Há várias bifurcações possíveis para se chegar a um destino mais limpo e renovável. O mercado de combustível alternativo já é uma realidade e a Simone Cotrufo França da Carcon Automotive listou alguns deles que valem a pena acompanhar de perto. Confira:

Biodiesel

Combustível já consagrado no mercado. Ele pode ser utilizado na sua forma pura ou misturada para alimentar os veículos que utilizam o diesel como combustível. A mistura do Biodiesel no Diesel atualmente é de 10%. É produzido a partir do processo químico de transesterificação de gorduras vegetais OU animais. Por ser isento de enxofre ajuda a reduzir a emissão de poluentes. O biodiesel, quando comparado ao óleo diesel mineral, é capaz de reduzir a emissão de Carbono (CO), além de reduzir a emissão de outros gases poluentes e agressivos à saúde.

Biometano

Semelhante ao GNV (gás natural veicular) o biometano é obtido através do tratamento do biogás, onde são retirados compostos que não contribuem para a combustão. É um combustível que pode ser misturado ou substituir o GNV em motores ciclo Otto a gás. Biogás é um gás originário a partir da digestão anaeróbia (sem oxigênio) de matéria orgânica (resíduos sólidos urbanos, material orgânico e esgoto doméstico). Reduz a emissão de CO2 e o seu processo de fabricação tem baixo custo. A Carcon tem um artigo sobre o tema no link https://lnkd.in/djbutNqY

Bioetanol

Diferentemente do etanol que é produzido através de composições fósseis, o bioetanol é produzido a partir de matéria prima vegetal. No caso, no Brasil o uso da cana de açúcar é a principal fonte de obtenção desse combustível. Atualmente, o bioetanol é o único combustível líquido prontamente disponível para ser utilizado na substituição parcial da gasolina e vem sendo testado e utilizado para abastecer baterias de carros elétricos.

Gás Natural (GNV)

Apesar de sua origem ser fóssil, ele polui menos que o diesel. Atualmente é possível ver tanto veículos de passeio como veículos de carga movidos à GNV. É considerado um combustível mais limpo e econômico.

Energia elétrica/Baterias

Uma das mais badaladas alternativas aos veículos movidos a combustíveis fósseis, os veículos elétricos são a grande opção que vem sendo utilizada pelas montadoras. Veículos leves podem ser encontrados nas concessionárias do país, e infraestruturas estão sendo instaladas para otimizar o uso dessa tecnologia. Já, quanto a veículos pesados, é possível acompanhar o crescimento de caminhões tipo VUC que utilizam bateria, além dos ônibus (como os trólebus) e os retrofitados (veículos a combustão transformados em elétricos). Para caminhões estradeiros, os estudos já estão avançados, e na Europa ou EUA algumas empresas já fazem uso dos caminhões elétricos. Esses veículos são emissão zero e ainda resultam em uma redução significativa de manutenção.

HVO - Óleo Vegetal Hidrogenado ou Diesel Verde

O HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) trata-se de um combustível Drop-in, ou seja, é totalmente compatível ao Diesel, podendo substitui-lo sem adaptações de motores ou infraestrutura de abastecimento. Ele é obtido a partir da hidrogenação de óleos (como soja, mamona, girassol etc) ou gordura animal (esses insumos podem ser usados separadamente ou misturados). Este produto é um combustível livre de enxofre e aromáticos e tem um valor elevado de índice de cetano. A CARCON detalhou o tema em outro artigo. Click no link e aprofunde-se no assunto: https://lnkd.in/daCgx6iJ

Hidrogênio

O hidrogênio é um dos grandes candidatos a protagonista para um futuro neutro em carbono. Ele pode ser produzido diretamente a partir da água por eletrólise (a eletrólise é um processo químico não espontâneo que ocorre pelo fornecimento de energia elétrica por meio de uma fonte geradora), mas quase todo o hidrogênio atualmente em uso é gerado a partir da reforma a vapor do metano ou da gaseificação do carvão o que demanda muita energia, gerando emissões de carbono. Entretanto, para que o hidrogênio se torne o protagonista ainda precisará superar grandes problemas técnicos em torno de sua produção, distribuição e armazenamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version